Resenha: Coração de aço - Brandon Sanderson, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: Coração de aço
Executores #1
Título original: Steelheart (Reckoners #1)
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Páginas: 376



Sinopse: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império. Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.


Resenha: "Coração de aço", de Brandon Sanderson, primeiro livro de uma trilogia, intítulada como Executores, apresenta uma história muito intrigante e perspicaz. E confesso que só a sinopse já me conquistou, além da arte gráfica maravilhosa feita pela Editora Aleph. Eu ainda não conhecia o trabalho do autor, mas com certeza posso afirmar que virei fã e já quero ler outros livros seus.

Me surpreendi por vários elementos, sem contar que o enredo é muito bem desenvolvido e de leitura extremamente ágil também. Eu realmente fiquei pasma com algumas coisas, mas ai o leitor precisa tirar suas conclusões por conta própria. Eu que não vou estragar a surpresa de ninguém. Mas que dá vontade de contar tudo, ah isso dá...

Como imaginado, o poder é o responsável por muitos problemas nessa situação, algo que os leitores acabam encontrando em muitas outras histórias também. Sobe a cabeça com uma velocidade incrível, infelizmente. Em contrapartida, há o outro lado que deseja que tudo volte a normalidade, mas a gente sabe que o processo não é nem um pouco fácil, e não seria diferente por aqui.

Esse poder acaba sendo revertido da pior forma possível: onde a humanidade acaba levando a pior. Os Épicos não possuem controle nenhum, mas ai que os Executores precisam agir. Nessas ocorrências, David, o protagonista, é apenas um humano, mas tem muita coragem para planejar algo contra eles e tem algo que pode mudar tudo. Os outros personagens também garantem pontos importantes e valorizam ainda mais as partes envolvidas.

Acredito que o principal destaque se dá por conta da narração, afinal de contas é o que garante um envolvimento bem maior nessa ambientação. O autor soube como elaborar o texto para que fique em um tom mais dinâmico, e por vezes até divertido, mas tudo na medida certa e com muita ação nos processos também. Há muita aventura e tudo é considerado bem ousado, por sinal.

O gênero não poderia ser mais explorado, e é atraente demais, pelo menos para quem curte essa ambientação. Todas as características se destacam, apesar de sentir falta de algumas respostas e ter vários questionamentos pendentes. De qualquer maneira, é uma leitura mais do que recomendada, e que venham os próximos títulos da série.

Classificação SEL: 5/5

Comentários

Unknown disse…
Olá Fer,

Confesso que não leio muitas obras de heróis, nem mesmo HQ's mas com essa capa tão deslumbrante, surge uma pontinha de vontade de embarcar nesse universo. Achei interessante o tema central da obra ser o poder e como a humanidade fica a mercê disso. Mais interessante ainda é o protagonista ser humano e começar a lutar contra o próprio sistema, acho que iria me divertir um bocado com essa história. Embora não leia muitas obras do gênero, vou anotar a dica e também indicar a uma amiga que tenho certeza que vai curtir muito.

Abraços,
Cá Entre Nós
Olá
Eu já tinha visto esse livro no insta da editora, mas acho que nunca li nenhuma resenha da obra. Eu pensava que se tratava de uma coisa bem oposta do que eu acabei de ler rsrs,,sou muito idiota kkk. Eu gosto dessa capa feita pela Aleph. Enfim,que bom que você amou essa obra e espero poder ler em breve e gostar tanto quanto você. Até mais ver
Bjks
Unknown disse…
Olá!

Parabéns pela resenha! Gostei do seu ponto de vista, mas não é um gênero que gosto de ler, só leio uma fantasia se o romance for muito presente na história.
Lindo blog o seu!

Abraços!
Olá,

Sempre tive curiosidade para ler obras que envolvessem heróis e esse livro parece ser ótimo. Que ótimo saber que o autor elaborou bem o texto para ficar de forma mais dinâmica e tenho certeza que isso deve prender bastante o leitor. Adorei a recomendação e pretendo ler!

