Resenha: O voo de Icarus - Estevan Lutz, Editora Novo Século

Informações do Livro:
Título: O voo de Icarus
Autor: Estevan Lutz
Páginas: 239
Editora: Novo Século
Novos Talentos da Literatura Brasileira




Sinopse: Num futuro próximo, na cidade marítima de Agartha, a vida do jovem Icarus oscila entre dois vícios: a realidade virtual e uma droga alucinógena denominada nirvana. Em busca de tratamento médico, ele acaba se tornando voluntário para a experimentação de um avançado medicamento baseado na nanotecnologia, o Sinaptek, o qual, posteriormente, lhe causa uma extraordinária reação adversa: a projeção de sua consciência, o que lhe permite viajar por diversos lugares do planeta e para outros mundos, empreendendo uma jornada do centro do universo ao centro da inconsciência humana. Estaria tudo, apenas, na mente de Icarus?



Resenha: O livro conta a história de Icarus, um rapaz totalmente viciado em jogos virtuais e numa droga chamada nirvana. É também um dos planejadores de jogos em realidade virtual de uma mega empresa da área de games.  Ele é daquelas pessoas que ficam 24 horas em seus jogos, e com o tempo isso começou a afetar seu comportamento, tornando uma pessoa agressiva, distante e solitária. 

Até que ele aceita os conselhos de sua amiga Ceres, e vai em busca de tratamento. É ai que conheçe o Dr. Voga, que lhe apresenta um remédio ainda em experiência, o Sinaptek, que é fabricado com a tecnologia nanorobótica.

Essa tecnologia tem como objetivo fazer com que pequenos robôs entrem em sua mente para tentar reconstruir a realidade perdida, ajustando as deficiências químicas. O livro, por traz da história, traz também alguma reflexão sobre o uso exagerado das novas tecnologias e o quanto isso pode afetar as nossas vidas de várias maneiras.

Depois de um tempo, Icarus está curado e se sentindo muito bem. Mas em uma festa,  inala sem querer uma pequena dose de Nirvana e acaba não se sentindo muito bem e resolve ir para casa. Em sua cama tem sua mente projetada para fora, onde presencia um suicídio. A partir daí Icarus começa a ter dúvidas e cada vez mais sonhos, colocando a droga no meio. 

O final do livro não me surpreendeu, porém não vou entrar em maiores detalhes para não haver spoiler. Recomendo o livro para quem gosta de histórias sobre ficção científica, intrigas, conspirações e aventuras. 


Classificação SEL: 3/5 


Comentários

Unknown disse…
Oi Fe, aparenta ser interessante, mas não é muito o meu estilo de livro. Gosto de finais surpreendentes, então não acho que gostaria de lê-lo. hehe
Beijos
http://alanahomrich.blogspot.com.br/
Lucas disse…
Gosto de ficção cientifica, porém sou não sou tanto fã. Mas, coloquei esse livro na lista, por ser nacional.


Lucas
livrosecontos.blogspot.com
Cultura e Donuts disse…
Oie! Awn eu adorei a resenha! Parabéns pelo sucesso, o blog está cada vez melhor *-*
Eu já seguia aqui ha um tempo e agora curti no facebook *-*
Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz...
http://foolishhappy.blogspot.com.br/

xoxo
Aline Coelho disse…
Caramba esse livro tem uma temática bem difícil né????
Apesar de achar interessante ficção cientifica não costumo ler muitos livros nessa temática, mas acredito que leria esse se tivesse oportunidade. Parabéns por mais uma ótima resenha.
Bjos e saudades
Kezia Martins disse…
Bem o tipo de livro que gosto. Adoro essa temátiva.
Já adicionei a minha listinha hehe
Adorei!

Beijinhos
fulanaleitora.blogspot.com.br
Não costumo muito ler livros com esse estilo, mas esse chamou minha atenção! Parece ser bom...
André disse…
Opa, ficção científica é comigo! E quando ainda tem essa alusão com antiguidade clássica... *---*
Gostei da resenha, quero ler o livro!
Unknown disse…
Envolveu tecnologia e seus bens - ou males-, poxa, gostei :D
Amo ler de tudo e ficção científica é um dos temas que gosto de ler. E não poderia ser diferente, principalmente depois de ler sua resenha. Amei.
Unknown disse…
Ficção científica não é muito o meu gosto. Mas, a resenha é interessante.
Mallú Ferreira disse…
Bastante real e ao mesmo tempo, surreal. Parabéns pela resenha. (:
Quezia Barbosa disse…
Esse livro é muito legal ! É diferente , porém , o final é mesmo fraco ( e confuso ) . MAS , eu recomendo , rs.