Resenha: O clube do livro Bunker - Annie Lyons, Editora Rocco

 Sobre o livro:




Sinopse: Londres, 1938. A livraria de Gertie Bingham simplesmente não parece a mesma desde a morte do seu amado marido Harry. Sem ele, Gertie pondera se está na hora de abrir mão do sonho do casal, se aposentando e mudando para o litoral junto com seu fiel labrador, Hemingway. Mas o destino tem outros planos para ela. Na Alemanha, o poder de Hitler está crescendo, e famílias judias são obrigadas a tomar a dolorosa decisão de mandar seus filhos para o exterior em busca de abrigo. Depois da sugestão de um velho amigo, a livreira decide receber uma dessas crianças, a obstinada Hedy. A adolescente, que é tão corajosa e cabeça-dura quanto Gertie era na sua idade, mostra a ela que não é hora de desistir. Com a guerra assomando-se no horizonte, o mundo precisa de pessoas como Gertie e de refúgios como a Livraria Bingham. Quando os bombardeios começam, ameaçando a comunidade pacífica em que Gertie e Hedy vivem, elas têm a ideia de criar um clube do livro no bunker improvisado no estoque da loja. Com a companhia de amigos, vizinhos e clientes de longa data, as discussões cobrem os mais variados títulos, de Ursinho Pooh a O morro dos ventos uivantes. Mas mesmo os melhores livros só podem oferecer um alívio temporário, e quando a realidade trágica da guerra bate à porta, o clube se vê enfrentando perdas inimagináveis. Gertie e Hedy sabem que uma boa história é capaz de elevar o espírito de seus leitores mesmo nos momentos de maior sofrimento, mas precisarão de todo o poder da literatura, assim como da força dos laços que criaram, para sobreviver e ter dias melhores no futuro. "Uma história tocante, com um elenco de personagens cativantes e uma pitada de humor." – Booklist


Resenha: "O clube do livro Bunker", de Annie Lyons, obra publicada pela Editora Rocco, explora uma história difícil e ao mesmo tempo viciante por conta de uma abordagem tão realista. 

A autora soube muito bem como apresentar todos os elementos, personagens, situações e demais questões em uma narrativa ousada, tocante e com toques enigmáticos.

A perspectiva de recomeçar após uma perda parece ser simples. Porém aqui, significa uma enorme transformação, mesmo que o futuro seja incerto.

Os ventos históricos deixam o texto ainda mais emocionante, ainda mais diante de tantos desafios impostos nas mais variadas cenas.

Por meio de uma ambientação carregada de emoções e oportunidades, o leitor tem a oportunidade de adentrar nos anseios de uma livraria em meio a Segunda Guerra Mundial.

Conexões são formadas por conta das páginas de livros diferenciados. As pessoas passam e deixam rastros de compreensão, alegrias, tristezas e muitos outros sentimentos sobre as relações repassadas.

Como esperado, é uma obra que situa muitas reflões especiais de tamanha importância ao ponto de fazer qualquer um se perder nesse decorrer.

A inserção dos livros é um dos principais pontos, garantindo mais carisma, uma dose de humor e empolgação ao longo de todo o desenvolvimento. Diz muito a respeito de esperança, coragem e momentos envoltos por desejos contagiantes.

Classificação: 5/5

Comentários