Resenha: Cinder - Marissa Meyer, Editora Rocco

Informações do livro:
Título: Cinder
Crônicas Lunares #1
Título original: Cinder (The Lunar Chronicles #1)
Autor: Marissa Meyer
Editora: Rocco
Páginas: 448



Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.


NÃO SEI PORQUE DEMOREI TANTO TEMPO PARA LER ESSE LIVRO!

Resenha: "Cinder" é o primeiro volume da série Crônicas Lunares, escrito por Marissa Meyer. Só a sinopse já me deixou bem instigada, sem contar que esse livro estava na minha lista de desejados há um bom tempo. E, felizmente, posso afirmar que todas as minhas expectativas foram superadas. Os elementos trabalhados nesse volume me deixaram ainda mais curiosa para conferir os outros títulos da autora.

Sou fascinada pela ambientação futurista, além do próprio gênero distópico ser um dos meus favoritos, e achei interessante o fato de também haver a ligação de releituras dos contos de fadas [Como não amar contos de fadas?!]. Nesse caso, a Cinderela foi a história baseada, e eu adorei todas as características apresentadas, mesmo porque tudo é inserido de forma bem envolvente e ainda mais desenvolvida.

Linh Cinder é conhecida por ser "o melhor mecânico" da região e faz mesmo por merecer. Foi por conta disso que acabou conhecendo o Príncipe Kaito, ou apenas Kai. Esse primeiro contato foi bem interessante, apesar de breve, o que já deixa o leitor motivado a querer que esses caminhos se encontrem mais vezes.


Cinder é uma ciborgue, para ser mais precisa: 36,28% inumana. Não tem uma boa relação com a madrasta, Adri, e suas duas irmãs, Pearl e Peony, a mais nova e que se mostra mais receptível com ela. As ações da madrasta são realmente muito cruéis. Mas o fato é que as pessoas não tem uma recepção agradável com ciborgues, assim como os lunares, estes que possuem poderes de controle mental.

O livro não foca apenas na parte dos relacionamentos, mesmo porque é preciso destacar que acontecem muitas coisas dentro desse universo. Isso implica na resolução de casos como uma peste, poder tirano da Rainha, Levana (que é horrível em todos os sentidos), manipulações, tentativas de tratados de paz, e muitos outros detalhes repletos de mistérios, perigos e fascinações a serem exploradas. Ah, e claro que tem um baile também!

A letumose é uma doença que vem elimitando boa parte da população ("centenas de milhares de mortos..."), e por mais que pesquisadores estejam determinados a encontrar alguma novidade, as notícias não são nada animadoras. Os lunares que trouxeram a doença para a terra. O imperador Rikan, pai de Kai ,também encontra-se doente, assim como Peony acaba sendo infectada pela mesma. 

Então, após algumas ocorrências, Cinder é indicada como voluntária para participar de um programa de cura. Após alguns testes, o Dr. Erland, cientista-chefe da equipe real de pesquisadores da letumose, entende que ela não é uma voluntária qualquer, e portanto, merece toda e qualquer atenção. Ah, esse trecho a seguir pode ser considerado SPOILER: Na verdade, é bem preciosa (por ser imune e por ser, na verdade, uma lunar) e consegue acertar um negócio bem tentador, e que promete assegurar Peony e outros. Queria poder contar mais... mas, leiam por conta própria!

Eu realmente fiquei encantada por todos os personagens, interações, surpresas e problemáticas compreendidas. Isso porque cada um possui significados bem importantes no contexto geral. Dá aquela vontade de comentar sobre a história toda, ainda mais porque as conexões são bem centradas e de uma forma totalmente original, pelo menos ao meu ponto de vista. 

É um livro aparentemente grande, porém a leitura fluiu maravilhosamente bem, porque, para mim, a história foi incrível. Quando comecei a fazer as ligações e perceber a história pelo lado de vista do poder mesmo, tudo ficou ainda mais frenético, surrel e.. divertido também. Então é normal que eu seja suspeita em comentar.. agora, só desejo ler os próximos!! Que venha Scarlet..

Classificação SEL: 5/5

Comentários

Sou apaixonada por rejeitadas de contos de fadas e não digo não para uma boa ficção científica. Então claro que quando vi esse livro me apaixonei.
Gostei bastante de conferir suas impressões e, se eu já não quisesse o livro, passaria a desejá-lo através da sua resenha.
Também fiquei feliz em saber que, apesar das páginas, a leitura flui bem. Para mim esse um dos mais importantes requisitos.
Enfim, dica mais que anotada.
Beijos,Mila

http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/
Crislane Barbosa disse…
Oi, Fê!
Achei muito bacana o modo como a autora transformou uma história de contos de fadas em uma distopia tão original.
Li "Cinder" faz um bom tempo. Estou louca para ler os outros livros da série!!! Só não sei quando vou fazer isso. Espero que logo.
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
Olá!! :)

Eu já conhecia o livro e estou com curiosidade de ler.. :) Mas já tem tantos livros em continuação...

