Resenha: Instruções para dançar - Nicola Yoon, Editora Arqueiro

 Sobre o livro:




Sinopse: Nicola Yoon é autora dos best-sellers Tudo e todas as coisas e O sol também é uma estrela, ambos adaptados para o cinema. “Um retrato comovente e afetuoso da jornada do amor.” – Booklist  “Uma história cativante sobre primeiro amor, com diálogos inteligentes e personagens cheios de nuances, mais um toque de magia para deixar tudo realmente inesquecível.” – BookPage Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar. Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido. Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X. O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer. Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?

Resenha: "Instruções para dançar" de Nicola Yoon (Editora Arqueiro), compreende uma história doce e muito especial a respeito do amor e de suas descobertas. Um enredo leve e que ao mesmo tempo apresenta mensagens poderosas a respeito de relacionamentos, sejam de amizades ou amorosas.

É um romance clichê, mas que foge um pouco do tradicional por envolver a parte "sobrenatural" no enredo. Mas olha que a gente sabe que é clichê dizer que é aquele romance que aquece o coração. Mas não há outro modo de comentar quando é exatamente isso que acontece, certo? Certo!

Já pensou poder ter a oportunidade de saber como um casal iria terminal somente ao vê-los se beijar? É, no mínimo, bem inusitado, porém acaba sendo divertido acompanhar as interações.

A questão é: diante do poder que tem em mãos, ela vai saber aproveitar isso? Se bem que os aprendizados só serão mesmo compreendidos quando são vivenciados por meio dela mesmo, ainda mais porque não dá para comparar as relações de cada um, não é mesmo? Então, esse é um dos ensinamentos básicos a serem explorados, por mais que pareça complexo demais.

Evie realmente não acredita em nada no que diz respeito ao amor. E claro que isso se dá porque acabou vendo experiências não tão positivas sobre isso: como a separação dos pais. Mas há muitas mágas envoltas nisso; sentimentos que entraram em sua vida e não soube como lidar. 

Porém, seu caminho vai parar num estudio de dança e é nesse ambiente que vai conhecer Xavier, ou apenas X. E que personagem divertido, alguém que surge para provar que as emoções podem mudar sim. A dança se faz presente, claro, mas óbvio que o amor supera e envolve acima de tudo.


No meio de diferenças,Evie e X se complementam e é isso que os torna tão únicos e sincronizados. É maravilhoso poder acompanhá-los em suas descobertas, erros e acertos, além de tudo que passam a aproveitar juntos. O tempo é uma dádiva e é preciso aproveitar bem, cada parte do presente. 

Essa é uma lição forte situada nesse cenário, onde todos os personagens ganham destaque. Assim, a leitura acaba se tornando fofa, sensível e deliciosa, e que permeia sentimentos empolgantes, especialmente ao trabalhar com personagens tão carismáticos.

Classificação: 5/5

Comentários