Resenha: Destino - Ally Condie, Editora Suma de Letras

Informações do livro:
Título: Destino
Matched - Livro 1
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 240
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.




Resenha: Destino é um livro que sempre me chamou a atenção diante da capa parecer, ao meu ver, um tanto quanto enigmática. Esse foi o tipo de história em que eu simplesmente me entreguei sem saber nada ao seu respeito, ou seja, não li nenhum comentário ou resenha, sequer li a sinopse, só sabia que se tratava de uma distopia. 

E é certo que gosto muito de ler distopias, mas dessa vez queria ver se poderia ser surpreendida com algo inovador. E foi exatamente o que aconteceu. Destino é uma distopia totalmente diferente a que estamos acostumados a ler. Veja bem, não estou fazendo nenhuma comparação, mas só o que quero mostrar é que nesta trama o foco principal não são as criticas da sociedade ou denominações e afins, é uma narrativa que atrai o romance focado nos personagens.

Cassia Maria Reyes tem 17 anos, e está preparada para participar de seu Banquete do Par, que nada mais é que uma cerimônia onde será anunciado seu futuro par. Todos estão muitos ansiosos, pois é um grande momento na vida de uma pessoa. Logo após o jantar, é chegada a hora das escolhas, porém na vez de Cássia, algo inesperado e incomum acontece. 

A tela onde seria apresentada a imagem de seu par se apaga, e isso significa que ele está ali entre eles e ela provavelmente deve o conhecer. Para sua surpresa e alivio, seu par é Xander Thomas Carrow, seu melhor amigo. Então, seguindo o protocolo, os dois recebem o microcartão com todas as informações necessárias para se conhecer alguém, mas é claro que eles já se conhecem melhor do que ninguém.

Quando Cassia abre o seu microcartão, não vê o rosto de Xander, ela se depara com o rosto de Ky Markham. Apesar de lhe confirmarem que foi apenas um erro do sistema, a menina já começa a se sentir insegura em relação aos próprios sentimentos e tudo ao seu redor.


“Lembre-se: você tem o direito de questionar.” Pg. 57.


Cassia começar a se questionar e perceber o quanto a sociedade pode ser manipuladora. Depois que recebe um presente (poema) de seu avó, seus sentimentos se intensificam a cada dia que passa. Cassia fica mais curiosa sobre a vida de Ky e os dois se começam a se envolver. E agora ela se sente muito confusa por não saber de quem realmente gosta. E se fosse Ky realmente o seu par?

Ky é considerado uma aberração para a sociedade, mas se mostra um garoto muito sensível e aos poucos conquista o coração de Cassia. A narrativa não possui muitos diálogos, sendo que a protagonista, na maioria das vezes se vê confrontada com seus próprios pensamentos, diante de tantas incertezas.

Realmente, eu imaginava mais da história, mas o final garante uma boa continuação e a proposta do livro continua sendo muito boa e intensa. Aos poucos, os personagens irão perceber que há uma bolha ao redor e precisam lutar por sua liberdade de expressão.


“(...) nós podemos te ajudar a ter a oportunidade de decidir que vida você deseja.” Pg.235


Classificação SEL: 4/5


Comentários

Unknown disse…
Oi, adorei seu blog. Parabéns. Acho a capa desse livro tão bonita, tenho vontade de lê-lo. Sua resenha me deu mais vontade ainda de conhecer essa história. Beijos, Cleide. Sucesso!
Nathália Fanti disse…
Eu me encantei pela capa dele, um dia que fui na Nobel, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dele. Mas quando li a sua fiquei com mais vontade de compra-lo.

Beijos
http://saindodarealidadel.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Oi Flor, acho mesmo essa capa muito bonita e enigmática também. Sua resenha está show!! Parabéns. Espero um dia poder ler esse livro. Beijos, Tami ;)
Preto no Branco disse…
Oii Fê :)
Gostei bastante do blog e do visual super clean, rs. Confesso que encontrar de cara uma resenha de Destino, foi para mim um ponto super positivos, rs, pois estou querendo ler esse livro desde que o vi pela primeira vez. Minha amiga chegou a descrevê-lo como "feios + jogos vorazes", depois acabou mudando um pouco de ideia, mas a minha vontade de ler ficou, haha. A capa é realmente linda e enigmática e foi a primeira coisa que me chamou atenção em Destino. Quero ler em breve e espero gostar tanto quanto você!!
Beijo!
Tô seguindoo!!
Unknown disse…
Já imaginava que esse livro fosse bom mesmo, só tenho visto resenha positivas em relação a ele, adorei a sua resenha também Fê.
espero ler esse livro em breve ^^
beijos!

Jéssica - Strawberry de livros e filmes
Anna Constantino disse…
Nossa... Fiquei encantada com a capa desse livro, mas queria muito uma resenha que dissesse se vale a pena ou não. Sua resenha só me deu mais vontade de lê-lo!

Obrigada e beijos
Unknown disse…
Oi Anna, concerteza vale a pena ler o livro sim. Bjs
fabdosconvites disse…
Também gostei muito do livro, e agora não vejo a hora de ler a continuação da história.
Bjs, Rose.
Unknown disse…
Obrigadaa *-* Seguindo também. Bjs
Aline Coelho disse…
Que resenha legal, adorei. Estou com esse livro na minha estante a algum tempo e quero comprar logo a continuação para ler seguido, mas com sua resenha fiqui mais curiosa!!!!
------ disse…
Quando eu li pela primeira vez uma resenha de Destino fiquei maravilhada, pra ajudar logo em seguida minha amiga me fez ficar me mordendo de vontade de ler o livro, acabou que o tempo passando e eu não pude comprar e ler o livro. Mas a vontade de conhecer a estória de Cassia continua. Apesar de não ter lido, a referencia da bolha não está só na distopia não.

http://sobreimportancias.wordpress.com/
Xica Inbox disse…
Então, Fer! Até que gostei do livro, mas achei ele meio morno no quesito emoção. Achei meio fraquinho de ação, sabe, embora o enredo seja muito bacana mesmo. Também fiz minha resenha esta semana, vê se pode... hehehehehe... http://marciadenardi.blogspot.com.br/2012/10/minha-critica-de-literatura-destino.html
Unknown disse…
Oi Márcia, haha que coincidência heim??! Eu também achei que poderia ter um pouco mais de emoção e ação. Vou lá ver a sua resenha. Bjs.