Resenha: Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta, Editora Gutenberg

Informações do livro:
Título: Fazendo Meu Filme
A Estreia de Fani #1
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Páginas: 336
SKOOB | GOODREADS 



Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.




Resenha: Esse é um daqueles livros que você gostou tanto, mas tanto que nem sabe direito por onde começar a resenha. Eu o li em um domingo inteiro, ou seja mergulhei nessa história contagiante e só sai de lá, quando alcancei as últimas páginas. Estava muito ansiosa para começar a ler essa série, e pelo que li do primeiro livro, estou vendo que não vou me decepcionar nenhum pouco.

Estefânia Castelino Belluz, mais conhecida como Fani é uma menina de 16 anos, que está estudando no 2° ano do ensino médio. Narrando sua história em 1° pessoa, conhecemos sua rotina na escola, em casa, com os amigos e familiares. 

Primeiramente somos apresentados a uma lista de DVDs, onde Fani cita quais são seus filmes preferidos. Ao todo são 55 filmes. E em cada capítulo, nos deparamos com frases desses filmes. Achei essa parte sensacional, pois cada um desses quotes representam algo e nos passam uma mensagem diante da história.

Os capítulos são curtos e no decorrer da trama conhecemos uma menina normal como qualquer adolescente deve ser: com suas crises emocionais, emoções a flor da pele, amizades verdadeiras, amores não correspondidos e por ai vai. 

Conhecemos também seus amigos que são sensacionais, cada um com seu valor. Claro que não vou citar todos, mas a Gabi e a Natalia também merecem seu destaque especial, pois fazem de tudo para animar a amiga nos momentos mais difíceis e inusitados.


“Acontece que, de repente, você começa a imaginar como seria se aquele beijinho que ele sempre te dá na bochecha escorregasse um pouquinho mais para o lado...” Pg. 180


E é ai que entra o melhor amigo de Fani – Leo. Ele é aquele tipo de pessoa que você sempre quer por perto, e é como se fosse um irmão, isso na visão da menina. Mas é obvio, por todas as ações do garoto, que ele sempre desejou algo a mais que amizade, mesmo sabendo que ela nunca o veria da mesma maneira que ele. 

E quando Fani passa em primeiro lugar na prova para estudar em um intercâmbio, Leo parece não ter gostado da novidade. Todos sabem o quanto ele gosta dela, mas parece que a menina não consegue enxergar isso, já que tem uma paixão obsessiva por seu professor de Biologia, Marquinhos.


“Tinha outros casais na pista, mas não tenho a menor ideia de quem. A música estava alta, mas eu não sei dizer qual era. Eu tinha acabado de olhar o relógio, mas eu não me lembrava mais das horas. Eu só sabia que eu queria que o tempo congelasse naquele minuto. E que aquela música não terminasse nunca mais.” Pg. 209


O livro tem uma leitura super empolgante e interativo, com seus bilhetinhos em sala de aula, conversas pelo MSN, listinhas feitas pela Fani. Enfim, a trama é realmente emocionante, e faz com que rimos, choremos e torcemos juntos por um final feliz. 

Sabe que sempre que leio um livro bom, acho que a minha resenha nunca vai chegar a altura e nem passar uma mensagem tão boa quanto o livro, mas enfim...se deixasse, eu ficava horas escrevendo sobre Fazendo Meu Filme. Mas...vou lá ler o próximo que estou super ansiosa.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Unknown disse…
Oi Fê! Também vejo muita gente falando bem desses livros, e depois da sua resenha fiquei com mais vontade de LÊ-LO! :)

beijos!

Jéssica - Strawberry de livros e filmes
Adorei sua resenha :D Já li toda a série e realmente e perfeito o modo como Paula Pimenta desenvolve a estória e único e os acontecimentos são de tirar o fôlego !

euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )
Unknown disse…
eu ainda nao li esse livro
e nem nada da paula, sou mega curiosa pra ler sabe
gostei da resenha.
Unknown disse…
Oi Fê, eu amo os livros da Paula Pimenta. Adorei a sua resenha. Conseguiu descrever tudo com muita emoção. Bjs, Tami.
Ameeeeiii! Todo mundo indica muito esse livro e eu sou doida pra ler. Depois de sua resenha vou comprar com certeza!
http://meninadalivraria.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Eu também AMO este livro (e esta série em geral) o jeito da Paula é incrível, não tem como não gostar e eu até escrevi um pouco sobre ela em meu blog, olha lá: https://tantoliterario.wordpress.com/2016/11/05/indica-paula-pimenta/