Resenha: Sob a neve ardente - Gabi Guimarães, Grupo Editorial Coerência

 Sobre o livro:




Sinopse: Depois da rebelião que destruiu sua família, Effie, uma jovem fada, se vê diante de uma difícil tarefa: aprender a viver sem suas asas. Com os pais mortos, seu irmão, Alef, tornou-se o Guardião da Semente do Inverno, dedicando pouco tempo para a irmã. A jovem decide passar seus dias estudando criaturas mágicas, mas o desaparecimento de seu irmão abala a vida de todos que a rodeiam, já que não somente Alef está em perigo, mas todos os Guardiões, aqueles que governam seu mundo. Com a ajuda de amigos, a fada embarca em uma aventura para salvar toda a Foureon, entendendo que precisará não só de coragem, mas também de confiança para acreditar em si mesma. 


Resenha: "Sob a neve ardente", de Gabi Guimarães, garante uma leitura marcada por muita fantasia e emoções intensas. No decorrer dessas páginas, o leitor tem a oportunidade conferir uma ambientação rica em detalhes incríveis, ainda mais porque a narrativa se destaca muito em todo o contexto. A obra faz parte de uma série chamada Marca de estações, e é o livro de estreia da autora.


Confesso que sou muito fã de histórias envolvendo fadas e outros seres mágicos. E claro que um dos principais destaques desse enredo é a ambientação, rica em sensações, responsabilidades e detalhes fascinantes e que envolvem o leitor de uma maneira única. Fiquei ainda mais motivada pela contextualização da protagonista, das impressões repassadas e de todo o percurso que a envolve em suas emoções.


Num primeiro momento, o que mais me chamou a atenção nesse título foi a capa, que é simplesmente maravilhosa diante de todo um conjunto de cores e trabalhados. Porém, todo o desenvolvimento da história se destaca diante desse universo mágico e empolgante. Por mais que se trata de ficção, é incrível poder notar sentimentos tão reais nesse enredo. Acho que é justamente isso que deixa tudo mais carismático e comovente também.

Nesse cenário, é possível adentrar no mundo de diferentes fadas em suas linhagens. E em Foureon, as coisas se mostram bem mais criativas, pelo menos bem mais do que pude imaginar (antes de começar a leitura). Posso dizer mesmo que essa ambientação é rica em detalhes mágicos e surpreendentes. Melhor é que, de acordo com a escrita da autora, nós conseguimos visualizar com clareza todas as passagens.


Ao ler a sinopse, o leitor não faz ideia do que o espera nessa ambientação fantástica e digna de uma imaginação surreal. Sem contar, que há muita criatividade explorada nesse cenário, e é incrível conferir a respeito dos seres fantásticos, de suas consciências e também sobre as estações (são as estações do ano sim); de como são relevantes nesse desenvolvimento.

Impossível não se encantar por Effie, ainda mais diante de toda a sua delicadeza e ao mesmo tempo força por encarar as coisas ao seu redor, seja seus receios ou desejos mais íntimos. É bem compreensível como ela se sente após a perda de suas asas, ou seja, há todo um conceito sobre si. Claro que o leitor tende a se sentir muito solidário com essa fada, mesmo porque seus dramas se tornam bem pessoais, à medida em que somos apresentados a sua jornada.


Não que Effie seja aquela personagem dramática, mas é o que passou, que a torna tão marcante. Óbvio que ela deve amadurecer, mas são aspectos trabalhados durante os capítulos. Com ela, é fácil perceber significados: seja pela família, por seus objetivos ou até para conseguir se sentir melhor sobre seus desempenhos. Digo ainda que é um ciclo por se sentir acolhida e ao mesmo tempo livre.


Vale a pena ainda citar que o texto é bem objetivo (o que eu amei), então não tem tempo para se sentir cansado diante de um trajeto digno de muitas aventuras, transformações, romance e características especiais. Na verdade, acredito que há muito a ser explorado nesse meio e demais experiências exploradas. Sem contar que todos os personagens se destacam, deixando a obra ainda mais completa e instigante.

As emoções são mesmo bem intensas durante essas páginas: é algo que define bem esse livro. Sobre o desfecho, só devo comentar que se tornou bem frenético, fazendo com que o leitor anseie por mais. Por fim, a gente consegue refletir bastante diante de toda a trajetória da protagonista e de como se comporta em suas atitudes e reações diversas.


Fiz essa leitura em um pouco mais de dois dias, e até poderia ter lido mais rápido se não fossem os compromissos do dia-a-dia. O que estou querendo dizer mesmo, é que a leitura não poderia ser mais habilidosa e objetiva, além de saber trabalhar muito bem com todos os sentimentos situados nas cenas. Até poderia comentar mais a respeito do enredo, mas ai perderia toda a graça e entendimento desse conceito.

Classificação: 4/5

Comentários

Gabi Guimarães disse…
Muito obrigada pela resenha incrível!! Fico muito feliz que você tenha gostado!
Anônimo disse…
A resenha muito bem feita nos motiva a ler !