Resenha: Os devoradores de livros - Sunyi Dean, Alta Novel

 Sobre o livro:




Sinopse: Uma deslumbrante fantasia de terror sobre amor e família no seu âmago mais sombrio... Nas planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são alimento e que retêm todo o conteúdo de um livro depois de comê-lo. Para elas, romances de espionagem são lanches apimentados; romances são doces e deliciosos. Comer um mapa pode ajudá-las a se lembrar de lugares, e as crianças, quando se comportam mal, são forçadas a comer páginas secas e mofadas de dicionários. Devon é parte da Família, um clã antigo e recluso de devoradores de livros. Seus irmãos cresceram se alimentando de histórias sobre valores e aventuras, e Devon — como todas as outras mulheres devoradoras de livros — foi criada com uma dieta cuidadosamente selecionada de contos de fadas e histórias de advertências. Mas a vida real nem sempre vem com finais felizes, como Devon descobre quando seu filho nasce com um tipo raro e sombrio de apetite — não por livros, mas por mentes humanas. “Brutal e criativo, este anticonto de fadas gótico e sombrio sabe da verdade: o amor transforma qualquer um em vilão.” — Olivie Blake, autora de A Sociedade de Atlas,best-seller do New York Times “Inovador, único, comovente e contado com uma voz tão original quanto a própria história. Terminei este livro de uma só vez, mas continuarei pensando sobre ele por muito tempo. Esta é a estreia de uma nova mestra da fantasia moderna. Imperdível.” — James Rollins, autor de A Coroa Sem Estrelas, best-seller nº1 do New York Times


Resenha: 

"Devoradores de livros" explora uma história complexa, fascinante e ao mesmo tempo sinistra por conta de toda uma ambientação cercada por fantasia e terror. Não há como negar que possui cenas marcantes diante de alguns elementos perturbadores.

A obra é publicada pela Alta Novel, e nessas páginas, o leitor tem a oportunidade de conhecer todo o talento da autora Sunyi Dean em seu romance de estreia.

Imagine os devoradores de livros, por meio de sua linhagem secreta, e pela dieta peculiar de absorver todo o conteúdo de um livro logo depois de comer ele. Que loucura, não é mesmo? Mas vai muito além de comer o "conteúdo" da obra, e é o desenvolvimento nesse universo que torna tudo tão incrível e inovador.

Devon é a protagonista desse livro e enfrenta dilemas bem complicados por conta do comportamento de seu filho, dentre outras problemáticas. O apetite do filho é diferenciado e parte para o lado mais sombrio por desejar mentes humanas. 

O fato é que a premissa é extremamente curiosa ao ponto de levantar muitos questionamentos também. Ao mesmo tempo também deixa as cenas ainda mais interessantes e instiga a pensar sobre ações e consequências de cada desejo e ações realizadas. Só lendo para compreender bem a respeito disso e de todas as reflexões envolvidas.

A escuridão se faz presente e revela o quão desafiador esse processo de transformações podem se tornar. Personagens precisam agir com frieza para sobreviver em meio ao caos em que estão. Por isso, que os sacríficios também se tornam tão necessários nesse trajeto.

Uma jornada gótica, profunda, expressiva e igualmente surpreendente, cercada por situações sombrias, dentre sentimentos intensos revelados por relacionamentos íntimos demais. Mas no final das contas. quem seriam os mostros reais desse cenário?

Eu devorei mesmo esse livro. No final, fiquei me perguntando que gosto teria esse livro se realmente o comesse. Seria uma mistura estranha; doce e ao mesmo tempo amargo talvez.
 
Classificação: 4/5

Comentários