http://www.virandoamor.com/
Unknown disse…
Oi.
Eu gosto de livros do gênero mas, ao contrário do que aconteceu com você, o livro não me conquistou na sinopse.
Sua resenha me deixou curiosa e gostei de saber que a melhor parte foi a narrativa.
Memórias da Cat disse…
Eu amei essa capa mas confesso que se parece muito com os livros da Marvel. Confesso que ainda pensei por um momento que fosse. Gostei ds premissa acho que o fato de ter um protagonista humano dá um toque diferenciado ao contexto, mas não sei se apeteveria ler por agora. Vou comprar para dar de natal e tenho certeza de uma pessoa que vai adorar. Beijos
Larissa Oliveira disse…
Oi!
Pela capa imaginei que o livro tivesse alguma ligação com os super-heróis já conhecidos, como uma releitura ou uma história inédita e fiquei surpresa com o que encontrei, além de empolgada pois a premissa é muito boa. Fiquei curiosa pra conhecer a história e principalmente a narrativa que te conquistou.
Beijos!
Por Livros Incríveis
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Ainda não conhecia esse livro e, infelizmente, não me senti impelida a lê-lo.
Achei sua resenha muito bem escrita e bastante instigante, apesar de não ter me sentido convencida.
O livro parece ter uma temática interessante e bem trabalhada e aproveitarei a dica para meu irmão, pois acho que ele vai curtir.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Unknown disse…
Olá!
Adorei o enredo do livro. Gosto muito de histórias assim, cheias de ação e bem dinâmicas. Isso me chamou muito a atenção nesse livro, e olha que quando vi a capa não fiquei tão convencida assim de que era bom.
Sua dica está anotada aqui.
Bjs
Tamires Marins disse…
Oi, Fê

Eu também não conhecia o trabalho do autor. Sempre é bom conhecer autores novos.
Realmente o poder é uma coisa perigosa, nas mãos das pessoas erradas é mais perigoso ainda. A gente mesmo tem exemplos disso ao longo da história da humanidade...
Gostei de saber que a história é dinâmica, gosto assim.
E quando eu olhei a capa vi o Batman! hahahah

Beijo

Driely Meira disse…
Oiee Fê ^^
Eu ainda não conhecia esse livro, mas li a sinopse e já fiquei curiosa para conhecer. Sua resenha me fez ter certeza de que eu preciso mesmo ler esse livro! Fico feliz em saber que o autor conseguiu manter uma narrativa envolvente e divertida (amo!), espero que os outros livros da série também sejam bons assim.
MilkMilks ♥
Milkshake de Palavras
Raquel disse…
Olá Fer, tenho que confessar que eu não sou muito fã de super heróis, dificilmente pego pra ler algo do gênero. Gostei da forma como você retratou a obra, mas acredito que eu não leria.

Abraços
Ana Gabriela disse…
Tô preocupada, meu livro desse ainda não chegou... e pelo que o pessoal da Aleph disse já era pra ta por aqui. Enfim, tô muito ansiosa pela leitura. Essa capa tá incrível e parece um enredo muiiiiito bom!
www.belapsicose.com
Carla disse…
Oie!
Nossa, adorei esse enredo!
A única coisa negativa que faz parte de uma trilogia, rs. Eu já estou cansada de ficar acompanhando séries e trilogias. Mas a história vale a pena, e estou bem curiosa para poder conferir.
Bjks!
Histórias sem Fim
Dayane Reis disse…
Olá =) Ainda não tive a oportunidade de ler os livros de Brandon Sanderson. O livro também me chamou atenção pela sinopse. Que bom que você se surpreendeu com o livro. Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou com vontade de ler. Apenas não gostei de saber que faz parte de uma série de livros. Beijos'
Oiii!!!
Gosto muito de livros dinâmicos, leituras arrastadas me fazem demorar séculos na leitura.
Parece ser um livro bem interessante, por ser trilogia, eu não leria agora por falta de tempo.
Beijos
Denise Simino disse…
Oie,

Estou com esse livro aqui para ler, e empolgada e receosa ao mesmo tempo. Não costumo ler livros com super-herói, mas a sinopse me chamou a atenção. Gostei da sua resenha e espero que a leitura me envolva e eu goste, a capa é linda demais. :)

Bjs, @dnisin
www.sejacult.com.br
Nayara Borges disse…
Olá!
Eu já estou louca por esse livro desde quando a Aleph apresentou a arte da capa, quando li a sinopse pirei, mas infelizmente ainda não consegui adquiri o livro. Estou muuuito curiosa pra saber como será o comportamento do personagem com o poder e tudo mais.
Beijos,
Nay
Traveling Between Pages
Helô Delgado disse…
Oi Fer, esse livro parece tão distante do gênero que costumo ler. O poder é algo difícil de lidar, quanto mais temos, mais queremos, por isso as complicações. Dica anotada! Abraços
Catharina M. disse…
Oie
uau que bom que curtiu tanto o livro, não é um livro que leria mas entendo as pessoas serem tão fãs pois parecem ser bem legais mesmo

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Ingrid Cristina disse…
Oi Fê!

Gostei muito de poder conferir suas impressões a respeito desse livro, principalmente por ter sido tão atraída por essa sinopse. Acredito, baseada em seus comentários, que será um leitura muito prazerosa pra mim, por isso irei procurar saber mais a respeito do livro e do autor. Obrigada pela dica.

Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro ainda, e para ser sincera eu não me agradei muito com ele, então acredito que eu não leria no momento. Talvez pelo gênero que não estou muito acostumada, mas gostei muito da sua resenha e de ver a sua opinião. Talvez um dia dou uma chance a ele e quem sabe mudo de ideia né?

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/