Ainda bem que gostaste de fazer a leitura assim tanto... E que a leitura e tao fluida para o seu tamanho! :)

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Rafa Viegas disse…
Oiii

Segunda vez que vejo alguém falando bem desse livro e fico me perguntando, pq ainda não li.
Pretendo fazer isso o mais rápido que conseguir. Adorei a resenha.
Bju Rafa
Grazi Moraes disse…
Olá amore,
Li esse livro mas achei muito infanto-juvenil... ainda assim curti um pouco.
De fato trata-se de um livro apaixonante... recomendo a leitura.
Adorei suas percepções sobre o livro.
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Nay Sartor disse…
Oie! Tudo bem?
Quanto mais resenhas encontro desse livro, mais eu quero realizar a leitura da trilogia, faz tempinho que ele lançou não? Mas, aparentemente só agora ele está fazendo sucesso, irei procurar para realizar a leitura dele logo!
Bjss
Amanda disse…
Oi Fe, tudo bem?
Esse livro está há séculos na minha lista de desejados também. Simplesmente sou encantada por releituras de contos de fadas e me intrigou bastante o fato da personagem inspirada em Cinderela ser uma ciborgue. Além da sua resenha, já vi muitas outras opiniões positivas e não vejo a hora de ter a série toda em mãos para devorar cada um.

Beijos! ♥
Unknown disse…
Olá!
Você acredita que comprei o eBook ontem? Tava vagando pela Amazon, vi o livro e decidi comprar AUHSU Ele está na minha listinha e será lido quando, por um milagre divino, eu tiver tempo. Amei a premissa e sua resenha contribuiu bastante (eu estava com um pé atrás, mas você me animou).
Se eu gostar do primeiro, compro a continuação depois.
Beijos!
Unknown disse…
Olá!
Ouço opiniões tão diversas dessa história que nunca sei se compro ou não, acho o contexto e a premissa muito interessante, mas acabarei comprando para tirar minhas próprias conclusões, o que mais me chama atenção é a pouca presença de romance e um contexto mais pro lado da ficção científica, são pontos que me deixam curiosa para saber mais.
Beijos,Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com
Confesso que esse livro me chama atenção pela capa, nunca tinha lido a sinopse dele até agora. E tenho que confessar uma coisa: eu amo esse tipo de história, mas odeio romances. E tenho a impressão que todos esses livros enfiam romances no caminho. Gosto de ficção pura, só ficção. O que acha que se torna o problema é que no meio da narrativa, o autor deixa o plot principal de lado pra focar no romance e isso me irrita muito. Gostei do seu ponto de vista, mas irei esperar os posts dos próximos pra decidir sobre a leitura ou não.

;D
Nelmaliana Oliveira
Unknown disse…
Oi.
Este livro está na minha lista.
Adoro distopias e adoro releituras de contos de fadas. Como não gostar desse livro?
Achei interessante saber que o livro não foca somente nos relacionamentos e que te muito mais coisas acontecendo.
É uma leitura que pretendo fazer em breve.
Catrine disse…
Ooi!
Esse livro está na minha meta desse ano. Como amanteee de distopias, acho a premissa dele incrível. E resenhas positivas como a sua só me deixam mais ansiosa para lê-lo Aposto que também irei pensar no porquê de não ter lido antes. haha
Beijoos!
Dayane Reis disse…
Olá! Bacana o livro não focar apenas na parte dos relacionamentos.Livos que fala de uma doença costuma ter história fortes e que toca o leitor. Que bom que você ficou encantada com todos os personagens. Bom saber que a leitura flui e é maravilhosa. Anotei a dica. Beijos'
Olá, tudo bem?
Ver como a autora conseguiu criar uma trama totalmente nova e dramática da história de Cinderela, me deixa bastante curioso. Gostei de Cinder, de suas lutas e pensamentos. Pretendo ler este livro em breve, ainda mais contando com sua opinião positiva da obra, que me fez ficar imaginando cada acontecimento apresentado.
Carol Ramires disse…
Olá!
Pela sua resenha deu para ver como você amou o livro, estava muito animada! Eu particularmente não gosto de ambiente futuristas, mas nunca dispenso uma boa distopia, ainda mais quando ela tem referência a conto de fadas, que simplesmente amo. Adorei a sua resenha e fiquei com bastante vontade de conferir essa obra também.
Beijos.
Michele Lopez disse…
Olá,
Fico muito feliz que todas as suas expectativas foram superadas!
A premissa do livro é bem interessante e também gosto de tramas futurísticas.
Achei bem ousado e original a forma como a autora desenvolveu o enredo e já faz um bom tempo que ele está na minha lista de leituras.
Espero conseguir ler em breve.

LEITURA DESCONTROLADA
Gleydson disse…
Olá, tudo bem por aí?

Eu ADORO histórias que se passam no futuro, eu acho que dá mais liberdade ao autor de criar o que ainda não existe. A premissa do livro é bem interessante, vou pesquisar mais osbre ele e quem sabe eu dê uma chance. Que bom que a obra superou as suas expectativas, é muito bom quando isso acontece. Parabéns pela resenha!

Abraços.
www.acampamentodaleitura.com
tenho lido muitas resenhas desse livro, isso é um complô para me assanhar só porque esqueci de comprá-lo e o desejo muito, né? u.u

Todas as resenhas que leio só me fazem me coçar de vontade de le-lo, pois são todas positivas e maravilhosas. Quero muito!

Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com
Unknown disse…
Oi Fê!

Menina que história criativa! Conseguir unir umas adaptação para contos de fadas com distopia e ainda dar certo, deve ser pra lá de legal! Eu não tenho costumo de ler distopias { uma vergonha isso}, mas eu realmente pretendo ler pois me chamam muito a atenção e sua dica já está anotada!

Beijão!

www.facesemlivros.com
Anônimo disse…
Meu Deus, eu amei esse livro e todos os outros da coleção, valem muito a pena ler, de verdade. Sua resenha diz tudo que eu penso, ficou maravilhosa. Essa capa é divina né, a editora é uma das minhas preferidas... e ah, amei o blog..
Bjs, Ana Luísa (não tenho blog, por isso foi no anonimo mesmo), mas vou sempre acompanhar mais por aqui. ♥