Resenha: A Ira de Nasi - Mauro Beting / Alexandre Petillo, Editora Belas Letras

Informações do livro:
Título: A Ira de Nasi
Autor: Mauro Beting / Alexandre Petillo
Editora: Belas Letras
Páginas: 320
SKOOB 



Sinopse: Nasi não nasceu para ser santo. Nasceu para ser a voz de um pecado capital. Quando foi fundo ele acabou indo além do permitido e recomendado. E, na volta, trouxe com ele tudo que o dragou – do melhor e do pior. Nas travessias ao céu e nas travessuras abaixo do inferno das drogas quími¬cas e das porcarias das pessoas físicas e jurídicas que experimentou o ex-vocalista do Ira! se tornou homem com todas as letras. Desde as bem feitas e de boa métrica até as mal faladas e malditas. Você ficará vermelho de raiva e de paixão com a história de um dos roqueiros mais polêmicos do Brasil, com tantas tretas que fizeram da vida de Marcos Valadão, este Wolverine brasileiro contraditório e solitário, coisa de ficção, de horror, de comédia e de drama, mas também de muito amor.




Resenha: A Ira de Nasi conta toda a trajetória do ex-vocalista do grupo Ira: Marcos Valadão Rodolfo, mais conhecido como Nasi, de acordo com o ponto de vista, convivência e pesquisa de dois autores: Mauro Beting e Alexandre Petillo.


“(...) Vocalista do Ira sem exclamação, com exclamação. Tanto fez. Banda que hoje é um ponto de interrogação, ou apenas reticências reverentes.” Pg.05



Primeiramente quero elogiar todos os títulos dos capítulos, achei muito originais e condizentes com a história. Além disso, pelo meu ponto de vista, nos fazem refletir direta ou indiretamente. Confira alguns títulos e veja se eu não tenho razão: “Eu vou tentar” “Eu quero sempre mais, eu espero sempre mais” e “Eu procuro acordar e perseguir meus sonhos”. Também achei linda a história do reencontro com seu grande amor.


Vale destacar também as fotos que incrementam o visual do livro: fotos de Nasi recém nascido, dando os primeiros passos, o primeiro aniversário, primeira praia com os primos, primeira comunhão – essas e outras de arquivo pessoal. Também somos apresentados a fotos de boletins, shows diversos, produções e gravações de clipes, entre outras. Enfim, são muitas fotos que aproximam cada vez mais o leitor para a trama.

Marcos nasceu às 16h45 de 23 de janeiro de 1962. Desde cedo, já sabia o que fazia, pois era determinado e persistente. Conhecemos um pouco sobre sua vida sentimental, a relação com os filhos e amigos em geral, sua religião tão discutida, drogas, repertórios e principalmente a respeito do grupo Ira!. O mais legal é poder ver depoimentos do próprio Nasi, assim como outros convidados, como: Rick Bonadio, Dino Nascimento, Alex Antunes, Ricardo Gaspa, Richard David Cout – mais conhecido como Ritchie, entre outros. Achei muito interessante que a banda começou a se formar e identificar os integrantes de acordo com amizades sinceras e pela simples identidade musical.



“Ele tinha sede de conhecimento e fome de música.” Pg 28



Segundo ele, o apelido nasceu devido a tanta bagunça e encrenca em que se metia. Com a série Holocausto passando na TV Globo, e mostrando os horrores da doutrina nazista, diante de suas atitudes recebeu o apelido Nazi com “z.” Só então quando começou a se tornar mais conhecido na banda, mudou a grafia para Nasi, com “s”. O livro nos apresenta cenas inusitadas, comoventes e até engraçadas, como por exemplo:


Com muita descrição, conseguimos viajar detalhadamente através do tempo e da história desse personagem. Confesso que nunca fui muito familiarizada com a banda, mas ao final da minha leitura tive a estranha sensação de estar ligada a história deles, como se eu fosse uma fã de décadas, e apesar de não ser, me proporcionou uma nova visão e com certeza comecei a admirá-lo. Recomendo essa leitura para você que é fã, à um simples admirador ou à alguém que apenas quer conhecer essa história empolgante, acolhedora e muito empolgante.



“(...) Mesmo depois de tanto tempo de palco, ele tem um tesão de fazer música que é enorme, faz cada show como se fosse o primeiro, e isso mostra quem é o Nasi. Faz muito. E faz bem feito.” – Vagner Garcia, Pg.263



Classificação SEL: 5/5

Comentários

Adriano Matos disse…
Comprei este livro, estou aguardando ansiosamente ! Sou fã da banda, e Nasi é um roqueiro a moda antiga, que se mete em confusões e tem grandes histórias pra contar.

Um detalhe : o título de cada capítulo é o nome (ou trecho) de uma música do Ira! ;) Engraçado que os dois últimos exemplos que você deu são da mesma música !
Unknown disse…
Olá Adriano, adorei esse detalhe, realmente não sabia. Mais m motivo para que eu tenha adorado essa livro.
Unknown disse…
o livro parece legal, mas não é um livro q eu leria
Unknown disse…
Adorei a resenha, o livro parece ser bem interessante. Gostei da parte em que podemos ver depoimentos de outras pessoas no livro também. Bjs, Tami.
Unknown disse…
Oi Fê, tudo bem? Eu confesso que não conhecia a banda, mas gosto bastante de biografias. Mesmo assim, não sei se leria, rs.
Beijos, parabéns pela resenha.
http://alanahomrich.blogspot.com.br/
Aline Coelho disse…
Gosto da banda, mas não sou muito fã de ler livros com essa temática só se eu for fã entendes???? Mas valeu pela dica e adorei sua resenha, bjos!!!
IsaSV disse…
Oi!!! Vou fazer a resenha do livro no meu canal literário e estava procurando outras opiniões por aí, e acabei encontrando seu blog! Gostei muito!!
Só um detalhe: o nome dos capítulos são todos trechos de musicas do Ira! Mais adequado, impossível!
Se tiver interesse em conhecer meu canal, passa lá: youtube: lidolendo.
Bjo da ISA!
Unknown disse…
Oi Isa, obrigada pelo comentário e visita aqui no blog :) Então, só fui saber desse detalhe dos capítulos depois que postei a resenha. Achei realmente muito bem bolado. Bjs.