Resenha: A arte de abater anciões - Fábio Ochôa, Editora Cinco Gatas

 Sobre o livro:




Sinopse: “Fábio Ochôa escreve, escreve, escreve, escreve. Eu leio, leio, leio, leio o que o Fábio escreve. Achei que tinha lido tudo. Não sabia do rockabilly surrealista, do encontro entre Lovecraft e K. Dick, do Firmino Colgate e do que aconteceu depois que aquele gorila caiu daquele prédio. Num livro sobre os mundos que a gente não imagina, descobri que o Fábio tem muito mais mundos do que eu imaginava. Érico Assis Autor de Balões de Pensamento


Resenha: "A arte de abater anciões" obra nacional escrita por Fábio Ochôa (Editora Cinco Gatas) apresenta uma coletânea de contos carregada por peculiaridades e situações inesperadas. E é justamente por conta disso que a obra se mostra tão profunda e surpreendente.

Esse é um título envolto por contos muito bem trabalhados, visto que Fábio soube como se expressar em suas palavras. Trechos e ilustrações incríveis, que são cercadas por emoções, questionamentos e mensagens nas entrelinhas. 

De certa forma, os textos são lúdicos, e encantam por conta do tipo de identificação que cada leitor consegue perceber. Incrível pois o autor abre caminhos surreais para um tipo de criatividade muito especial. A gente tende a pensar bastante sobre o rumo dos episódios situados.

Uma literatura fantástica e que merece todo destaque aos aspectos voltados pelo terror e drama que são inseridos. São histórias independentes, apesar das conexões pelos temas tratados. Portanto, fazem refletir muito no decorrer da leitura, seja sobre o tempo inserido, sobre emoções, músicas diversificadas em suas tantas referencias, dentre outras representações.

Livros com temáticas diferenciadas sempre garantem uma empolgação enorme. E nesses contextos, em especial, o autor soube muito como como desafiar a imaginação com todo o desenvolvimento, referências, metáforas, descobertas e relacionados. 

Vai muito além de expor um lado sobrenatural e outras questões situando relacionamentos diante sua linguagem poética e sensível. Mas ao mesmo tempo é válido comentar que pode se tornar macabro e impactante no tom de destaque. Claro que tudo depende do ponto de vista compreendido, não é mesmo?

"Foram naqueles dias que compreendi absorto no martelar e reparar, o que é grande e absoluto demais para ser dito em palavras. Trabalhar junto sentindo aquela suavidade plácida que chamam de amor, não a tempestade de cobranças e expectativas da vida adulta" (Trecho do conto "O cadafalso do papai")

Não dá para negar que a edição também se destaca demais por conta das imagens no início dos capítulos e todas as características na capa, contracapa e afins.

Enfim, esse é um compilado de histórias que trás uma experiência de leitura única, inovadora e fascinante. Particularmente, devo dizer que li muito rápido, pois é um livro que envolve demais pelas abordagens.

Disponível no site da editora:

 e na Amazon: 
Classificação: 5/5

Comentários