Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller, Editora Jangada

Informações do livro:                                 
Título: A Canção de Aquiles
Um Romance Histórico Baseado na Ilíada de Homero
Título original: The Song of Achilles
Autor: Madeline Miller
Editora: Jangada
Páginas: 392
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Baseada na Ilíada, esta obra é uma reconstituição da épica Guerra de Troia. O tímido príncipe Pátroclo é exilado no reino de Fítia, onde cresce à sombra do rei Peleu e de seu extraordinário filho, Aquiles. Apesar de suas diferenças, os meninos logo se tornam companheiros inseparáveis. Os laços entre eles se aprofundam à medida que se tornam adolescentes e hábeis nas artes da guerra e da medicina – para desagrado e irritação da mãe de Aquiles, Tétis, uma cruel deusa marinha que odeia os mortais. Quando se espalha a notícia de que Helena de Esparta foi raptada, os homens da Grécia, ligados por um juramento de sangue, têm de partir para invadir Troia e salvar Helena. Seduzido pela promessa de um destino glorioso, Aquiles junta-se à causa. Pátroclo, dividido entre o afeto e o temor por seu amigo, acompanha-o. Mal sabem eles que os deuses do destino os colocarão à prova como nunca antes, exigindo deles um terrível sacrifício.




Resenha: Começo essa resenha com uma indagação: Você já ouviu falar da obra “A Ilíada” de Homero? Bom, nunca cheguei a ler o livro inteiro, mas pelo que sei, se trata de um poema épico grego, onde são narrados os acontecimentos e vários conflitos que ocorreram na época da Guerra de Troia. Aquiles estava envolvido então.. realmente não sabia muita coisa sobre esse personagem. 

Na verdade, se eu o conhecia mais ou menos era pelo fato de eu sempre ter gostado de histórias mitologias, e claro, ele se encontra nesse quesito. O fato é que fiquei super empolgada com a ideia de ler algo a seu respeito, já que o que sabia sobre ele era muito superficial. Então, assim que recebi o exemplar de “A Canção de Aquiles” pela Editora Jangada, comecei a lê-lo imediatamente, pulando uma extensiva parte de minha lista de leitura. Posso garantir que valeu a pena cada segundo de leitura e com certeza este livro se tornou um grande exemplo de conhecimento, além de apresentar uma leitura super valorizada.


“Sentei-me no último lugar vazio, de ombros tensos como se me preparasse para uma luta. Em volta, os meninos se pavoneavam, tagarelando sobre uma lança e um pássaro morto na praia, sobre as corridas da primavera...Eu não os ouvia. A presença de Aquiles era como uma pedra em minha sandália, impossível de ignorar. Sua pele tinha o matiz do azeite que acaba de ser espremido, era lisa como madeira polida, sem as manchas e os arranhões que enfeavam a nossa.” Pg. 34-35


Mas vamos ao enredo: Logo de inicio, conhecemos o narrador da história – Pátroclo – um personagem que me despertou certo interesse. Acho que ele se tornou na verdade uma incógnita. Nunca ouvi falar sobre ele e resolvi pesquisar mais a seu respeito. Soube então que se trata de um personagem diversificado. 

Pesquisei bastante e pode-se resumir que ele foi de grande importância na Guerra de Tróia e seria portanto, um dos personagens centrais da Ilíada. Contam, inclusive que além de amigo, Pátroclo pôde até ter sido amante de Aquiles. Focando nesta parte, achei muito interessante o modo como a autora incluiu toda a trajetória de vida deste personagem. 

O conhecemos durante a sua infância e como ele veio a fazer parte da própria vida de Aquiles. Do nada, surge uma grande amizade entre os dois e eles acabam ficando inseparáveis, compartilhando aventuras e segredos. Outros personagens também aparecem na trama, como Páris, Agamêmnon, Helena e outros, mas acredito que o enfoque maior foi realmente de Aquiles.

É importante destacar que o foco principal desta história deu um ar glorificado aos personagens, além de transmitir uma descrição minuciosa e muito bem elaborada. Madeline Miller soube repassar aos leitores, uma digna trama de cinema, cercada de características fortes e transmitindo emoção do principio ao fim. 

