Resenha: Morte na Flip - Paulo Levy, Editora Bússola

 Sobre o livro:




Sinopse: Um novo caso do delegado Joaquim Dornelas. Vai começar a Flip–Festa Literária Internacional de Palmyra, um dos eventos literários mais charmosos do mundo. Na décima edição da festa e com a cidade cheia, o delegado Joaquim Dornelas está dividido entre a alegria e a preocupação. Para ele, quanto mais gente e mais festa, maior a chance de confusão. E é claro que o inesperado acontece, momentos antes do show de abertura: Dornelas se vê diante de uma cena que põe a si mesmo e a sua equipe, em estado de alerta. Um crime é cometido no início da madrugada. Pressionado pelo chefe e pela imprensa, nesta nova e saborosa aventura, Dornelas se vê envolvido numa complexa rede de fatos e intrigas que procuram desviar o rumo da investigação e confundir a polícia. Embalado por sua amizade colorida com Dulce Neves, por doses de sua cachaça favorita, por seu empenho como pai à distância e por seu mingau de farinha láctea, o delegado Joaquim Dornelas mais uma vez usa de aguçada intuição e incrível faro policial para desvendar mais um complicado crime.


Confira minha resenha publicada em 2012 AQUIAQUI


Resenha: "Morte na Flip" é uma obra nacional escrita por Paulo Levy, com publicação pela Editora Bússola. Essa é a minha segunda experiência de leitura (recente), porém já havia feito essa leitura há alguns anos atrás. Então, foi ótimo poder reler esse enredo e ter novas percepções interessantes sobre a trama.

Você pode conferir a resenha de Réquiem para um assassino AQUI.

O autor cria uma narratica envolvente ao explorar tanto de um personagem como o delegado Joaquim Dorneles. Ele é alguém que tem muito a oferecer diante suas intenções, confrontos, desafios e todo drama ao seu redor.

Aqui temos a oportunidade de adentrar num cenário de festividades, onde a Flip - Festa Literária Internacional de Palmyra, se destaca por ser um evento que movimenta grande parte da região.

O problema é que essa mesma celebração cultural vira palco para um crime misterioso, perturbador e carregado por situações estranhas. E é por conta disso que se dá início a investigação, esta que demonstra ser cercada por pistas confusas, manipulações, reviravoltas e muitas surpresas.

Dornelas é um protagonista peculiar e ao mesmo tempo cativante em seus traços mais pessoais, justamente por contrastar tanto no lado profissional e responsabilidades afins. Suas habilidades são muito bem exploradas, ainda mais pelo modo sagaz como absorve as informações no trabalho.

De qualquer forma, não há dúvidas de que Paulo conseguiu deixar ele mais humanizado por conta de suas características realistas. Uma figura sujeita aos erros e falhas bem íntimas, imperfeito, mas com qualidades excepcionais e com uma construção bem aguçada.

Diante disso, Dornelas precisa lidar com questões intensas a respeito de seu trabalho. Por conta disso, o clima ganha um rumo carregado de tensão, intrigas e mais complexidades emocionais nesse percurso. Tais condições humanas deixam a história ainda mais compreensível.

Aos amantes de um bom enredo policial, com boas doses de suspense, essa é uma dica maravilhosa. O texto se destaca nos destaques, expondo uma forte expectativa sobre as resoluções desse caso.
 
Classificação: 5/5

Comentários