Como encontrar tempo para a leitura

Com a rotina cheia de obrigações, é difícil conseguir terminar um livro em poucos dias. Descubra algumas dicas para ler mais e em menos tempo

Queremos mais tempo para fazer exercícios, ler livros, ir ao cinema e dormir, mas conseguir fazer todas essas coisas e ainda trabalhar é muito difícil. Estabelecer uma rotina que nos satisfaça pessoal e profissionalmente exige muito foco e organização. No caso da leitura, na maioria das vezes temos tempo para ler, apenas não percebemos isso.



As tentações que não nos deixam ler fazem com que pensemos que tudo o que nos falta é tempo, quando na realidade a falta é de disciplina. Tentações eletrônicas, por exemplo, estão sempre disponíveis para nos privar de uma atividade mental que requer mais foco e esforço como a leitura. Quando chegamos em casa depois de um dia de trabalho, é difícil encontrar disposição suficiente para desligar a TV e se concentrar em um livro mais desafiador.

Uma dica ótima se você quer encontrar tempo para ler sem ter que, necessariamente, mudar sua rotina é começar com um livro que você adora. Quando lemos algo assim, encontramos o tempo necessário para conseguir ler alguma página a mais. Queremos saber o próximo passo dos personagens e como aquela cena espetacular irá terminar, então não medimos esforços para ler.

Tente perceber em que horários ou em quais oportunidades você consegue ler. Durante o horário de almoço, no caminho de ida e volta para casa, antes de dormir, nos intervalos das aulas, etc. Você irá perceber que tem sim tempo para ler, apenas não aproveita como deveria.

Comentários

Helaina Carvalho disse…
Concordo com você! Muita gente diz que não lê porque não tem tempo quando na verdade tem vergonha de admitir (até para si) que não tem o hábito de ler porque não gosta ou por preguiça mesmo!

Ler exige mais esforço do que ver TV, passatempo preferido entre muitas pessoas, mas assim como você disse "começar com um livro que você adora" é uma ótima ideia! Realmente não tem como resistir a vontade de ler mais uma página, mais um capítulo, quando você quer saber o que acontece com o personagem!

Tem um post novo no meu blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Passe por lá se quiser!! Ficarei feliz com a visita!!

Beijusss;
Sonhos melodias disse…
Concordo com Helaina. Para quem curte ler dá-se um jeito. Eu mesma estou sempre lendo dois ao mesmo tempo e consigo administrar a leitura numa boa entre minhas inúmeras tarefas. TV só emburrece e o tempo que se perde na sua frente pode-se aproveitar lendo um bom livro. E olha que tem livros pra todos os gostos.
Bjs