Resenha: Antes de partir - Colleen Oakley @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: Antes de partir
Título original: Before I Go
Autor: Colleen Oakley
Editora: Bertrand Brasil
Grupo Editorial Record
Páginas: 320



Sinopse: Na véspera do que esperava ser uma triunfante comemoração de três anos livre do câncer, Daisy, 27 anos, sofre um golpe devastador: seu médico lhe diz que a doença está de volta, desta vez ainda mais agressiva. Tendo apenas de quatro a seis meses de vida, ela está apavorada com o que será de seu marido, Jack, quando não estiver mais lá para cuidar dele. Esse medo tira seu sono, até que uma solução lhe vem à mente: ela precisa encontrar outra mulher para ele. Com uma determinação singular, Daisy visita parques, cafeterias e sites de relacionamento à procura do par perfeito para Jack. Mas, à medida que ela avança em sua busca, ela se vê forçada a decidir o que é mais importante no curto tempo que lhe resta: a felicidade de seu marido ou a sua própria?



Resenha: "Antes de partir", de Colleen Oakley, é um livro repleto de sentimentos profundos. Mas é claro que já é possível compreender isso ao ler a sinopse. Confesso que não sabia muito o que esperar  dessa leitura, especialmente porque, no início,  tive alguns receios sobre o que poderia achar diante das atitudes da protagonista. Comecei a perceber que esse é um daqueles livros que o leitor já sabe que vai se emocionar demais... E é por isso que fiquei com medo...

Ah, antes de mais nada: essa capa está simplesmente maravilhosa, e confesso foi o que chamou a minha atenção inicialmente, seguindo o estilo de muitos livros igualmente apaixonantes e inesquecíveis. E todo o trabalho da editora, e demais envolvidos, também se mostram impecáveis.

Daisy está prestes a comemorar três anos desde que superou um câncer. Ela e o marido, Jack, vivem momentos felizes e até planejaram uma viagem em alusão a essa superação. O problema surge quando ela descobre que o câncer voltou e já está num estágio mais avançado. Daisy sabe que possui pouco tempo, então começam a surgir vários conflitos sobre como proceder a partir desse momento.




Claro que Daisy fica perdida e em negação, mas se mostra mais preocupada com Jack. Aquela sensação de querer proteger alguém das dores, das perdas e de qualquer outra coisa se mostra ainda mais presente nesse momento. Jack pode até ser forte, só que Daisy não para de pensar que ele não pode ficar sozinho.

Impossível não questionar Daisy e o que pretende fazer. Ao mesmo tempo, a gente tenta se colocar no lugar dela, mas é ai que confunde tudo mesmo. O caso é que tudo é muito complicado e doloroso, então, sinceramente talvez não saberia o que fazer. De qualquer maneira, admito que sou egoísta e não consigo pensar em algo assim. Tentaria aproveitar  todo o tempo possível ao lado das pessoas amadas.

Eu fiquei completamente encantada com a escrita da autora, ainda mais por conta de todas as mensagens que podemos encontrar ao longo dessas páginas. É um romance sensacional, com todos os elementos que esperamos encontrar, desde os dilemas até o relacionamento e suas principais características.

Claro que já é de se esperar que o enredo seja comovente, e que até nos arranque algumas (ou muitas) lágrimas, entretanto, o que mais me surpreendeu foi o modo como a autora enfatiza as mais diversas reações. Isso porque, além das tristezas envoltas nesse cenário, há situações  divertidas também, fazendo com que a leitura se torne mais branda, apesar de delicada, e é muito gratificante e especialmente realista.

O câncer determina muitas coisas, mas aqui podemos perceber o que é possível fazer e como se equilibrar nesse processo de adaptações, para assim, poder aproveitar os dias com que nos importamos. Se amar em primeiro lugar, e só assim estará completa para amar outra pessoa, e é o que eu tenho a dizer após finalizar essa obra maravilhosa.

