“A Batalha pela Alma dos Beatles”
conta a história da separação do quarteto de Liverpool e os dramas humanos do
império criativo e financeiro que sobreviveu ao fim da banda
Nossa Cultura lança no Brasil o livro
do jornalista inglês Peter Doggett que percorre e documenta as trajetórias dos
”príncipes da cultura pop” dos anos 60, de seu auge em 1967 aos desdobramentos
nos 40 anos seguintes.
Dezembro de 2012 – A música e
o carisma dos Beatles embalaram os anos 60 e os ideais de liberdade, amor e
união que marcaram o período. O quarteto de Liverpool conquistou legiões de fãs
em todo o mundo e uma enorme popularidade. Quando Paul McCartney anunciou em
1970 que não planejava mais trabalhar com os Beatles, a notícia do encerramento
da carreira do grupo foi recebida como um sinal do fim de uma era de otimismo
sem precedentes na história da cultura popular. As músicas e o mito dos Beatles
sobreviveram à separação da banda, assim como a discussão sobre as razões que
levaram a este desfecho. Quarenta anos depois, Peter Doggett, jornalista,
escritor e fã dos Beatles, conta a história no livro “A Batalha pela Alma dos
Beatles”, que está sendo lançado no Brasil pela Editora Nossa Cultura.
“A Batalha pela Alma dos Beatles”
percorre a história pessoal e corporativa dos Beatles, desde o seu auge em
1967, passando pelo implacável declínio dos meses finais, até os infindáveis
desdobramentos posteriores. Por quase quatro décadas, os quatro integrantes,
suas famílias e parceiros de negócios foram forçados a viver em meio às
reverberações daquele sucesso incrível.
“As estranhas consequências desse
destino – estar divididos mas ainda combinados, separados e no entanto juntos –
são o assunto deste livro”, explica o autor, em sua introdução. “Sobreviver e,
às vezes, prosperar no olho de um furacão jurídico, financeiro e emocional
talvez esteja entre suas maiores e menos valorizadas façanhas. Passando por
tudo, juntos e isolados, em confronto e em harmonia, os Beatles de algum modo
conseguiram criar e preservar uma música tão duradoura quanto seu mito,
condensando perfeitamente seu próprio tempo e enriquecendo todos os tempos a
seguir”, afirma Doggett.
O livro revela e documenta as rivalidades
pessoais e profissionais que dominaram as vidas dos Beatles desde 1969: as
shakespearianas batalhas das famílias de Lennon e McCartney, os conflitos
existenciais de George Harrison, dividido entre espiritualidade e fama, os
esforços de Richard Starkey (Ringo Starr) contra o alcoolismo, as relações
mutáveis entre os quatro, ao lutarem para afirmar suas identidades fora dos
Beatles, e a transformação da empresa multimidiática, a Apple Corps, criada
para salvaguardar seus interesses, mas que acabou por controlar suas vidas.
Ao escrever o livro, Doggett diz ter
preferido confiar nos relatos da época, em vez de em bem ensaiadas anedotas
sobre o passado distante, e ter tido a sorte de encontrar e conhecer muitas
pessoas-chave da história, numa variedade de locais e circunstâncias.
“Embora este livro tenha sido fruto de
uma ostensiva pesquisa ao longo de um ano intenso, apoia-se em meus quarenta
anos de fã e colecionador, e trinta de escritor profissional e autor. Durante
essas três décadas, eu vi três dos Beatles tocarem em locais grandes e
pequenos; pude fruir um breve encontro com George Harrison; e me contive para
não infligir uma conversa banal a Paul McCartney, não querendo perturbá-lo. As
vozes de todos os quatro Beatles estão fortemente representadas neste livro:
sua narrativa é, em parte, uma crônica de como eles reagiram pública e
privadamente aos eventos que temperaram suas vidas”, explica Doggett.
Publicado originalmente em inglês em 2010 com o título “You Never Give
Me Your Money”, o livro de Doggett foi muito elogiado pela crítica
internacional. Segundo a revista Rolling Stone, o autor expõe neste livro “o
divórcio mais agonizante da história do rock. Rigorosamente documentado, ‘A
Batalha pela Alma dos Beatles’ é uma nota final sombria e, ao mesmo tempo,
fascinante sobre a maior banda de rock de todos os tempos”.
Sobre o
autor:
Peter Doggett escreve sobre música pop, indústria do
entretenimento e história social e cultural, desde 1980. Jornalista e
colaborador dos periódicos ingleses Mojo, Q, e GQ, é autor de: The Art and
Music of John Lennon; o volume sobre Let It Be e Abbey Road, na série que
detalha a criação dos álbuns dos Beatles; o estudo pioneiro das interseções
entre rock e música country, Are You Ready for The Country?, entre outras
obras. Mais recentemente, publicou uma enciclopédia da contracultura e seus
protagonistas nos anos de 1960: There’s a Riot Going On.
Sobre a
Editora Nossa Cultura – Com sede em Curitiba (PR), foi
fundada em 2005, inicialmente com foco no – à época - pouco explorado mercado
de audiolivros. Em 2010, já com expertise nesse setor e com um expressivo
catálogo de audiolivros, a Nossa Cultura expandiu sua atuação e passou a lançar
também livros em formato papel. Atualmente, o portfólio é composto por 69 audiolivros
e 31 obras em papel, a maioria best sellers mundiais. Entre os audiolivros
destacam-se “Engolido pelas Labaredas”, do cronista americano David Sedaris,
que no Brasil foi narrado por Marcelo Tas, “Água para Elefantes” de Sara Gruen,
que já havia sido publicado em 44 idiomas, Laowai, escrito e narrado pela
jornalista da TV Globo, Sônia Bridi, e cinco títulos do renomado autor Dale
Carnegie. Na linha de livros em papel estão obras como a autobiografia de
Nelson Mandela, “Longa Caminhada até a Liberdade”, “Quem Escreveu
Shakespeare?”, de James Shapiro, lançado na FLIP 2012, “MOJO!, de Marshall
Goldsmith – autoridade mundial em liderança, a coleção “As Rosas Inglesas”, da
cantora pop Madonna, “Menonita de Vestidinho Preto”, de Rhoda Janzen, que ficou
dois meses entre os mais vendidos do New York Times, e quatro títulos de Neale
Donald Walsch, entre eles “ Comunhão com Deus”, que ficou entre os mais
vendidos nos Estados Unidos durante dois anos e meio e foi traduzido para 34
línguas. Além de obras próprias, o catálogo online da Nossa Cultura inclui
livros e audiolivros publicados por terceiros / parceiros, somando 400 títulos
que podem ser conhecidos e adquiridos no sitewww.nossacultura.com.br.
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