Resenha: Geração Subzero - Felipe Pena, Editora Record

Informações do Livro:
Título: Geração Subzero
Ficção Brasileira
Editora: Record
Autor: Felipe Pena (Org.)
Páginas: 322
SKOOB | GOODREADS 



Sinopse - Geração Subzero - 20 autores congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores.A editora Record e o escritor Felipe Pena (organizador da coletânea) tem o prazer de apresentar o Geração Subzero. Coletânea com a participação de escritores como: André Vianco, Thalita Rebouças,Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Ana Cristina Rodrigues, Juva Batella, Estevão Ribeiro, Pedro Drummond, Luiz Bras, Luis Eduardo Matta, Eric Novello, Sérgio Pereira Couto, Delfin, Julio Rocha, Helena Gomes, Vera Carvalho Assumpção, Martha Angel, Janda Montenegro e Cirilo S. Lemos.


Resenha: O livro Geração Subzero reuniu em uma coletânea, textos de vinte autores bem diversificados, que estão se destacando pela aprovação do público.

Felipe Pena afirma que "a coletânea é para aqueles leitores que não conseguem largar um livro, que têm prazer na literatura, que têm prazer no ato da leitura. Para esses leitores é que é feita a Geração Subzero".

O que também me chamou muito a atenção é que todos os autores reunidos na obra, cederam seus direitos autorais para a ONG Ler é 10 – Leia Favela, que forma leitores no complexo de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro. Abaixo, cito os textos que podemos encontrar na seleção e algumas considerações (sem spoilers):

O Cão - Juva Batella –: Gisela é uma estratégica pessimista, mas ao mesmo tempo é otimista ao extremo o que na soma a torna uma realista. Certo dia o inevitável acontece e a dona de dois pastores se envolve numa aventura que tem um final surpreendente.

Cristais De Prata – Pedro Dummond - Antero se apaixona por uma senhora casada e tenta salvá-la de um marido violento e corrupto. Uma jornalista encontra uma fotografia em seu móvel antigo e começa uma investigação para procurar a pessoa da foto. Antero e a jornalista têm algo em comum. Seus destinos estavam traçados desde o começo.

A canção de Maria - André Vianco: A canção de Maria é uma história bem misteriosa. Ezra é um lenhador que numa noite incauta vê bater em sua porta, pedindo abrigo, uma jovem grávida. Você nem imagina o que virá a seguir...

Na Maternidade - Thalita Rebouças:  Armando é casado com Angela Cristina. Ele não abre mão da pelada nas segundas a noite, mesmo nos casos mais importantes...

Fogo E Trevas – Eduardo Spohr – Um grupo se depara com uma besta e unindo poderes, força e inteligência tentam derrotá-lo. Esse conto possui bastante ação e aventura.

O Índio No Abismo Sou Eu - Luiz Bras – Esse conto nos fazer viajar pelo futuro e pelas transformações. Tantas sensações...

A Filha Do Diabo – Luis Eduardo Matta: Esse conto tem uma pitada de sobrenatural e muito suspense, com uma trama de possessão diabólica.
Dê-Me Abrigo – Sérgio Pereira Couto – Um ex-soldado americano condicionado a matar ao som de Gimme Shelter muda-se para uma casa que ficou vazia por dois anos. Os protagonistas Paulo e Cristina vivem uma conturbada relação amorosa.

Ao Cortar Os Cordões – Estevão Ribeiro – Nesse conto analisamos o diálogo entre um psiquiatra e sua paciente. Achei bem reflexivo.

O Primeiro Dragão – Raphael Draccon – É uma história cheia de fantasia, cenários e personagens bem detalhados. Tem uma leitura agradável e envolvente.

O Preço De Uma Escolha – Ana Cristina Rodrigues – Em um futuro não muito distante neo-humanos e humanos convivem normalmente. Um conto com muita ficção e investigações.

