Resenha: Azeitona @bubarim @PlanetaLivrosBR

Informações do livro:
Título: Azeitorna
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Selo: Outro Planeta
Páginas: 352
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história. O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.


Resenha: "Azeitona", de Bruno Miranda (canal Bubarim), apresenta uma história muito divertida, e confesso que me surpreendi com o enredo, e de uma forma bem positiva. Comecei a ler sem grandes pretenções, ainda mais porque não sabia muito o que aconteceria depois que li a sinopse. Vale a pena pela escrita ser tão leve, esta que começou a me envolver bem mais rápido que o esperado. 

O protagonista, Ian, vê uma oportunidade incrível diante de um reality show e com um cachê maravilhoso, porém a proposta parece ser bem diferente, detalhe pelo qual ele precisa pensar bem antes de decidir qualquer coisa. O programa em questão, é voltado para adolescentes que estão prestes a ter um bebê, e ao mesmo tempo que pode ter certa importância, também se mostra meio conflituoso, especialmente por questões de opinião.

Enfim, acontece que Ian não tem uma namorada e nem vai ter um bebê. Como ele pode querer participar do reality show? É por isso que Emilia entra em cena, esta que, apesar de alguns receios, decide participar dessa loucura. Cada um possui suas próprias ambições e objetivos pela frente, mas é interessante poder acompanhar as interações propostas.


A edição do livro também merece muito destaque, seja pelos detalhes da diagramação, pela capa, ou até pelo título. Bom, sobre o título, no começo tentei adivinhar sobre o que se referia, mas não demorou muito para compreender, e faz um sentido enorme. Ótimas escolhas em todos os sentidos!

Impossível não ficar intrigado com o desenrolar dos fatos, ainda mais porque é normal que o leitor comece a fazer inúmeros questionamentos sobre as atitudes descritas. Algumas cenas podem ser esperadas, mas na maioria das vezes, há muitas surpresas envolvendo decisões sérias, encontros e dramas relacionados.

Acredito que a narrativa foi muito bem desenvolvida, diante de todos os elementos, conexões e sentimentos. Particularmente, achei a ambientação inovadora, apesar de esperar um pouco mais de intimidade a respeito dos personagens. De um modo geral, é uma ótima leitura e de fácil compreensão.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Gosto de livros em que a história nos deixa "intrigados" hehe
Adorei conhecer mais esse livro :)

Beijos
Fran
Achei e Rabisquei
Larissa Oliveira disse…
Oi Fê!
Eu adoro o Bruno e o canal dele, acho divertido demais e muito bem feito. Estou curiosa pra ler esse livro desde o lançamento, principalmente pra descobrir significado do título. Fiquei feliz em saber que o autor conseguiu se sair bem em seu primeiro livro, creio que o fato dele já conhecer o mundo literário talvez tenha ajudado um pouco nisso.
Beijos!
Larissa Dutra disse…
Olá, tudo bem? Desde que o livro foi lançado, vejo pessoas falando super bem dele. Adorei sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de realizar essa leitura!

Beijos,
Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS
Unknown disse…
Olá!
O Bruno é um ótimo youtuber, vi várias resenhas falando bem do livro e como ele destaca em meio aos outros livros de youtubers. O livro aparenta ser muito leve e a premissa dele é bem diferente. Adorei saber sua opinião sobre o livro.
Beijos, Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com
Unknown disse…
Olá, sou fã do Bruno Miranda, acompanho ele desde seu canal sobre livros!Então a expectativa para ler este livro dele é grande, essa edição é linda mesmo!ótima resenha <3

Beijos, se quiser me visitar meu blog aqui está o link:
http://simplyradioactive.blogspot.com.br/

