Resenha: Uma noiva alemã por correspondência - Cinthia Serejo, Principis

 Sobre o livro:




Sinopse: Hamburgo, 1858. Só dois tipos de mulheres aceitam ser noivas por correspondência: as tolas e as desesperadas. E Agnes se enquadra em ambos. Depois da morte do pai, sozinha e sem herança, ela responde a um anúncio de noiva por correspondência de um próspero emigrante alemão que vive no Novo Mundo. O que ela não imagina é que o anúncio não foi escrito pelo pretendente. Mas essa é apenas a primeira notícia surpreendente que ela vai receber.


Resenha: "Uma noiva alemã por correspondência" de Cinthia Serejo (Principis), apresenta um romance de época cativante e repleta de emoções sinceras. Esse é o primeiro título de Os Flemmings.

A ambientação não poderia ser mais intrigante diante um cenário histórico, repleto de reviravoltas e conflitos emocionais. A trama, situada em Hamburgo, no ano de 1858, é repleta de detalhes capazes de deixar o leitor absorto em todas as cenas e suas situações mais arriscadas e por vezes desesperadoras.

Uma época desoladora, diante as limitações e demais estigmas sociais que as mulheres enfrentam em suas jornadas. Tal compreensão é crucial para poder adentrar a fundo nessa história, justamente por se passar no século XIX. 

De tal forma, o contexto se encarrega bem de demonstrar as pressões, e o quanto as escolhas eram importantes quando diz respeito as consequências mais sérias. Casamento significava status social e estabilidade, então apenas isso importava mesmo.

A jovem Agnes, aparentemente, tem um futuro incerto, sem grandes expectativas. E é justamente por conta desse pensamento e de muito desespero, que toma a decisão de responder um anúncio de noiva por correspondência.

A posição em que Agnes se encontrava não era das melhores, seja pela perda do pai e também pela parte de seus bens. Então, diante de sua solidão e tamanha vulnerabilidade, já era de se esperar que tomasse uma decisão precipitada. 

Apesar dos riscos e de todas as expectativas, seria, então, sua única saída de urgência. Há questões mais complexas nessa narrativa e muito mais do que um simples anúncio pode repassar. Um engano faz com que ela conheça Klaus e as relação começa a se desenvolver de forma lenta, mas igualmente instigante.

Por isso que as surpresas e descobertas inesperadas se fazem tão presentes nesse decorrer. Questionamentos sobre o novo trajeto de Agnes são constantes também, expondo traços de suspense, ilusão, dramas, mistério e elementos relacionados.

Leitura bem leve e dinâmica, ao mesmo tempo em que também se torna empolgante, divertida e muito especial. Tudo isso é explorado diante de uma relação desafiadora, carregada de sentimentos profundos e impactantes.

Classificação: 4/5

Comentários