Resenha: Clube da Insônia - Tico Santa Cruz, Editora Belas-Letras

Informações do Livro:
Título: Clube da Insônia
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas-Letras
Páginas: 103 
SKOOB 




Sinopse: Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.




Resenha: O livro Clube da Insônia, de Tico Santa Cruz é repleto de indagações e histórias envolvendo o comportamento da sociedade. Possui 22 textos, sendo que cada um nos leva à diferentes gêneros literários, como poesias, contos, crônicas e desabafos que lembram canções. Tem uma dinâmica inovadora e narração simples, que te prende e nos faz refletir sobre vários assuntos. 

O autor confronta e expõe seus medos, indignações, descrenças, paranoias e angústias, tudo de acordo com as próprias experiências pessoais, questiona suas atitudes e mistura muitos sentimentos. O livro é dividido em 2 partes. A primeira parte contém textos e poesias que questionam e falam sobre o universo íntimo do autor, expondo situações que o levam a descrever coisas simples que relatam o crescimento pessoal. Tico reflete sobre questões pessoais que falam de insegurança, tristeza, amor e respeito. Na segunda parte, os textos são bem mais reflexivos, desde temas políticos à sociais. 



Tico conta um pouco de sua história, desde a infância, as escolas frequentadas, amigos, loucuras e "besteiras" que realizou, quando jovem. Nos próximos capítulos, Tico nos prende de uma maneira totalmente envolvente nas reflexões e emoções. Escolhas que teve que fazer, riscos que teve que correr, novos valores e pontos de vistas. 



"Abrir os olhos as vezes é complicado. A luz pode cegar, mas se tiver coragem, logo, logo estará vendo o mundo por um ângulo mais interessante. Estou abrindo as portas sem medo." Pág.30



Ao ler o livro, me vi várias vezes como se estivesse em uma conversa comigo mesma. Cada palavra de Clube da Insônia te faz pensar, imaginar, sonhar...ir mais além. Ele indaga sobre as relações com o mundo, os poderes e envolvimentos das mídias sociais e as diversas personalidades humanas e também faz referência as diversas manipulações no país.


A diagramação do livro está perfeita.. A editora Belas-Letras está de parabéns e claro, agradeço pela  oportunidade de poder resenhar essa obra. O livro ainda conta com ilustrações lindas de Carlinhos Muller, do Estadão, que reproduzem tatuagens e se conectam ao universo de Tico Santa Cruz, bem como um projeto gráfico que valoriza a estética do preto e do branco, relacionado ao bem e o mal. Super recomendo, é surpreendente como você fica fascinado com a escrita, que conseguiu transcrever a realidade muito bem.




Classificação SEL: 4/5


Assistam ao book trailer de Clube da Insônia:


Comentários

Unknown disse…
Para mim é novidade e achei superinteressante!


liliescreve.blogspot.com
Aline Coelho disse…
Que bom que vc gostou, Tico é um cara muito polêmico.
Quando eu era mais nova amava a banda Detonautas e sempre lia o blog dele "Clube da Insônia" e na época me fascinava com as reflexões, mas depois que vi a participação dele no programa "A Fazenda" confesso que me decepcionei pq ele pra mim era uma coisa e lá se mostrou outra =/
Mas que bom os textos do blog foram compilados para esse livro isso nos faz pensar que podemos fazer algo parecido um dia, lançar algo baseado nas nossas reflexões no blog.
Mas sendo imparcial, adorei sua resenha, parabéns querida!!! Bjos