Mudanças: você está preparado para isso?

O que fazer quando você sabe que precisa mudar, mas não quer? Sabe que precisa, mas tem medo, muito medo das mudanças que virão? Essas e outras perguntas, em algum momento sempre acabam passando pela cabeça das pessoas.


Tão assustadoras para a maioria, as mudanças vêm e mesmo se forem positivas, as pessoas as temem. Por quê? Mesmo vindo em nosso benefício, temos medo de sair de nossa zona de conforto. Isso acontece do mínimo aos extremos, desde um corte de cabelo inovador até uma mudança de cidade.
Claro que existem certas situações em que não há como evitar, afinal sou feita de carne e osso e tenho um coração que bate. Muitas transformações aconteceram na minha vida de uns tempos para cá. Algumas boas, outras ruins e outras mais ou menos. Só que a cada dia eu tenho aprendido e pelo menos tentado enfrentar desafios, até mesmo o de inovar.
Tenho que decidir se quero seguir aquele caminho, trabalhar naquele emprego, morar naquela cidade ou me casar. No fundo, a gente sempre sabe o que é melhor, mas nem sempre consegue cumprir os objetivos. Alguém já havia comentado que, em algumas situações, teríamos que deixar alguma coisa para trás, e a gente fica enrolando a cada dia que passa. Mas aí você sabe que precisa optar.
Apesar da natureza estar em constante movimento, muitas vezes optamos por estacionar. Enraizamos na mesmice e, em nome de uma suposta segurança, desperdiçamos oportunidades. Reinventar-se é criar o novo. É o que nos dá a confiança de fazer diferente, buscar o desconhecido, olhar para aquilo que até então nos parecia estranho. Quantas mulheres cabem dentro de você? Quantas vidas você é capaz de sorver num gole só? A vida é movimento, metamorfose. Os corpos mudam o tempo todo e desencadeiam novos comportamentos. Trata-se de um processo gradativo, sem saltos. Reinventar-se está longe da ideia de imaginar um 'eu mirabolante'. É atribuir significados interessantes ao passado, aceitar a si mesma e apreciar o caminho para ampliar a consciência e os espaços criativos.
O tempo passa, as flores desabrocham, os meninos tornam-se homens, as idéias mudam... Acredito que o mundo seja sinônimo de liberdade. Digo isso porque existem tantas coisas por aí a serem descobertas, tantos lugares a serem visitados e amizades a se encontrarem, e a lista não para por aí.  Imaginação é um dom para quem sabe usar, é um bem necessário e nosso tempo é pequeno demais para tantas dúvidas e medos.
Sempre acreditei naquela frase: “Precisamos ser a mudança que queremos ver”. É bem por aí mesmo, em cada esquina da vida tem um caminho diferente. Pare um segundo e pense a respeito. Qual você quer seguir?

Por Fernanda Camilo


“Um belo dia, depois de inúmeras repetições do mesmo erro, a gente desiste. Com tristeza pela perda, mas com alegria pela descoberta, diz pra si mesmo: cheguei até aqui. E, então, a vida muda.”
Martha Medeiros

Comentários

Aline Coelho disse…
Nossa amiga que texto maravilhoso vc está de parabéns. Concordo mudanças são sempre dificeis mas totalmente necessárias, vc se sente vivo qnd decide mudar ou qnd sente que é preciso mudar. Estou numa fase assim, sai do emprego em maio e estou até outubro de seguro desemprego, então tenho esse tempo para pensar o que eu quero da vida daqui pra frente e me preparar para isso.

Mas essa questão das mudanças também pode ser trazida para os livros, muitas vezes nos acostumamos a ler um estilo literário e temos receio de depositar nosso tempo precioso em outros estilos, mas acredito que é bem positivo ler um pouco de tudo para poder ter certeza do estilo que você mais gosta.

bjos e sucesso queridona!!!
Unknown disse…
Oie Fernanda! Amei o texto e que inspiração ein ? O que você falou ai é a mais pura verdade,mudamos e nos reinventamos após passarmos por inúmeros acontecimentos em nossas vidas,isso é movimento.

strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br
Unknown disse…
Eu curti muito ler. Também tenho passado por muitos momentos conturbados e de mudança esse ano. Te desejo sorte e muita luz para guiar tuas decisões.

Lembre sempre de uma frase sábia "Não existe o 'como teria sido', só existe o caminho que se tomou".

liliescreve.blogspot.com