Resenha: A Grande Ilusão - Sidney Nicéas, Editora Giostri

Informações do livro:
Título: A Grande Ilusão
Autor: Sidney Nicéas
Editora: Giostri
Páginas: 114



Sinopse: Uma adolescente. Um padre. Uma confissão. Uma história inacreditável para os ouvidos de uma garota. Um inesperado desfecho para um padre temente. Com uma narrativa sagaz e repleta de sensualidade, Sidney Nicéas vai fundo na alma de um padre atormentado pela sua prórpia natureza sexual, frente a frente com uma adolescente virgem decidida a tê-lo como "o primeiro" da sua vida. Existe homem santo? Surpeenda-se com "A Grande Ilusão"...




Resenha: A grande Ilusão narra de forma intensa e instigante, o quanto as pessoas são capazes de fingir sentimentos e expor suas próprias crenças, virtudes e ideias. A trama gira em torno de uma confissão que envolve o padre Hortêncio Severones, que se vê aflito e angustiado diante de uma situação muito complicada. 

Ele se vê de frente com uma adolescente virgem que esta segura a tê-lo como o primeiro homem de sua vida. Samara está decidida a perder a sua virgindade com ele, e o padre fica muito atormentado depois que ela o procura, tanto pelo desejo que está o consumindo como a culpa pelos pensamentos que lhe vem a tona e a contínua luta pela moralidade e a vontade de se manter puro e continuar cumprindo seus votos.

Com muitas reflexões e fatos envolvendo temas polêmicos – religiosos e sexuais –, o autor soube expressar a verdade diante de nossa sociedade e nos faz parar para pensar acerca desses assuntos e a sua representatividade. Já na capa podemos observar o quanto isso é evidente e vem a tona a seguinte pergunta: “Existe homem santo?”. É evidente o quanto Hortêncio se sente culpado, mas muito mais confuso e sem rumo.

“- É isso o que mais me incomoda aqui. Essa hipocrisia toda.” Pg. 80

O final é surpreendente e mesmo sendo um livro com poucas páginas, possui um enredo crítico e envolvente e nos coloca diante de verdades escondidas pela sociedade em geral.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Anônimo disse…
Essa capa super intrigante. Junta com sua resenha, pronto! Terei de ler esse livro...

Luiza Helena Vieira
Obsession Valley
Kezia Martins disse…
Não conhecia o livro.
Adorei.
Sem falar que a capa está perfeita.
Gostei bastante da história. Gosto de livros mais instigantes.
Já está na listinha de leitura :)
Beijinhos,
http://fulanaleitora.blogspot.com.br
Aline Coelho disse…
Não conhecia, mas gostei da capa e da sua resenha!!!!!
Tema bem interessante!!!!
Sidney Nicéas disse…
Grato pela resenha, Fernanda, e feliz com os comentários dos leitores. Informo que estarei em São Paulo dia 03/11 (apresentando-me no Festival Satyrianas às 23h, no Teatro Parlapatões) e dia 10/11, 11h, no Rio de Janeiro (lançando o livro na livraria cultural Arlequim). Quem puder prestigiar, será um prazer autografar os livros em ambas as ocasiões... Abraço a todos!
Gostei da resenha, a história parece muito interessante.
Quero ler esse livro!
Unknown disse…
POXA, gostei muito desse. Qual será o final? hm....
A capa é bastante sugestiva. Gostei da resenha e pretendo ler o livro.
Unknown disse…
A resenha despertou o interesse em ler.
Mallú Ferreira disse…
Adorei a resenha e o enredo da obra. Muito reflexivo. Mexe com a mente e com o corpo.