Resenha: Cidade de Jade - Fonda Lee, Alta Novel

 Sobre o livro:



Sinopse: Uma saga emocionante com disputas de sangue intergeracionais, magia e kung fu. Kekon é o único lugar no mundo onde é possível encontrar jade, um minério mágico capaz de conceder capacidades sobre-humanas a uma pequena parcela da população. Uma rocha natural que já foi extraída, negociada, roubada e pela qual muitos já morreram. Por séculos, guerreiros Ossos Verdes honrosos como a família Kaul a usaram para aprimorar suas habilidades mágicas e defender a ilha de invasões estrangeiras. Agora, a guerra acabou e uma nova geração Kaul compete pelo controle da borbulhante capital de Kekon. Tudo o que importa é proteger o povo, acuar o mercado clandestino de jade e defender os distritos sob sua proteção. As tradições do passado têm pouco espaço nessa nação que muda a cada instante. Quando uma nova e poderosa droga que permite que qualquer um ― até mesmo estrangeiros ― use jade entra em cena, a tensão irrompe entre os Kaul e os Ayt, uma família rival, e abre espaço para a violência declarada. O resultado dessa guerra de clãs determinará o destino de todos os Ossos Verdes ― e de Kekon como um todo. “Um drama épico remanescente dos melhores filmes clássicos de Hong Kong sobre gângsteres, mas em uma metrópole fantástica tão enérgica e bem imaginada que fará o leitor esquecer que está lendo um livro.” ― Ken Liu, autor vencedor dos prêmios Hugo, Nebula e World Fantasy. “Um cenário belamente elaborado, um ótimo elenco de personagens e cenas dramáticas de ação. Uma leitura divertida e impossível de largar!” ― Ann Leckie, autora vencedora dos prêmios Hugo, Nebula e Arthur C. Clarke.


Resenha: "Cidade de Jade", obra de Fonda Lee (Alta Novel) apresenta cenários repletos de mistérios e elementos instigantes.

Um mundo fantástico que se alterna com a realidade descrita nessa história. E o modo como a narrativa faz essas conexões deixa tudo ainda mais crível e envolvente.

Há muitos detalhes que garantem uma empolgação ainda maior nesse mundo. E é justamente por isso que as emoções são tão vivídas nesse decorrer cheio de ação.

A ambientação se passa numa ilha fictícia chamada Kekon. Um mineral de propriedades mágicas conhecida como Jade, também garante um destaque incrível e cheio de enigmas sobre as habilidades que proporciona.

Diante dessa premissa inicial, já seria mesmo esperando que houvesse muita disputa sobre o controle desse artefato mágico.

O leitor tem a oportunidade de entender a respeito do aprimoramento das habilidades - tanto físicas quanto mágicas - por meio de Jade.

Muito interessante poder acompanhar as tradições, cultura e consequentes heranças do local, bem como as questões em torno da ilha e que permeiam os anos que passam. Essa parte da história torna tudo ainda mais especial, ainda mais pelo modo como é construído no contexto.

Diz muito a respeito de ambição, intrigas, desafios, rivalidades e ao mesmo tempo a luta pela preservação. Claro que com isso, surgem conflitos, muitas tensão e perigos iminentes.

Jade é um símbolo honroso, porém acaba se tornando também a responsável por batalhas épicas e dilemas que não parecem ter fim.

Uma leitura rápida e que deixa o leitor ansioso para conferir tudo sobre o desenvolvimento, até o desfecho.

Classificação: 4/5

Comentários