<3
Memórias da Cat disse…
Olá. Eu tenho esse livro é confesso que comecei a ler ele com preconceito kkkk achava que era só mais um livro de algum youtubers por aí, mas não assim como você disse é impossível não se envolver na narrativa e o enredo está muito bem desenvolvido. Amei a história maluca do Ian e da Emília. Beijos
tamara padilha disse…
oie, que bom saber que você conseguiu se conectar rápido com esse livro. Antes de ter lido já percebi o que significa o título e acho bem bacana, só achei uma pena os personagens não tere ficados mais próximos.
Diane disse…
Olá...
Não conhecia muito sobre essa obra, apesar de sempre esbarrar com ela pelas redes sociais. Confesso que sempre tive curiosidade á respeito do título e ao você mencionar que tem tudo a ver com o conteúdo fiquei mega curiosa!
O enredo me atraiu bastante e vou adicionar nos desejados.
Beijos
D e s s a disse…
Eu li diversas resenhas dessa obra, e todas comentam que é uma leitura divertida, como posso não querer ler algo assim? Achei a trama diferente, fiquei muito curiosa para conferir. Eu acho a capa muito bonitinha, adoro cores fortes assim. *-*
beijos
www.apenasumvicio.com
Aline Souza disse…
Esse livro tá na minha estante a um certo tempo, mas de alguma forma eu sempre dou uma adiada na leitura... Gostei da sua resenha, acabou despertando ainda mais meu interesse no livro, gosto muito desses livros leves e de certa forma fáceis de ler
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Não lembro se já conheço o canal do Bruno, mas tenho vontade de ler esse livro por não ser uma biografia e ter uma premissa interessante. O personagem parece entrar em várias enrascadas para ajudar e em prol de algo maior e fico me perguntando como serão esses acontecimentos.
Adorei sua resenha e fiquei muito mais curiosa para ler.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Licavargas disse…
Sabe que antes de ler a sua resenha eu estava bem mais curiosa com o título... mas acho que já descobri o porque kkkkkk
Bom, eu não curti muito a capa, mas por ter uma narrativa leve e com a ideia de um reality diferente fiquei curiosa e querendo saber um pouco mais do livro.
Acho que vou dar uma chance...
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Carla disse…
Oie!
Esse foi um livro que não consegui ler ateo final. Tentei várias vezes, mas a história simplesmente não fluiu par amim. Até pensei em tentar ler outra hora, mas não sei, não vai rolar :(
Bjks!
Histórias sem fim
Unknown disse…
Oi Fê! Ao olhar para capa não daria nada por esse livro , mas a sinopse e a sua resenha me deixou bem curiosa. Parece ser um livro bem engraçado é estou louca pra descobri porque o livro se chama azeitona. Abraços!
Umparadoxoliterario.blogspot.com
Michele Lopez disse…
Olá,
A premissa do livro é bem interessante e fiquei curiosa porque Emilia é o primeiro nome que vem a cabeça de Ian quando pensa em participar do reality!
Bem intrigante o enredo e não li nada que seja parecido antes, portando a dica já está anotada como próximas leituras.
Fico feliz em saber que o conjunto da obra conversa muito bem e que até os pequenos detalhes da diagramação fazem sentido.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Ainda não conhecia, mas achei a sinopse bem interessante. Dá muita curiosidade de ler, já que é uma trama totalmente inusitada.
Isso ta me cheirando a confusão, e confusão das boas. Só por isso já vale a pena conferir.
Também achei a capa muito bonita. Adorei as cores.
É tão diferente quanto o enredo.
Gostei.
Bjs, Mila

http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Olá, tudo bem? Gostei muito da premissa, já tinha ouvido falar da obra por conta de conhecer o trabalho do autor no youtube. Realmente acho que a ambientação pode ser inovadora e me parece ser uma história diferente do que já ouvi falar. Na verdade, já está na minha lista e espero ler em breve, principalmente por ser uma leitura leve, de fácil compreensão. Beijos.
Autora disse…
Minha irmã comprou esse livro e está lendo agora, espero ler também. É bom ler uma resenha positiva, dá mais vontade de ler apesar de perceber pela sinopse que não é o estilo de história que eu curto.

www.livrosenerdices.com.br/
Olá, também fiquei intrigado com o titulo do livro, ficamos assim pensando no que ele se refere. Agora imagino sim que o livro tenha várias surpresas em seu enredo, já começa pela sinopse que é diferente do no momento rola no mercado editorial.
Ju disse…
Adoro quando me surpreendo positivamente assim! É muito bom saber que a escrita do Bruno é leve e envolvente e a história divertida. Não sabia muito o que esperar da obra, mas agora acho que gostarei bastante da leitura, fico feliz por já ter o livro na estante, mesmo que pudesse ter sido mais trabalhada a intimidade a respeito dos personagens.