Resenha: A sósia de uma lady - Danny A. Silva, Editora Ruppell

 Sobre o livro:




Sinopse: No século XVIII, entre nobres e plebeus, terras e dotes possuíam o sinônimo de poder. Ailsa White não possuía bens e nem família, a jovem fora abandonada há muito por quem deveria dar-lhe conforto. E quando tudo em sua vida já parecia desastroso o suficiente, seu destino encontrou-se com o de um homem desesperado. A família Brown, fazia parte da nobreza da cidade, o que eles escondiam de fato, é que estavam à beira da falência. Desesperados para reerguerem-se, prometeram a mão de sua filha mais velha, Enide Brown, à um novo rico. Entretanto, por um ato de egoísmo, a jovem lady, recusou-se a casar e fugiu, fazendo com que o primogênito da família, Ervin, não medisse esforços para encontrá-la. Diante de uma sósia de sua irmã, Ervin tem a insana ideia de propor para Ailsa White, uma breve encenação para que Enide pudesse garantir a aliança. No entanto, para que isso funcionasse ninguém poderia saber sobre a mentira, nem mesmo seu melhor amigo, o Sr. Duncan. O homem que sempre detestou Enide Brown por sua personalidade arrogante, se vê completamente curioso pela garota quando esta se recupera de uma doença misteriosa. Apaixonada pelo mesmo homem que a sua sósia, Ailsa encontra-se entre a cruz e a espada, ao não acreditar que um nobre poderia amar uma órfã mentirosa.

Resenha: Pense em uma obra emocionante e mesmo assim, você, leitor, não conseguirá compreender por completo toda a intensidade desse cenário. Posso mesmo ser suspeita ao comentar, mas como amo romances de época, esse se destaca justamente pelos elementos desenvolvidos.

Ailsa é uma personagem ótima, e com uma personalidade bem forte. Ela é muito parecida com Enide, irmã de Ervin, Na verdade, poucas coisas a diferem uma da outra, o que poderia mesmos ser a solução de certos problemas.

Ervin fugiu porque não queria se casar com um homem mais velho. Essa questão de casamento arranjado é bem complicado mesmo. Claro que sua família é muito respeitosa, e não poderia deixar se envolver em um escândalo. Por esse motivo, que surge o convite para que Ailsa se passe por Ervin, pelo menos enquanto a mesma não é encontrada.

Achei incrível acompanhar a trajetória da protagonista e de como ela se deslumbra por todos os detalhes, por mais simples que pareçam. Melhor ainda porque surgem muitos momentos oportunos em seu caminho. Torcemos para que ocorra tudo bem, mesmo sabendo de toda a farsa envolvida.

Parece quase um conto de fadas (de época), com muitos sonhos, valores e paixão também, porém a gente sabe que há muito por trás dos episódios. É como se o leitor sentisse os anseios dela, assim como os medos mais íntimos. Diante disso, as descrições se mostram mesmo muito instigantes.

Questionamentos é o que não faltam nesse título. Desde o começo, a gente começa a querer saber mais sobre as origens de Ailsa e também sobre o paradeiro real de Enide. E não são apenas as mudanças que impressionam na vida dessas duas, mas especialmente o que as definem no contexto.

Parece uma obra clichê, mas garanto que se torna bem irreverente pelas escolhas, diferenças e omissões. Todo o texto é trabalhado e voltado mesmo ao gênero exposto, o que garante uma emoção ainda mais real e sincera. E sobre o desfecho, devo mesmo comentar que a autora soube como revelar o que realmente importa.

A leitura me surpreendeu demais, e várias vezes tentei supor algo e a autora conseguiu mostrar que sabe como impressionar nas cenas. Claro que existe certo mistério no ar, e isso também garante ainda mais emoções nas páginas. São justamente os segredos que prendem o leitor de uma maneira única!

Classificação: 4/5

Comentários

Olá, tudo bem?
Gente eu nunca vi esse tema de trocar as pessoas em um romance de época. Já é nosso conhecido em filmes e livros no geral. Mas nesse gênero é a primeira vez. Fiquei curiosa para descobrir o que irá acontecer, quanto tempo essa farsa irá durar. O que será que irá acontecer com ela? Dica anovada.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Bianca Ribeiro disse…
Oi!!!

Nossa, pelo enredo parece muito aquele filme da netflix de natal, a princesa e a plebeia HAHAHAHAHA
Eu aodor essa sacada de trocar de lugar com a pessoa, sempre acho essas histórias bem previsiveis mas muito gostosas de ler. Não conhecia esse livro mas agora tô curiosa pra saber como essa história vai acontecer. Adorei a dica!!
Ivi Campos disse…
Achei essa premissa bem interessante e já vi que vou adorar a protagonista. Esses casamentos arranjados sempre estão nos livros de época e é legar ver uma heoroína fugindo disso.
Beijos
Olá, tudo bem? Parece um romance bem diferente. Acho que há um bom tempo não vejo enredo sobre trocas de personagens, e é interessante ver isso nesse contexto de época. Fiquei curiosa com os desdobramentos e o final. Dica super anotada!
Beijos
Delmara Silva disse…
A premissa já me interessou imensamente e saber que a autora conseguiu compor elementos surpreendentes dentro de um universo que já é naturalmente clichê, me faz querer ainda mais lê-lo. Ainda não tinha lido nada a respeito desse livro mas sua empolgação me animou a procurar saber mais a respeito.

Abraços!
Nosso Mundo Literário