Resenha: Sereias - Mirella Ferraz @NovoSeculo

Informações do livro:
Título: Sereias
Subtítulo: O Segredo das Águas
Autor: Mirella Ferraz
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 240




Sinopse: “E então aconteceu... a mágica chegou... e não existiam pernas e pés ali, mas sim um manto de escamas com mil tons de anil, verde e dourado. Uma cauda de peixe... uma cauda de sereia!” Neste romance encantador, urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água. Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço você estaria disposto a pagar para ajudar seu grande amor? Com uma narrativa dinâmica e empolgante, o leitor viajará pelo mundo de uma das mais fascinantes figuras lendárias, e presentes, de todos os tempos: a sereia. E verá que, muitas vezes, as lendas são mais reais e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos. Venha desvendar o que se esconde nos mares... “Fiquem então em silêncio e apurem seus ouvidos, porque podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia...”.



Resenha: A história se inicia no ano de 1982. Marina sempre foi uma mulher muito forte e batalhadora, era casada com Tom havia cinco anos e sempre quis ter um filho. Durante muitas tentativas e idas aos médicos, foi em uma viagem à Bahia, numa tentativa de vivenciarem uma segunda lua de mel, o casal presenciou uma grande magia. Essa magia começou com as lindas paisagens paradisíacas que os acompanhavam. Naquela noite, eles encontraram uma escultura em forma de sereia, pintada de branco-prateado.


“Porém, lhe faltavam os cabelos compridos, típicos dessas divindades mitológicas. E ela também não tinha rosto. Para Marina, ainda que a estátua apresentasse traços adultos, como a estatura e os seios fartos,ela também lhe passava a bizarra impressão de representar um feto, algo que ainda estava para nascer. Se sentimento inicial fora como se aquilo representasse muitas metáforas de sua vida. Seios fartos como os de uma provedora, deuma mulher grávida, e com elementos de um feto ainda sem identidade. Pg. 15


Marina e tom ficaram muito tempo na praia naquela noite e nem viram o tempo passar. De repende, viram uma senhora negra, vestida com um vestido branco de rendas que exibia pequenos pontos de luz brilhantes. Ela se encontrava sozinha, e então o casal resolveu ir até ela. Marina sentiu uma emoção repentina e não entendia porque se sentia assim, e começou a chorar.


“A senhora de rosto bondoso e pele de ébano confortou-a um pouco mais, e após um momento, sussurrou-lhe no ouvido, com uma voz doce e poderosa: - Pronto, minha querida, esta noite você será abençoada e atendida, e enfim o destino vai se cumprir.” Pg.18


Claro que os dois ficaram muito surpresos com a situação e não entenderam nada. Eles apenas se lembra que a senhora lhes entregou um botão de rosa branco e disse para Marina fazer um pedido, que é claro pediu um filho.  Um mês e meio depois Marina descobre que está grávida e fica extremamente feliz. Um dos pontos mais interessantes desse livro, além da história, é a narrativa detalhada acerca dos personagens, que faz com que o leitor sinta que os conhecesse de muito tempo.


“Marina decidiu contar a novidade a Tom. A reação do marido não poderia ter sido outra. Era como se da noite para o dia houvesse se tornado o homem mais feliz do planeta, e agora corria para contar ao mundo qual o motivo de sua felicidade.” Pg.23


Marina teve uma gravidez calma, levando em conta apenas uns enjoos, mas desde que começara a ter sempre o mesmo sonho, ela se sentia muito nervosa, sensível e com medo.  E assim que Coral nasceu ela jurou que nada poderia separar mãe e filha.  Coral é uma personagem muito bem detalhada na trama, e acredito que seja muito parecida com a autora, o que talvez a Mirella Ferraz tenha mesmo se inspirado em si própria, já que ela ama sereias e tudo que as cercam.
Os capítulos são bem curtos e em alguns deles podemos ver a narração sendo feita por Marcelo, um garoto que se apaixonou por Coral assim que a viu.


“Coral estava sentada na carteira do meio, e eu não consegui enxergar nada além dela quando adentrei a sala de aula. Ainda permanecia em pé, ao lado da porta, quando seus olhos pousaram em mim, e eu não consegui me mexer. Um segundo depois veio um sorriso. Ah...Aquele sorriso acabou comigo. Senti que poderia ter até uma vertigem, uma queda de pressão, e me balancei de uma perna a outra.” Pg. 69


Os dois começam a se envolver mais e mais, porém precisam enfrentar muitos obstáculos para viver esse amor. E Marcelo vai ajudar Coral no que for preciso. Ela, que é praticamente viciada e encantada pelo mundo das sereias, precisa desvendar alguns mistérios que a cercam em um verdadeiro conto de fadas. Sem falar que o final é muito bom, que pode ter uma continuação, mas...acho melhor não falar mais nada, leiam e entenderão o que eu estou falando.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Eu quero muito ler Serias!! Amei a sua resenha ficou perfeita.
Parabéns para Mirella pelo livro e para vc pela ótima resenha.

Bjs, Lígia Miraglia.
Suzana Rodrigues disse…
Sabe se esse livro vai ser saga?
Unknown disse…
Obrigada Lígia, o livro é mesmo muito bom. Bjs
Unknown disse…
Oi Suzana, o final deixou uma ponta para continuação sim... espero que tenha ;) Bjs
Unknown disse…
o final deixou claro uma continuaçao mas a mirella disse que até agora quem sabe mas ela fez o livro pra ser unico ç.ç
o que é uma pena
amei a resenha
ele virou um dos meus favoritos. terminei de ler há algumas semanas
Unknown disse…
Parabens pela resenha.
Estou super curiosa pra ler esse livro,
Ja tentei ganhar em promoções mais ainda nada ahahaha
O livro é lindo neh, a autora também..
Vi uma entrevista dela na globo, linda de mais
Parabens pelo blog
Beijos
http://vdsweetlove.blogspot.com.br/
Fernanda Ohashi disse…
Aaaiii, adorei a resenha! adoro quando eu termino de ler a resenha e quero que o livro se materialize nas minhas mãos! hahaha loucura né?! mas eu só consigo descrever assim :p assim que a chegarem os livros dessa semana eu já coloco esse na lista :)

Beijos, Nanda - Super Bookaholic
http://www.superbookaholic.blogspot.com.br

RUDYNALVA disse…
Adorei a resenha! Adoro literatura fantática e as sereias estão em alta.
O livro me pareceu bem emocionante. Parabéns pela resenha.
cheirinhos
Rudy
Aline Coelho disse…
Amei sua resenha, não sabia que esse livro era tão interssante, quero ler logo logo. Vc aí fazer sorteio dele??? Que capa linda!!!,