Resenha: Um Porto Seguro - Nicholas Sparks @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Um Porto Seguro
Título original: Safe Haven
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
ISBN: 9788581630045
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.




Resenha: "Um Porto Seguro" narra a história de Katie e os últimos acontecimentos dramáticos de sua vida. Ela se mudou para uma cidadezinha pequena e tranquila, chamada Southport e de início podemos notar que ela está fugindo de um passado obscuro e atormentado por mágoas. 

E é nessa cidade que ela pretende fazer uma nova história e dar um rumo à sua vida conturbada. A moça consegue um emprego em um restaurante chamado Ivan’s, uma instituição que funcionava há quase trinta anos. Katie estava se habituando perfeitamente naquele local, mas o medo ainda costumava ser seu companheiro mais frequente.

Ela não tinha amigos, porém em um momento um tanto inusitado, conhece Jo, que passaria a ser a sua vizinha. Tenho que falar que no começo não simpatizei muito com ela, pois a achei muito direta e até meio sem noção diante das coisas que falava. Porém, com o tempo, com o diálogo, e a convivência das duas, ela foi me conquistando gradativamente. Acho que em alguns momentos de nossa vida, é bom ter uma pessoa que nem Jo: alguém sincera, confiante, otimista e que está ao nosso lado independente de nossa história e escolhas.

Ela guiou Katie até a luz e a incentivou nos momentos tristes. Tenho que dizer – sem dar nenhum spoiler – que Jo, sem dúvida nenhuma, foi a personagem mais admirável e surpreendente, ao mesmo tempo.

Outras pessoas acabam entrando na vida de nossa personagem: Alex, um homem viúvo que vivia com seus dois filhos: Kristen e Josh. Ele era dono de uma loja que vendia artigos rurais, frutas, verduras, geleias e outras conservas. E foi nesse ambiente que os dois se conheceram e apresentaram os primeiros indícios de interesse um pelo outro.

Aos poucos eles foram se conhecendo e se adaptando um ao outro. Katie estava cada vez mais presente na vida dessa família e apesar de seus medos constantes, ela decidiu dar uma chance ao que estava por vir, já que ela estava se sentindo realmente muito feliz...depois de tanto tempo de angústia e sofrimento. 

Depois de tanto se encontrarem na loja, houve o primeiro encontro, e foi nesse dia que ela soube que podia confiar nele, independente de ele ter trabalhado na Divisão de Investigação Criminal – DIC, como investigador. Katie estava receosa quanto a isso, porém ele lhe mostrou um homem honroso e fiel à sua palavra. Mas será que ela estaria segura ali?

O que vemos no decorrer da trama é um ex marido – Kevin – raivoso e fora de contexto. Katie – na verdade, se chamava Erin – e só queria ficar longe daquele homem alcoólatra, violento que tanto a maltratou e a explorou. 

Uma pessoa sem noção que faz as coisas em estado inconsciente e que depois vem pedir desculpas pelos seus atos. Sem falar que baseia os seus próprios atos e o de outras pessoas citando o nome de Deus. Como enfrentar toda essa barra sozinha, se nem a polícia consegue ajudar nessa situação?

Nicholas Sparks está novamente de parabéns por escrever um drama digno de elogios sem fins e muitos dramas – pelo menos, da minha parte. Mas imagino que você também vai se emocionar com essa história tão característica. Acho que é bem essa palavra que descreve o livro: envolvente. E mais: Surpreendente. Eu estou apaixonada por esse livro!



“O amor não significa nada se você não estiver disposta a assumir um compromisso e você não pode pensar apenas no que quer. Você tem que pensar também no que ele quer. Não apenas agora, mas também no futuro.” Pg.241


Classificação SEL: 5/5

Comentários

Gabi disse…
Oi Fê, adorei a sua resenha, e fiquei muito curiosa em relação a esse livro. Eu adoro os livros do Nicholas Sparks exatamente porque eles sempre nos surpreendem quando a gente menos espera, né. Bjs, Gabi.
Giovanna Milanez disse…
Parabéns pela resenha, estou louca para ler esse livro. Um beijo.
http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/
Aline Coelho disse…
Parabéns pela resenha
Unknown disse…
Olá, gostei da sua resenha, eu nunca li nenhum livro do Nicholas mas tenho vontade, todos falam muito bem dos livros dele, mas como minha lisa de leitura é imensa parece que eu nunca tenho chance de comprar seuqer um livro dele, mas um dia eu consigo, rsrs.
Abraços.

http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
Unknown disse…
Ameiii sua resenha... Visita meu blog http://romancesdabruna.blogspot.com.br
Anônimo disse…
nossa, eu estou lendo esse livro, estou no comecinho, mas dá para ver! é ótimo, recomendo :)
Fabi disse…
Curti muito o seu blog!! Já estou louca pra ler esse!! Adoro o Nick!! rsrsrsrs
Unknown disse…
Esse livro parece ser lindooooooo!
http://vilarejoliterario.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

Meu blog: www.umcontainer.com