Classificação SEL: 5/5

Comentários

Unknown disse…
Nossa parece uma leitura bem intensa desaa que derruba algumas lágrimas ou.muitas. Eu fiquei com medo de fazer a leitura desse livro não pelo fato da personagem estar prestes a morrer mas por sua preocupação em encontrar outra mumher para seu marido quando ela se for. Achei isso muito cruel e dosoroso. Acho que eu não leria.
Bjs
Unknown disse…
Nossa parece uma leitura bem intensa desaa que derruba algumas lágrimas ou.muitas. Eu fiquei com medo de fazer a leitura desse livro não pelo fato da personagem estar prestes a morrer mas por sua preocupação em encontrar outra mumher para seu marido quando ela se for. Achei isso muito cruel e dosoroso. Acho que eu não leria.
Bjs
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Acho a capa desse livro linda e esse já é o principal motivo para eu querer ler a obra. Confesso que não sabia do que se tratava a história e achei tudo extremamente emocionante. Estou me perguntando como eu reagiria se estivesse no lugar da Daisy, acho que teria o mesmo pensamento que você de querer ficar ao lado de quem amamo para aproveitar ao máximo, mas cada pessoa tem um jeito de pensar.
Sobre se amar para depois amar outro é algo que sempre preguei e tento fazer na vida.
Sua resenha não poderia estar melhor nem ter me deixado mais curiosa.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
tamara padilha disse…
Oie, eu não conhecia essa obra mas gostei de saber ue ela emociona e que demonstra todos os sentimentos e o modo como a protagonista lidou com o câncer. Fiquei morrendo de vontadde de ler porque contém todos os elementos que me chamam atenção, drama, por causa do câncer, de certa forma romance por ela se preocupar com o marido.
Unknown disse…
Olá, tudo bem?
Diferente de você, quando começo ter receios de algum livro eu já abandono na hora, pois eu sou muito fácil para ter ressaca literária. Mas fico feliz em saber que você gostou do livro, e realmente, a capa dele é maravilhosa. Eu gosto desses gêneros então já coloquei a obra na minha lista de favoritos

desencaixados.blogspot.com.br
Carolina Trigo disse…
Oi!
Não sei se me agradaria tanto esse livro pelas questões que você mesmo levantou. Talvez seja egoísmo, mas não concordo com a atitude da protagonista.
Talvez lendo o livro, eu mude um pouco de opinião.
Realmente a capa é linda!
Bjss

http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
fabdosconvites disse…
Já vi que é daqueles livros que me levam às lágrimas! Não tinha visto este livro ainda, mas estou anotando o título, pois fiquei bem interessada no enredo.
Bjs!
Tamires Marins disse…
Oi, Fê, tudo bem?

Ihhhh, não sei não, hein? Essa sinopse não me agradou! É a primeira resenha que leio do livro e eu achei bem bizarra. Mesmo com os seus elogios, acho que não leria. Como assim ao invés de aproveitar o tempo restante ela resolve procurar uma mulher nova pro marido, gente? Ela tinha medo dele não saber se virar sozinho? Como eu já li um livro com um ponto de partida muito parecido, que é Dançando Sobre Cacos de Vidro, não posso deixar de achar estranha essa situação. Nesse livro em questão a protagonista, que também tem câncer, faz de tudo para mostrar pro marido que ele pode viver sem ela, mas faz questão de aproveitar cada momentinho.
Então essa leitura eu passo, pois com certeza eu não iria curtir.


Beijos
Alice Mendes disse…
Oi querida,
Eu adorei a resenha, foi simplesmente sincera e cativante. Eu já li uma resenha do livro mas não totalmente diferente da sua. Pois a blogueira levou todos para os pontos negativos do livro, e isso é ruim pois quem lê a resenha pela primeira vez pensa que o livro é sem conteúdo, deu para me entender?!

Eu amei a sua resenha, e ela me fez pensar mais na vida e como ela é importante. Vou comprar esse livro para entender um pouco mais a protagonista.

