Resenha: Todas as vidas de Tati - Vanessa Nascimento

 Sobre o livro:




Sinopse: No complexo de prédios Nova Miami, em São Paulo, a adolescente Tati vive cercada pelo luxo e pela pressão de ser uma influenciadora digital de sucesso. Sua mãe, Stephanie, é uma musa fitness obcecada pela aparência e determinada a transformar Tati em uma estrela. Ambas se preparam para um encontro com a famosa apresentadora Ticiane Oliveira, em busca da tão sonhada chance de participar de seu programa. Enquanto Tati questiona as expectativas impostas sobre ela e busca encontrar sua verdadeira identidade, mãe e filha enfrentam conflitos e aprendem importantes lições sobre o preço da fama e a importância de seguir os próprios sonhos. Todas as vidas de Tati é uma história envolvente que explora temas como autoaceitação, pressão social e a importância do apoio familiar na busca pela felicidade.


Resenha: "Todas as vidas de Tati", obra nacional escrita pela autora Vanessa Nascimento, apresenta uma leitura rápida, dinâmica e envolvente diante uma premissa que apaixona a medida em que o leitor conhece mais da trama.

Nessas páginas, o leitor tem a oportunidade de adentrar numa ambientação contemporânea e ao mesmo tempo complexa por conta das temáticas compreendidas. O cenário se mostra carregado de glamour e ao mesmo tempo cercado um um clima de competição, justamente ao envolve redes sociais.

Nesse meio, a protagonista, Tati, é uma adolescente de apenas 14 anos, que se vê em torno por expectaticas e oportunidades, ainda mais por ser uma influenciadora digital. Apesar de tão jovem, acaba tendo muitas cobranças e responsabilidades sérias. 

Por conta de suas obrigações, a pressão social se torna maior, o que envolve também outros assuntos e conflitos emocionais, como questões de estética, laços familiares, distúrbios alimentares e relacionados. 

O fato de haver uma imagem de perfeição sobre ela a faz repensar sobre suas ações, e isso também situa o fato de haver certa discordância entre mãe e filha. Uma mãe que vê na filha uma imagem para trilhar os seus próprios sonhos e ambições.

Nessa narrativa, é possível compreender que há vários desafios impostos no que diz respeito a popularidade, voltando aos assuntos relacionados a psicologia humana e todas as relações que se sobressaem.

Claro que por conta dessa proposta, surgem mensagens e questionamentos extremamente relevantes a respeito do uso excessivo das telas, bem como os impactos na vida e visões que situam a imagem pessoal. Esse é, sem dúvidas, um livro importante para se debater sobre esses temas, ainda mais pelas conexões tão realistas.

Diz muito a respeito sobre saúde mental também, justamente por situar transtornos sérios e que vêm se tornando cada vez mais comuns nos dias atuais. 

Uma personagem cheia de coragem, em busca de autenticidade, que se redescobre sem medo, mesmo que não seja o que as pessoas esperam dela de verdade. Por isso que a autodescoberta é outro tópico interessante em todo esse desenrolar.

Surgem lições valiosas e provocativas sobre o real significado de felicidade, autoaceitação, sonhos, empatia e afins. Portanto, é uma indicação de leitura leve e ao mesmo tempo marcante, para quem está procurando um título cativante, para ler em apenas um dia.

"E fora do story, tá tudo bem (mesmo)?"

Disponível na Amazon e Kindle Unlimited:
Classificação: 5/5

Comentários