Resenha: Textos do meu contexto - Andressa Batista, Editora Uiclap

 Sobre o livro:




Sinopse: Religião, política, deficiência visual, sexualidade, feminismo, autismo, aborto, autonomia, absolutamente nenhum assunto constitui um tabu para Andressa. Em textos breves, que seguem o ritmo e o tempo de cada abordagem, ela expõe sua opinião, seus temores e suas buscas, sem se furtar a sugerir soluções. Ou seja: Andressa nunca fica em cima do muro! Num mundo particular cujo contexto é a escuridão constante, a autora joga luz sobre conceitos e ideias que podem nos desconcertar, ou podem iluminar nossos pensamentos, mas jamais permitem que permaneçamos indiferentes: há delicadeza e gentileza até nas raras palavras que não podem deixar de ser duras. E há um bônus adicional: você abre este livro ao acaso e descobre, extasiado, que o destino cuidou para que o texto que aparece é justamente o que precisava naquele momento.


Resenha: Em "Textos do meu contexto", obra de Andressa Batista, a autora nos presenteia com textos rápidos, delicados, complexos e realistas. 

Um título fascinante e enriquecedor, que se destaca justamente pela diversidade de temas, alguns que são vistos pela sociedade como tabu -polêmicos, ou por vezes considerado desafiadores e até superficiais. 

Seria um diário de Andressa? E sim, essa, portanto já é uma das impressões iniciais, visto a proximidade com que a narração se mantém. 

Com o passar dessa narração, percebe-se cada vez mais o quanto há sentimentos e motivações diferentes em uma pessoa só. 

Independente, a forma como Andressa faz essa abordagem é muito clara, sincera, corajosa e expressiva. Não há dúvida de que ela sabe muito bem como se situar nos textos.

Questões profundas, que giram em torno de relações, representatividade, autismo, política, religião, deficiência visual, sexualidade, aborto, preconceito, feminismo e outros.

As reflexões são inevitáveis por conta das críticas sociais e opiniões expostas de forma tão convidativa e aberta a conexões pessoais únicas. São perspectivas desconcertantes e ao mesmo tempo sensíveis demais.

O leitor tem a oportunidade de explorar ideias, conceitos  mais sobre as próprias emoções, além de conseguir encontrar soluções curiosas e cheias de significados. Por isso que quem o lê, poderá ter experiências íntimas, afinal de contas, tudo depende do contexto ao qual irá perceber.

Diz muito a respeito de autoconhecimento num diálogo franco sobre todos esses questionamentos.

Leitura fluída, envolvente, dinâmica, breve e ao mesmo tempo intensa e igualmente inspiradora.

Sobre a autora:  Andressa é cega desde que nasceu e recebeu o diagnóstico de autismo aos 27 anos de idade. Página no facebook: Eu, cega e autista.

Disponível na Amazon e no Kindle Unlimited: (formato digital) https://a.co/d/gfN6LzZ

Loja Uiclap: (formato impresso) https://loja.uiclap.com/titulo/ua30459/

Classificação: 5/5

Comentários