Resenha: Carioba: As tramas do algodão - Gilberto Hackmann, Editora Oito e meio

 Sobre o livro:




Sinopse: Abandonados ainda bebês na porta da igreja de Carioba, Beppe, Fortunata, Diogo e Carmela têm seus destinos entrelaçados pela influente família Donner. Sob a tutela do patriarca Hans, Diogo e Carmela são criados como parte da família, enquanto Fortunata encontra refúgio na vida monástica e Beppe é atormentado por visões divinas. Na pequena comunidade de Carioba, Fortunata dedica-se à fé, Beppe luta com suas revelações, Carmela enfrenta desafios familiares e Diogo trabalha na fábrica de tecidos local. Através dessas quatro vozes, e de personagens marcantes como Loretta e Domênico, o livro de Gilberto Hackman monta uma rica tapeçaria da vida em Carioba, explorando a complexidade de temas como a desigualdade social, o racismo e o ciúme, mas, destacando-se sobretudo pela forma sensível e tocante de tratar o amor em suas múltiplas formas.


Resenha: "Carioba: As tramas do algodão" de Gilberto Hackmann, é uma obra profunda e sensível ao oferecer uma visão tocante e detalhada de uma pequena comunidade chamada Carioba.

Quatro bebês são abandonados na porta de uma antiga casa das freiras. Dessa forma, Beppe, Fortunata, Diogo e Carmela carregam consigo conexões únicas e cheios de mistérios e segredos impactantes.

Diogo e Carmela são adotado pelos Donners e os dois precisam lidar com dilemas pessoais, expectativas e outros desafios impostos em suas realidades.

A família Donner é cercada por muito poder e é por conta desse meio que essas vidas são entrelaçadas, fazendo com que o destino de ambos seja moldado pelas escolhas, influências e suas consequências.

Fortunata e Beppe trilham outros caminhos e suas vidas são marcadas por várias adversidades e lutas distintas, porém acompanha os dois em busca da própria identidade.

Carioba envolve conflitos únicos, deixando a leitura ainda mais crível e instigante. Não há como negar que o autor soube muito bem como situar todas as problemáticas nesse círculo de relacionamentos.

Diz muito a respeito de adaptações, estruturas sociais e econômicas. Temáticas envolvendo desigualdades sociais, injustiças, racismo, ciúme e outros são abordados de forma muito bem desenvolvida.

De tal forma, acaba gerando reflexões e ensinamentos interessantes a respeito de limitações, privilégios e relacionados. Um retrato da sociedade curioso, em especial ao poder mergulhar numa ambientação carregada por críticas tão relevantes.

O dinamismo entre os protagonistas é um dos pontos que mais se evidenciam nesse decorrer, justamente pela compreensão dos dramas situados. Outros personagens se destacam também, deixando a trama ainda mais diversificada.

Essa é uma trama inspiradora, rica e delicada, diante de simbolismos e muitas emoções complexas envoltas nas condições humanas e as relações que se formam.

Disponível na Amazon e Kindle Unlimited: https://a.co/d/aF0pOl6

Como você acha que os laços entre os quatro personagens principais, unidos pelo abandono e moldados por influências tão distintas, irão resistir às forças da fé, do amor e das desigualdades sociais que permeiam a vida em Carioba?
 
Classificação: 5/5

Comentários