Resenha: Conatus e as conotações do deserto que há em mim - Eduardo Ramos - Editora Autografia

 Sobre o livro:




Sinopse: No momento em que o autor decide cometer suicídio, ele é interrompido por uma desconhecida mulher. Essa mulher, Lena, salva-o da ação suicida e some do local em que estavam. Ele, então, passa a procurá-la desesperadamente pela cidade de San Pedro. Quando a encontra, descobre que ela havia conhecido, por Baruch, através de um encontro metafísico, o Deus de Spinoza. Lena, então, utilizando sua história, também vivida no Atacama, apresenta esse Deus, com o nome de Natureza, para o autor.


Resenha: "Conatus e as conotações do deserto que há em mim", de Eduardo Ramos (Editora Autografia) apresenta uma história ágil e marcada por emoções conflitantes demais.

É uma obra regada por reflexões bem intensas. Faz com que o leitor se questione sobre as compreensões nessas páginas e que venha a pesquisar certas filosofias abordadas também. O leitor tende a se surpreender demais a respeito de toda a abordagem e interpretações na escrita.

E num primeiro momento, há a questão do suicídio entrar neste contexto. Neste relato, o autor expõe sua depressão e de como chegou ao seu limite por meio do seu estresse, das frustrações e da ansiedade também. 


São as consequências de uma vida baseada em meio ao caos e por conta de uma falta de controle sobre a vida em si e dos milhares de pensamentos negativos que aparecem. Infelizmente, é algo bem comum em nossas vidas conturbadas.

"Entendam! O ansioso ri, o depressivo ri e o suicida ri também, por isso não julguem o estado mental e emocional de uma pessoa pelo o que ela estampa em sua face." Pg.09

Então, ele estava prestes a cometer o suicídio, porém é ai que surge uma mulher desconhecida. O fato é que essa estranha despertou uma curiosidade intensa nele e muitos questionamentos. A partir disso, se dá inicio a uma jornada repleta de descobertas por meio de um bom conhecimento.

É uma obra muito intrigante, apesar de ser relativamente curta em relação a leitura. Você pode finalizar em poucas horas. O fato é que as mensagens captam sentimentos fortes demais, então cabe ao leitor perceber bem todas as conexões ao longo dessas páginas. Isso é o que torna tudo mais envolvente nesse título.

Classificação: 4/5

Comentários