Resenha: Delírio - Lauren Oliver @intrinseca

Informações do livro
Título: Delírio 
Volume I
Título original: Delirium (Delirium #1)
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 342






Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?





Resenha: Delírio é uma distopia que nos faz viajar em uma emocionante e incrível história, onde no futuro, na cidade de Portland, o amor é proibido e tratado como doença - Amor Delira Nervosa. Os cientistas acabaram descobrindo uma cura e desde então, mais pessoas estão se libertando desse mal. Eu achei essa premissa muito original, e a autora consegue criar novas explorações para o sentimento e suas causas.


Mas será que é mesmo um mal tão grande assim? É o que a trama nos leva a refletir, por meio de uma escrita poética e sutil. Assim que estivessem curados, as pessoas seriam unidas de acordo com os interesses comuns, casariam e teriam filhos. Ou seja, tudo isso parece ser muito do século passado. Algo combinado e que não pode, em nenhum momento, envolver emoções. Elas são o perigo real na sociedade.



Magdalena - ou Lena como é mais conhecida, está prestes a passar pela intervenção (cura), mas se vê intrigada a respeito desse assunto. Sua mãe era uma resistente, que passou pela intervenção muitas vezes, até chegar o ponto de ela se suicidar. Esse é um assunto muito misterioso e acredito que poderá haver uma abrangência familiar maior na continuação desta trama.

Lena sabe que todos os sussurros e conversas direcionadas a ela, são a respeito dessa história e não a deixam esquecer por nenhum segundo, o seu passado. Ela é uma personagem tímida, mas passa a impressão de que vai conseguir amadurecer mais. E de acordo com suas próprias experiencias entenderá os princípios que deve seguir.

Pouco antes da intervenção, ela conhece alguém que faz com que Lena descubra novos sentimentos e emoções - Alex (♥). Ele é um jovem supostamente curado, mas com o tempo os dois começam a se conhecer e se envolver. Estão apaixonados e agora precisam lutar a favor desse amor proibido. Mas o problema é que há muitos obstáculos, problemas e dúvidas.

A narração e diagramação do livro são excelentes. Adorei a trama cheia de encantos, mensagens reflexivas e momentos ansiosos. E o final - ah, o final... - me fez querer mais, muito mais. Que desfecho!!!





"AMOR: uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados."




Classificação SEL: 5/5

Comentários

Aline Coelho disse…
Já tinha ouvido falar desse livro mas ainda não tinha lido nenhum sinopse. Confesso que fiquei mega curiosa, meu Deus mais um para minha lista =/ e a mesma está bem extensa =0
Enfim mais uma distopia né???
Luara Cardoso disse…
Eu to doida pra ler esse livro! Ele parece ser incrível.

Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Anônimo disse…
(Nena)Eu quero muito ler esse livro!Estou a um tempão querendo ele, mas parece que eu vou ter que esperar mais um pouco :/ e com mais essa resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler (;