Resenha: O bosque subterrâneo, Colin Meloy, Galera Record

Informações do livro:
Título: O bosque subterrâneo
Crônicas de Wildwood #2
Título original: Under Wildwood
Autor: Colin Meloy, Carson Ellis
Editora: Galera Record
Grupo Editorial Record
Páginas: 432



Sinopse: Um clássico para o século XXI, O bosque selvagem só poderia ter nascido da imaginação de Colin Meloy, celebrado vocalista da banda Decemberists. Vida de Prue Mckeel é bem normal até seu irmãozinho ser sequestrado por um bando de corvos. Nos mapas de Portland, no Oregon, existe uma imensa área verde às margens da cidade conhecida como “F.I.”, ou “Floresta Impassável”. Ninguém nunca cruzou seus limites, ou pelo menos nunca voltou de lá para contar. É exatamente nesse lugar que os corvos pegam o irmão de Prue. E é onde começa a aventura que levará a menina e seu amigo, Curtis, até o coração da Floresta Impassável e seus perigos e maravilhas.


Resenha: "O bosque subterrâneo", de Colin Meloy, me conquistou a partir do momento em que avistei a capa e li a sinopse do mesmo. Já tinha a certeza de que seria uma aventura fantástica e com personagens bem construídos. Felizmente, foi isso mesmo que encontrei nessa leitura, dentre outras ocorrências incríveis.

O primeiro livro se chama O bosque selvagem, e apesar de eu não ter lido, pude compreender perfeitamente essa sequência. Apesar disso, depois de finalizar essa leitura, gostaria muito de poder ler seu antecessor para poder ir mais a fundo na história e até por causa de todos os elementos inseridos, que me conquistou de uma maneira única.

A narrativa é intrigante, desde a primeira página, quanto a isso não há dúvida alguma. Há muitos questionamentos sobre a ambientação, e é interessante como as características vão sendo apresentadas aos poucos. E o desenvolvimento dos cenários e interações é um dos pontos que mais se destaca nessa obra.

Prue McKeel é uma protagonista divertida e muito cativante, aquela que logo de cara, o leitor já se identifica ou sente algum tipo de afeição. Sua ironia ofusca qualquer coisa, e por mais que tente passar despercebida, é óbvio que  não consegue. Com certeza, fica claro o quanto é uma garota muito especial mesmo e consideravelmente incomum também.


Desde que seu irmão fora sequestrado, muita coisa mudou, especialmente por conta de seu comportamento. Os adultos acreditam que é uma reação normal, mas que ela precisa se adaptar em sua rotina para não ficar muito para trás, especialmente na escola. Prue é perspicaz, e diferente de todos, sabe que existem muitas coisas que não poderia explicar para eles. A escola é algo que já não faz diferença nenhuma, não depois de suas descobertas, pelo que se percebe.

O amigo dela, Curtis, está envolvido em um processo bem perigoso na floresta diante de algumas explorações, e também se destaca bastante por conta dos detalhes que o rodeiam. Na verdade, há um fascínio enorme diante de suas batalhas, sem contar que existem muitos mistérios e coisas mal explicadas.

A obra ainda conta com lindas ilustrações, e a capa também está maravilhosa. A editora não poderia ter caprichado mais nos detalhes. Chamou a minha atenção inicialmente por conta da sinopse, além de toda a edição de modo geral, mas como amo fantasia e aventura (e sou bem suspeita em comentar a respeito) aproveitei bastante essa leitura.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Já tinha ouvido falar sobre o antecessor, O Bosque Selvagem e, inclusive, está na minha lista de desejados. Confesso que fiquei um tanto receosa em ler a resenha, esperando algum spoiler sobre o que aconteceu no volume anterior, mas não encontrei nenhum.
Também estou encantada com as capas e as ilustrações, a editora caprichou bastante. E sabendo que a história continua instigante, já quero todos para mim.
Bjs, Mila

http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Olá,

Já tinha visto esse livro antes, mas não sabia que a história parecia ser tão cativante.Fiquei muito intrigada por essa protagonista, que você disse que se destaca em meio a história. Essas explorações na floresta também parecem ser bem interessante, não sabia que tinha outro livro. Vou tentar adquirir os dois em breve.

Abraços,
Cá Entre Nós
Priscila Tavares disse…
Oi Fê, tudo bem? O que será que tem no meio dessa floresta?
Eu achei a capa bem criativa e lindinha. Já adicionei o livro na minha lista de leitura para 2017. Adorei a resenha.
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor
Jéssica Anjos disse…
Fê, realmente é perceptível o quanto a capa desse livro chama atenção. É linda! Dá vontade de ter na prateleira. Fiquei curiosa em relação ao aparecimento de corvos na trama. Eu os acho instigantes e curiosos demais quando surgem nas narrativas.
Um abraço.
Olá
Eu já conhecia essa obra mas não sabia que se tratava de uma sequência, estou surpreso com isso jkk. Enfim, que Bo mque da pra ler esse livro e entender mesmo não tendo lido o primeiro. Sou muito fã dos livros desse selo da Galera mas eles são bem caros, mas tenho muitos, ameu a capa e também em saber que tem ilustrações. Até mais vê
Bjk
Anelise Besson disse…
Oi Fer,