A Canção de Aquiles se tornou uma leitura envolvente, por descrever uma história significativa e com tantas cenas contadas de modo acolhedor. É o tipo de história que incendeia no leitor a vontade de querer saber mais sobre os acontecimentos. É como se nos tornássemos parte de algo ou simplesmente quiséssemos desafiar as fronteiras da imaginação e descobrir o real de tudo isso. Com certeza, vale a pena conferir esta obra e tirar suas próprias conclusões a respeito de “A Canção de Aquiles”.


“Calculei, de súbito, o peso das palavras do centauro: o mundo iria dizer que a guerra era o destino para o qual nascera Aquiles. Que suas mãos e seus pés velozes tinham sido feitos para isto apenas: a ruína das poderosas muralhas de Troia. Aquiles seria lançado no meio de milhares de lanças troianas e todos aplaudiriam triunfantes suas mãos manchadas de sangue.” Pg. 121


Classificação SEL: 5/5

Comentários

Unknown disse…
amo histórias épicas
mas um que pirei quero já ler bezos
http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/
Dany disse…
Que bom que o livro é muito bom. Eu já fiquei de olho nele assim que sai é agora tenho plena certeza que preciso ler ele.
Gostei da resenha, primeira que leio do livro e espero muito em breve ler ele.
Beijos....
Luana Gleyce disse…
Envolvendo mitologia grega, já vale apena ser lido! Amei quando o vi na lista de lançamentos da Editora, sou totalmente fascinada por esse tipo de história. Que nos instiga a devorar o livro, enriquecendo nosso conhecimento sobre tais assuntos. também tenho um conhecimento superficial com relação a Aquiles, é muito bom se aprofundar mais nessa descoberta. Adorei sua resenha *--*
Elizabeth disse…
Adorei a história e sempre gostei de livros que contam sobre a mitologia grega,principalmente de Aquiles,que é o meu favorito.Vou ler assim que eu puder,lógico.
Jamilly Mayara disse…
Bom gostei muito da resenha, apesar de nunca ter lido livro desse gênero. Este livro requer conhecimento, e pra quem não sabe da História da Mitologia Grega, me parece ser um ótimo livro para poder ter conhecimento. Quero muito saber um pouco dessa história, espero ter uma oportunidade para ler.
Beijos >.<
Unknown disse…
Toda e qualquer história voltada a mitologia e épica são leituras que sou apaixonada. Não fazia idéia que A Canção de Aquiles nos levasse a pesquisar sobre os personagens importantes da Guerra de TRóia.
Ótima resenha.





Saleta de Leitura
Adoro mitologia, e esse livro em especial eu quero muitooo *-*

Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br
Ygor Renato disse…
Amei a resenha do livro, desde que eu vi a resenha no psychobooks fiquei curioso.
Preciso desse livro,
beijão
Unknown disse…
É gostoso poder fazer um a releitura de contos épicos sem precisar ler a história original (convenhamos, apesar de ótimo Ilíada não é exatamente a coisa mais fácil de se ler.)
Guerra e mitologia são temas que sempre trazem histórias interessantes e com essa não deve ser diferente.
Bjus!
Larissa Bontempi disse…
Nunca me interessei muito por mitologia, mas este livro parece ser interessante e envolvente pra começar. :)
Nadja Moreno disse…
Gosto de mitologia, e agora, lendo sua resenha, percebi que há muito não leio algo do gênero... vai ser muito bom voltar a este mundo... :)

Abraços, boas leituras!!

http://escrev-arte.blogspot.com.br

Nadja Regina
Nardonio disse…
Acho essas adaptações perigosas, pois não são todos os autores que tem o talento de contar uma história baseada em algo que já é muito conhecido. Fiquei feliz em saber que essa parada deu certo. A autora conseguiu colocar seu talento nas páginas dessa trama já bastante conhecida.
Fiquei super curioso pra ler.

@_Dom_Dom
Lilian Gabriella disse…
Gosto de histórias antigas, coisas baseadas na "verdade", amo tudo isso. Estou super ansiosa pra ler um livro de uma história que eu gosto tanto. (:
YasRibas disse…
História mais do que interessante, uma adaptação muito boa.. Que deu certo, mesmo tendo o risco de não dar!

O importante é que deu, está aí, e temos uma bela de uma mitologia nos esperando para ler! Vamos! C'mon!
Anônimo disse…
Meu livro veio com um capítulo do lado ao contrário. Isso veio em todos ou não?