Resenha: Egoístas - André Lessa

 Sobre o livro:




Sinopse: O que é ser egoísta? Até que ponto devemos abrir mão da nossa liberdade? Há uma forma correta de amar? Qual a linha entre o que realmente queremos e o que esperam de nós? Egoístas aborda essas e outras questões. É uma história sobre diferenças, mas também sobre identificação. Identificação com os personagens, os locais, as situações, os dilemas, os erros e acertos. João Pedro é discreto, Manuela é divertida. Manuela vive em Londres, João em Salvador. Quando os dois se conhecem em um verão inesquecível na Ilha de Itaparica, suas vidas se entrelaçam para sempre e eles escolhem trilhar um caminho nada convencional. Não que seja simples: ao longo das décadas seguintes perceberão que sair dos padrões pode ser doloroso e decisões aparentemente fáceis são muito mais complicadas do que se imaginava. A história se passa em bares onde nós bebemos e praias que frequentamos, traz músicas que todos conhecemos de cor e os personagens são como nossos amigos, colegas e familiares, em conversas que temos nos almoços de domingo, na mesa do boteco, no banco de trás do carro... na vida. De Salvador a Londres, de Itaparica ao Litoral Norte, do Rio Vermelho à Tower Bridge, do Farol da Barra ao Chuleta, de banco de avião à areia da praia, Egoístas é uma história regada a música, cerveja e água salgada, onde conflitos explodem, emoções afloram e não há certo ou errado, apenas decisões e consequências. Acompanhe, vibre, se emocione, ria e chore com a história de João Pedro e Manuela, um romance que atravessa décadas, continentes e convenções.


Resenha: "Egoístas" é uma obra nacional escrita por André Lessa, e compreende a respeito das complexidades da natureza humana. 

João Pedro e Manuela possuem personalidades distintas, porém se conectam de uma maneira bem interessante e ao mesmo tempo intricada. 

O dinamismo desenvolvido entre eles se destaca demais por conta de todos os altos e baixos em uma relação tão intensa, assim como toda a sua evolução. É possível perceber bem o amadurecimento de ambos, bem como as mudanças necessárias nessa vivência.

Enquanto ele se mostra todo reservado, ela é mais extrovertida. Detalhes que são percebidos ao longo do tempo que vai sendo explorado. Então, acaba se tornando fascinante perceber os desafios, as conexões e demais aspectos.

A narrativa trabalha bem em cima do relacionamento, desde conflitos, brigas até as partes mais amenas. E sempre trás consigo, menções nas entrelinhas sobre ser egoísta ou não. 

Portanto, vale muito pensar sobre as atitudes que se toma, pensando no individual ou quem está ao seu lado.

Assim, as ambientações diferentes se destacam demais, justamente por conta das memórias compartilhadas, referencias culturas - além das geográficas, trilhas sonoras e relacionados. Salvador e Londres se inserem por meio de uma jornada única, quase poética.

Os personagens passam por vários lugares, então é bem interessante acompanhar mais das experiências e percepções do casal.

Um livro cheio de nuances e que explora muitas camadas emocionais por conta dos dilemas situados no decorrer desta história. Pela escrita, é fácil demais se identificar com alguma passagem (ou várias) e sentimentos diversos.

Como esperado, trás reflexões, conceitos e questionamentos importantes sobre o significado do amor, da liberdade,  de escolhas e consequências, de sacrifícios, de identidade e claro, do egoísmo. Emoções é o que não faltam por aqui!

A edição física é em capa dura e trás detalhes incríveis, deixando o livro ainda mais especial.

Disponível em: https://a.co/d/07MQrmYT
 
Classificação: 5/5

Comentários