Eu tenho visto os livros desse autor há algum tempo e to louca para comprar justamente por causa da capa e da premissa, porque também amo fantasia e aventura. a Galera Jr. Caprichou mesmo nessa edição, não vejo a hora de ter. Hehe.

beijos!
Alice Mendes disse…
Oi oi Fer,
Que livro mais lindo. A capa, diagramação e todo o designer é perfeito. Vale a pena você ler um livro desse. Além da história ser ótima, não é mesmo?!
Não conhecia a obra, e olha que adoro fantasia. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura que te envolve.

Beijos, Enjoy Books
Unknown disse…
Olá Fer,
Já tinha visto esse livro mas nunca parado para saber mais; após essa resenha fiquei super curiosa, não sabia que esse era o segundo livro kkk. Fiquei feliz com suas impressões e mesmo partindo do segundo livro deu pra entender o contexto da história; a capa é um amor, rica em detalhes e cores lindas. Será o primeiro livro da lista de 2017, quero saber o que há nessa floresta.
Beijos, Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com
Camila Moraes disse…
Olá!
Não conhecia esse livro, mas a capa me chamou muito a atenção.
Gostei muito das suas considerações e vou pegar a dica para leituras futuras.
Beijos,

Camila de Moraes - Blog Book Obsession

Thaís disse…
Oie F!
Eu ainda não conhecia esse livro e achei a capa maravilhosa!
A sinopse também me chamou muito atenção.
Apesar de vc ter dito que não leu o primeiro e que não teve problema nenhum com o entendimento, eu prefiro começar pelo início mesmo. Sei la! Espécie de toc... kkkkk
Gostei bastante e a dica foi anotada.
Bjo
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Ainda não conhecia esse livro e confesso que fiquei um pouco curiosa, sim, para saber o que acontece ao longo da trama. Achei bem legal a protagonista ser divertida e achei a capa maravilhosa.
Super curti sua resenha e vou anotar a dica torcendo para gostar como você.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Amanda disse…
Oi Fê, tudo bem?
Faz um bom tempo que não leio uma história meio juvenil e creio que essa história possa ser uma boa escolha, tenho em vista que você nem precisou ler o primeiro livro para conseguir entender tudo. A protagonista me parece mesmo interessante, adoro personagens irônicos e fiquei curiosa sobre o tal sequestro do irmão e como ela irá reagir a tudo isso. Além disso, essa floresta que ela e o menino exploram me parece que irá proporcionar aventuras para ambos. Dica anotada!

Beijos! ♥
Unknown disse…
Oiee
Tudo bem?
Eu não conhecia a obra, mas como amo fantasia com certeza será um livro que vou gostar muito, mas como é uma sequência teria que ver sobre o primeiro livro pra conhecer melhor a história.
Beijos
Olá F, tudo bem?

Que capa mais amorzinho *-*. Infelizmente não conhecia a série, mas vou atrás dela. Pretendo ler ainda este ano seus lançamentos.

Beijos
Italo Teixeira disse…
Esse livro parece ser muito fofinho. A capa é linda e eu já cheguei ver as ilustrações por dentro e também gostei pra caramba.
Além disso, a história por si só já é bem atrativa pra mim.
Olá, a capa deste livro realmente é primorosa. Fiquei um pouco perdido neste enredo, mas acredito que eu leria. Os personagens com seus sentimentos individuais deram uma aparência melhor a história, pois o enredo fico mais acessivel a diversos tipos de leitores. O melhor é que você conseguiu ler esse sem ler o primeiro da série antes, e ainda conseguiu entender tudo.
Raquel disse…
Olá, eu ainda não tinha visto nada sobre essa obra e fiquei bastante interessada. Adorei a capa <3

Parabéns pela resenha.

Abraços
Luana De Martins disse…
Olá!

A capa é mesmo maravilhosa! Não conhecia o livro ainda, mas já gostei muito. Adoro personagens irônicos, acho que vou gostar da Prue logo de cara. Dica anotadíssima!

Beijos,

Luana
Carla Nunes disse…
A capa desse livro está mesmo maravilhosa. Eu também gosto muito de aventura e fantasia assim e de histórias mais juvenis. Fiquei muito curiosa em relação a essa floresta e a personalidade irônica da Prue.
A resenha ficou ótima, sem nenhum spoiler do primeiro livro, pelo menos eu não percebi rsrs. Dica anotada, beijos!
Faces Em Livros disse…
Sou apaixonada por fantasia. E, nesse caso a personagem me parece ter profundidade, ainda mais com desaparecimento do seu irmão. Fiquei instigada com as fotos e por saber que o livro er cheio de imagens. Vou adcioná-lo na minha wish.
Beijos