XoXo, Enjoy Books
ANGÉLICA disse…
Oi, tudo bem?
Se eu já não estivesse louca por este livro, teria ficado ao ler sua resenha.
Confesso que tenho medo também, mas quem liga pro medo quando a leitura promete ser tão emocionante?
Achei legal o fato de ter momentos divertidos para abrandar a leitura. Espero lê-lo em breve.
Bjs
Séfora Silva disse…
Olha, concordo com você quando fala sobre chorar, pois lendo só o inicio da resenha eu já sinto essa vontade logo de cara, sou uma manteiga derretida.
Tanto a sinopse quanto a resenha demonstra muita emoção, tenho certeza que eu adoraria ler essa história. Amo histórias que além das emoções deixa uma lição e essa que você falou sobre amar a si próprio já é de grande valia.
ótima resenha.
bjs.
Unknown disse…
A trama do livro me lembrou muito um caso da série "greys anatomys", que eu chorei demais e tenho certeza que irei choorar também com o livro por me lembrar desse caso, adoro livros emocionantes que me arranque várias lágrimas e esse parece ser um deles, mesmo câncer sendo um tema tão trabalhado tanto na literatura quando no cinema e tv nunca nos cansamos de ler mais uma história emocionante sobre o tema.
bjs
Unknown disse…
Olá,

Estou morrendo de vontade de ler essa obra e claro com medo também, porque como você mesma disse sabemos que é aquele tipo de história que vai nos fazer chorar. Realmente eu também ficaria confusa no lugar da protagonista, e como você eu seria mais egoísta, tentaria aproveitar o meu tempo restante. Ainda assim achei muito altruísta da parte dela, se preocupar dessa forma e isso realmente é lindo. Sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler a obra. Vou comprar o livro junto com uma caixa de lenços de papel.

Abraços
Cá Entre Nós
Unknown disse…
Não conhecia o livro, mas simplesmente amei a premissa!
E do jeito que você falou, tenho certeza que vou amar, até porque não tem nada melhor do que um romance que conta com todos os elementos deste, inclusive os dilemas!
Que bom que a autora sabe equilibrar momentos triste com os divertidos!

Virando Amor
Anelise Besson disse…
Oi!

Eu vi esse livro e não o solicitei, porque sabia que iria me emocionar muito. É o tipo de livro que eu desidrato de tanto chorar. Fico feliz que tu tenha gostado da história e que realmente é comovente e cativante, mas to fugindo de livros muito sensíveis e sentimentais. Haha.

bjs =)
Driely Meira disse…
Oiee ^^
Acho que até a capa deste livro dá a entender que é uma história que traz muitos sentimentos à tona. Fico feliz em saber que o livro conseguiu te conquistar, e que você o achou tão comovente e emocionante. Parece ser mesmo um romance lindo, fiquei doida para lê-lo agora, apesar de não querer ler nenhuma história triste no momento...
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Unknown disse…
Olá!
Adorei sua resenha. Não tinha ouvido falar dessa obra, mas confesso que meus olhos marejaram só de ler a sinopse. Parasse ser um livro que te deixa desidratada no final (risos). Vou ler, fiquei muito curiosa,
Beijos
Pela sinopse e pela resenha percebo que é uma trama bastante delicada e com um tema intenso, mas que conquista o leitor pela leveza que é contada, achei bem improvável a escolha da personagem, mas acho que não devo julgá-la, o câncer é um tema que, sempre quando é retratado nos livros, vem com uma carga de drama e emoções, bem da maneira que amo. Assumo que também amei a capa e já coloquei como desejado
Speak Cinema disse…
Hi baby, tudo bem? por um instante quando olhei a capa pensei que fosse algum livro da Jojo Moyes de quem gosto muito, mas mesmo não sendo gostei muito da premissa e da sua resenha também, você gostou tanto que me contagiou, quero ler também hehe

Lilian Valentim
http://speakcinema.blogspot.com.br/
beijinhos
Livros para chorar estou passando um pouco longe e pela sua resenha vejo que é isso que vai acontecer. Tratar desses temas mexe conosco e não é possível não te tocar. Adorei sua resenha, porém só eu que me lembrei um pouco com o estilo Jojo Moyes essa capa? Me incomodou um pouco!
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, tudo bem?
Eu já tinha ouvido falar muito bem desse livro e sua resenha me trouxe isso novamente, muitos elogios. Eu adoro um bom livro emocionante assim e pelo que percebi, a autora cumpriu o prometido. Estou bem curiosa para conhecer mais dessa historia e tenho certeza que irei me emocionar muito também!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/