Polaco – Julio Rocha: Matias vai para o Rio substituir um garoto que havia quebrado a perna. Sonhava em conhecer a praia e o baile funk.  O que acontece é que ele é confundido com um traficante da região.

Para Sempre Em Um Dia – Helena Gomes: Urraca perdeu seus parentes. Com o passar do tempo encontrou um amor e reconstruiu sua família. Em tempo de guerras e maldições a menina queria apenas ser feliz e amada.

Outra Vez na Escuridão – Carolina Munhóz: A história da escritora dá um novo aspecto às fadas. É umas espécie de conto de fadas gótico, ou algo assim. Fiquei encantado com o ambiente depressivo e cinzento que a protagonista, Jade , me foi apresentada. O contraponto do conto é a Leanan Sidhe (fada) Sophia, a musa da artista que Jade vai se tornando ao longo da história. Carolina Munhóz trata através da fantasia de um tem extremamente atual, a vida de orgias que se entregam as celebridades no auge da fama.

A Sabedoria De Clementina – Vera Carvalho Assumpção – Clementina é mais esperta que doutores e senhores. Uma negra alforriada não se deixa levar por crendices e “milagres”. O conto é engraçado e apesar de curto está bem contado.

Entrevista Com O Saci – Martha Argel – Maria de Lourdes trabalha num asilo cuidando de tantos idosos que mal tinha tempo para dar a atenção que eles mereciam. Eis que ela simpatiza-se por seu Tião e resolve ouvir suas maluquices depois do trabalho. Uma história deliciosa que nos leva ao folclore brasileiro e a nossa infância. Entrevista com o Saci é uma história simples, mas que prende o leitor. É sempre incrível ver quando um escritor se compromete com o resgate da mitologia nacional, e este foi o caso de Martha Argel neste conto. A história diz respeito à Maria de Lurdes, que trabalha num asilo e passa a conhecer um velhinho, digamos, um tanto diferente.

Outras Onomatopéias – Janda Montenegro: Nesse conto conhecemos Odervan, que passa por alguns contratempos no trabalho e com a esposa.

O Escritório de Design Probabilístico – Delfin:
O conto de Delfin nos mostra uma situação inusitada, a história de Othon e seu estranho emprego, onde ele trabalha com mais cinco pessoas e a única tarefa é responder a uma pergunta diária. Parece uma história simples, mas a trama ganha contornos que prendem a atenção de forma inesperada e depois deixam aquela lacuna para a imaginação.

Um Chá Com Alice – Eric Novelo – Adorei o conto. Fiquei meia hora me olhando no espelho após viajar nesse conto delicioso. Afinal quem não tem uma Alice interior e quando se olha no espelho tenta encontrar nem que seja um rastro dela? 

Quando li o título Um chá com Alice, logo liguei a clássica personagem de Lewis Caroll, mas não, necessariamente, é ela. Para que você entenda, existem várias referências àquela Alice, mas o autor em momento algum afirma ser ela. Esta Alice é uma adolescente que frequenta o consultório do psicanalista Dr. Cappellaio. O delicioso do conto é que esta personagem,assim como a do Caroll, também tem aqueles trejeitos estranhos e engraçados. E acreditem, existem algumas ideias que facilmente poderiam ser usados numa aula de semiótica, mas com uma dose de humor desta incrível personagem. 

Recomendo muito a leitura de Geração Subzero, para quem quer conhecer bons escritores e ótimas histórias.




“Este livro não é uma antologia, pois, os contos e autores não têm a pretensão de figurar entre os melhores de sua geração ou estilo, que é o princípio básico de qualquer antologia".  – Pág 14


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Aline Coelho disse…
Nossa deve ser bem legal mesmo \o/
Fiquei curiosa para ler os contos da Carolina Munhóz que sou fã. E claro dos queridos Eduardo Spohr e Raphael Draccon, dois autores que admiro muito. Parabéns pela ótima resenha, vc conseguiu mostrar um pouco de cada coisa. Adoro vc, saudades e te espero no meu LVP ... tô sempre esperando seus comentários viu!!!