Resenha: Frida Kahlo e as cores da vida - Caroline Bernard, TAG Inéditos - 01/21

 Sobre o livro:

SKOOB | 



Sinopse: Eu sou uma revolução. (Frida Kahlo) México, 1925: Frida quer se tornar médica, mas um terrível acidente põe fim a seu sonho. Anos mais tarde, ela se apaixona pelo grande sedutor e pintor Diego Rivera e ao lado dele mergulha de vez no cobiçado mundo das artes. Sempre assombrada por problemas de saúde e sabendo que sua felicidade poderia ser passageira, Frida se entrega à vida e descobre como trilhar o próprio caminho. Com suas roupas de cores vibrantes e postura transgressora, a artista cria uma aura particular e se torna uma das pintoras mais cultuadas de nossos tempos.

Resenha: "Frida Kahlo e as cores da vida", de Caroline Bernard, é um livro que - claro - explora momentos da vida de Frida Kahlo. E é incrível poder absorver toda a força e determinação dessa mulher. Fiquei bem intrigada por tudo que esse enredo nos apresenta dessa artista.

Ao longo das páginas, o leitor tem a oportunidade de conferir seu romance conturbado com Diego. Pelo que pude compreender, a obra explora bem todo esse contexto nos sentimentos, ainda mais porque tudo se intensifica nas experiências narradas.


Há muito o que se compreender nesse relacionamento, e acredito que isso é bem intencional ao longo dessas páginas. Claro que o leitor tende a questionar bastante as atitudes de Diego, e especialmente da forma como Frida encara tudo. 

Porém, acredito que a narrativa vai muito além de tais interpretações. É justamente para entender sobre o que ela vivencia e por suas maiores impressões, sem maiores julgamentos. Sem dúvida, pode-se dizer que essa é uma leitura intensa e até inspiradora. Mas digo também que é, sem dúvida, complexa demais diante de sua representação. 


E é por meio de tal premissa que ainda temos o poder de interpretar sua jornada nas pinturas em geral. São por meio de pequenos significados e que acabam fazendo uma grande diferença na vida dela. É como se estivesse cercado de sensações sobre suas emoções, gerando uma aproximação forte durante a leitura.

Não é uma biografia, como pensei que seria, mas com certeza a abordagem pela ficção se torna bem interessante e profundo. A partir disso, fiquei me questionando sobre sua vida real e já quero saber mais a seu respeito.

Classificação: 4/5

Comentários