Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare, Editora Record

Informações do livro:
Título: Cidade dos Ossos
Os Instrumentos Mortais #1
Título original: City of Bones 
(The Mortal Instruments #1)
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Grupo Editorial Record
Páginas: 462
SKOOB | GOODREADS 




Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


Resenha: Confesso que demorei mais do que gostaria para terminar a leitura de Cidade dos Ossos. Ele já estava em minha estante há um certo tempo e até já havia lido algumas páginas, porém só voltei a retornar a minha leitura esta semana. E me arrependo de não ter lido antes, mas enfim...certamente foi um livro que independente do que virá, se tornou um dos meus favoritos. E agora estou tão envolvida com a história que não perdi tempo...assim que acabei de ler Cidade dos Ossos, já fui correndo começar a ler Cidade das Cinzas.

Clary e seu amigo Simon vão a uma boate chamada Pandemônio, e logo a menina se vê encarando um garoto meio diferente que está acompanhando uma garota, que também parece ser bem estranha. Clary percebe que há duas pessoas os seguindo e que estão armados. Assustada diante da situação Clary pede que Simon vá chamar os seguranças para verificar, e assim que o amigo desaparece ela vai atrás daquelas pessoas e conferir com os próprios olhos se há realmente algum problema. 

Só que diante da cena ela ficou extremamente confusa acerca da conversação daquele grupo, e por ver um deles matando o outro, ela chamou a atenção deles para si...Eles ficaram igualmente chocados, só que foi pelo fato da menina conseguir enxergá-los. Assim que Simon chega com os seguranças, fica mais confuso ainda, porque no local está apenas Clary. O que ela vai entender depois é que o tal garoto era na verdade um demônio e os outros, Caçadores de Sombras – o que poderiam ser denominados mais ou menos como um tipo de força maior no submundo.

Os próximos acontecimentos só servem para aumentar o envolvimento de Clary e Simon com os Caçadores de Sombras. Sua mãe Jocelyn, acaba sendo seqüestrada, e ela vai parar em um Instituto onde vivem os caçadores. Jace, Isabelle e Alec acabam se envolvendo mais do que imaginam nesta situação e irão ajudar Clary a desvendar os mistérios em volta de sua vida e o paradeiro da mãe.

Eu simplesmente adorei cada personagem, até mesmo Simon com seu jeito meio tímido de ser, mas ele parece ser aquele personagem que tem um papel essencial na série (o que estou achando que tem mesmo). Ele é apaixonado por Clary, tipo desde sempre, e ela é claro nunca percebeu, para variar. E a própria personagem principal também me chamou muito a atenção por seu jeito determinado e forte. 

Isabelle  (ou Izzie) e Alec, são irmãos e é possível perceber de longe o quanto são unidos, apesar de possuir suas diferenças. E o que falar de Jace?? Ah Jace...eu já tinha lido várias resenhas sobre esse livro e muitas delas diziam o quanto ele era especial e tudo o mais. Mas eu sempre pensava: porque isso? Ou o que será que ele tem e tão especial? É, agora eu sei. Sei até demais o quanto é irresistível.

E estou mais que encantada por ele..pelos dois na verdade. Eu não quero soltar grandes spoilers aqui, porque sei que muita gente não gosta, ( ENTÃO NÃO LEIA A PARTIR DAQUI) >>> mas eu fiquei tão confusa na parte em que foi descoberto que os dois são irmãos que eu estou criando dezenas de hipóteses na minha cabeça para que haja alguma solução concreta. Sério, to tentando descobrir, e não me desesperar mais ainda...

Eu sei que neste primeiro volume, o romance não foi tão forte, mas acredito que deu um toque a mais para toda a aventura e fantasia depositada na série, o que foi sensacional. Existe palavra mais forte para envolvimento?? Não sei descrever ao certo tudo que senti e estou sentindo diante deste primeiro volume, só que estou escrevendo essa resenha ansiosa para chegar em casa e terminar de ler Cidade das Cinzas.

A história se tornou tão surpreendente que tenho que confessar que nunca esperaria por esse desfecho. MESMO!  Diante de tantos fatos que ligam o começo da história ao final, eu não conseguiria imaginar ou associar tal inclusão. Mas óbvio que depois fiquei pensando: Como eu não pensei nisso? Haha.  O livro teve aquele efeito em mim, de criar diversas expectativas, possibilidades e teorias, e superá-las de acordo com que a leitura ia avançando. Claro que agora estou com muitas teorias na cabeça para a série.

Apesar de ainda estar concluindo o segundo volume, já sei de certeza o quanto a série é rica em efeitos complexos de mitos, enredo super desenvolvido, personagens totalmente adaptáveis aos leitores, e o melhor repleta de emoções intensas. Estou apaixonada por essa ambientação, e sou ainda mais fã de Cassandra Clare a cada dia que passa.

Classificação SEL: 5/5

Comentários

Unknown disse…
oi flor nossa amei saber
bezosssssssssssssss

http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/
Preto no Branco disse…
Oii queridaa!!
Cidade dos ossos é muuuito bom mesmo, haha, e Cidade das cinzas melhor ainda, infelizmente li apenas esses dois, mas quero muito ler todos da série. Parece que vai melhorando a cada exemplar, pois já li diversas resenhas de cidade de vidro e uma de cidade dos anjos caídos, todas falando super bem, rs.
Beijoo!!
Oii!! Nossa esse livro é demais né?
Eu amei, devorei ele em poucos dias, acho que a série vai ser ótima, já estou como segundo livro para ler...
Amei sua resenha, achei bem completa, vou fazer uma em breve tb.

Só que esse livro me conquistou, me tornei fã.
Bjs
Oi! Eu gostei muito... Eu já li o livro a sua resenha ficou muito completa.

Bjs, Lígia Miraglia.
Unknown disse…
Oi Lígia, muito obrigada!!! Bjs =*
Unknown disse…
Oi Aline, muito obrigada! Bjs =*
Andrea disse…
Essa série é incrível! AMO Magnus e Alec 4eva!!! :D
Já leu Peças Infernais? Cassandra Clare virou uma das minhas autoras preferidas. Ela tem todo um jeito pra contar histórias, sem papas na língua.
Anônimo disse…
Oi Fê, tudo bem?

Esse livro chamou muito minha atenção, mas até agora não consegui começar a leitura. Tomara que a fila diminua e dê para iniciá-lo.

Bem legal a resenha, continue postando.

bjão
Bruna disse…
To morrendo de vontade de ler, por isso mesmo já comprei pela net.
Resenha perfeita, menos o spoiler, não consegui deixar de ler, hehe
Beijos

cocacolaecupcake.blogspot.com.br
Aline Coelho disse…
Parabéns pela ótima resenha, adorei!!!
Nesse fim de ano pretendo comprar toda a serie para ler seguido no próximo ano!!!!
Bjos
fabdosconvites disse…
Infelizmente é uma série que não conheço ainda e morro de vontade de ler.
Bjs, Rose.
Book Teen disse…
Já ouvi falar muito bem desse livro mesmo não curtindo muito o estilo.