Resenha: Pedra Bruta - Paulo Levy, Editora Bússola

 Sobre o livro:




Sinopse: Sexta-feira, final do dia. Dornelas aguarda tranquilamente a chegada dos filhos na rodoviária de Palmyra. Assim que o ônibus estaciona, uma clássica briga de trânsito estoura perto dali. O que deveria ser um evento isolado, transforma-se num pesadelo para o delegado. Horas depois, um cadáver é encontrado numa casa do Centro Histórico. Um crime brutal foi cometido. O imóvel tem como proprietário um influente membro de uma das casas maçônicas da cidade. Todos os indícios apontam que uma mensagem está sendo passada. Mas qual? Dornelas é forçado a abandonar as investigações diante de uma cena estarrecedora. Entre o amor de Dulce, os filhos, a equipe unida e leal, a cachaça favorita, as barras de chocolate na gaveta e o mingau de farinha láctea, Dornelas, um tipo humano, amante de música clássica e dono de um instinto aguçado, lança-se à caça de um assassino frio e sofisticado. Mas antes precisa enfrentar os fantasmas do seu próprio passado.


Leia também:


Resenha: "Pedra Bruta" de Paulo Levy, explora uma trama instigante, seja por conta de sua premissa curiosa ou por trazer elementos investigativos criveis, densos e  marcantes.

Outro fator a ser destacado é a respeito de Joaquim Dornelas, um protagonista diferente diante de suas emoções tão contraditórias. Alguém que carrega dilemas emocionais fortes, mas que ao mesmo tempo sabe muito bem como conduzir seu trabalho.

Uma ambientação que é cercada por segredos, desafios, aventura e conflitos. Palmyra é um lugar que carrega consigo, muitas lacunas e eventos perturbadores. Quem vê de fora, pode até pensar que o local é tranquilo, porém se mostra obscuro diante das descobertas que seguem nesse decorrer.

Dornelas aguarda seus filhos pacientemente, e em contrapartida se depara com uma briga de trânsito. Algum tempo depois, um corpo é encontrado de maneira suspeita. Um crime considerado alarmante por conta de tal brutalidade.

Ele é um personagem que se destaca diante seu caráter e ao mesmo tempo vulnerabilidade, assim como instintos e habilidades únicas. Claro que é confrontando a lidar com seus próprios dramas e passado sombrio, o que deixa  tudo ainda mais cativante.

Não há dúvidas de que essa investigação sugere um tom macabro diante das pistas que começam a surgir. As mensagens nas entrelinhas tão se mostram bem relevantes para descobrir a veracidade dos fatos.

Assim, é em meio a uma confusão e um clima cheio de tensão e cenas inesperadas, que surgem eventos complexos e enigmáticos. Uma trama que revela simbolismos, influências e ainda mais compreensões profundas no caso.

Uma leitura rápida e dinâmica, reveladora e instigante, diante de muito suspense e mistério em todo esse decorrer.

Lembrando que é possível conferir as resenhas dos outros livros do autor aqui no feed tambem: Réquiem para um assassino e Morte na Flip.

Classificação: 5/5

Comentários