Resenha: Vestígios - Lygia Canelas

Informações do livro:
Título: Vestígios
Autor: Lygia Canelas
Edição da autora
Páginas: 120
SKOOB 


Sinopse: "Se procurarmos o tempo para encontrar a menina de dezesseis, treze, de dezoito anos, não as veremos senão os seus vestígios, algo que insinua as suas idades, mas não as representa objetivamente. Nessas meninas mora o vestígio de toda mulher que anacronicamente ex-siste no mundo em relação com as coisas e pessoas, e sente tudo em profusão como uma Flor de Maio. Se procurarmos o espelho que nos reflete o rosto que o tempo, indômito, insiste em cunhar sulcos, encontramos o reflexo de lantejoulas que brilham em um show sem precedente, não paga salário e nem enche barriga: vestígios de um mundo que só conhecem aqueles que sabem fazer de uma panela de plástico um ampliador de voz." Marco Maida
 Quer conhecer mais sobre a autora? VISITE ESTE POST


Resenha: Vestígios me proporcionou uma leitura agradável, com uma narrativa leve, ágil e super descontraída. A autora conseguiu reunir contos e poesias que conseguem marcar de algum modo o leitor e fazer com que pense a respeito de suas próprias ações e atitudes...enfim, sobre a própria vida. 

Nesta trama, acredito que o ponto de partida foi entender sobre o que significa de verdade a palavra “Vestígios”. E é no desenrolar das palavras, que entendemos a noção de cada sentimento descrito nas cenas detalhadas pela autora.

“O silêncio dos pensamentos...É esta a ausência que eu quero que percebam: a ausência que se dá e não se percebe por estar preenchida a mente com imagens, ideias, sensações, fantasias, sentimentos, tudo dilatado; os olhos voltados para dentro, acompanhando tudo, levemente tensos e rijos; as linhas, as formas, as cores, as coreografias...(sabiam que os livros também possuem coreografias? Belíssimas! Todo escritor é ator, diretor, louco e bailarino).”Pg. 23

Apesar do livro conter poucas páginas, nos faz resgatar sentimentos variados, desde as mais variáveis dúvidas até simples pensamentos desconexos e soltos. Porém acredito que o essencial nesses contos está da maneira de como cada leitor o interpreta. Eu posso entender uma coisa completamente diferente de você e por aí vai. 

Acredito que ai está a grande sacada e ousadia de “Vestígios”. Nele, Lygia Canelas adentra nas particularidades do mundo feminino e nos faz avaliar tais palavras de uma forma surpreendente. São os tipos de textos que nos fazer pensar, mesmo depois de finalizar a leitura, é algo que adentra em nossa cabeça e nos faz refletir inúmeras vezes.


A narrativa possui um todo de criatividade, ao explorar assuntos variados e que nos chamam a atenção. Por exemplo, podemos encontrar referencias sobre os sentidos das coisas, diversas peculiaridades, indagações sobre a vida, sobre a morte e como nossa vida se desenvolve durante esse tempo. 

Nos perdemos nessas palavras e resgatamos vários sentimentos, desde vontades q saudades de épocas que passaram em nossas vidas. Com certeza, é um livro mais que recomendado! Parabéns Lygia pela obra, e obrigada por me proporcionar uma leitura tão agradável.


“Droga! Eu não sou mais adolescente (SOU SIM! E serei para sempre...). mas contínuo tão perdida quanto antes...Então, ser adulto é isso mesmo? O mesmo de quando eu era adolescente, só que com a certeza de que as questões que não tinham resposta não têm mesmo resposta.” Pg.119


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Lygia Canelas disse…
Eu é que agradeço! Obrigada pelas palavras, que esse livro possa fazer boa companhia a quem o ler! :)
Vanessa Meiser disse…
Adoro quando um livro é leve e descontraído, nunca tinha ouvido falar neste e sinceramente fiquei bem interessada. Se você gostou é porque deve mesmo ser super bom!

Beijokss

Vanessa - Blog do Balaio
http://balaiodelivros.blogspot.com/
Erich Sant'anna disse…
Um dos meus livros de cabeceira... maravilho!
Erich Sant'anna disse…
Maravilhoso livro! um dos meus livros de cabeceira!
Lygia Canelas disse…
Para adquirir o exemplar basta escrever para lycanelas@gmail.com ok? Bjs!
Aline Coelho disse…
Parabéns pela resenha ficou ótimo, sempre é om saber sobre os nacionais!!!!!