Oficina do Texto do Portal Educacional transforma alunos em coautores e jornalistas

Em 2013, projeto que existe desde 2000 e já gerou mais de um milhão de livros, tem propostas que vão desde escrever um livro com ilustrações do Ziraldo, até ser coautor de um conto de Leo Jaime (entre outros nove autores), ou um jornal onde é possível reescrever a história

Curitiba, 17/04/2013 – Que tal escrever o livro A Longa Viagem do Rio com ilustrações de Ziraldo, ou uma história sobre a baleia Cachalote inspirada nos cenários feitos de material reciclável pelo artista Daniel Cabral? Prefere reinventar a história e mudar as manchetes dos jornais ou, ainda, terminar um conto iniciado pelo Leo Jaime? Essas são algumas possibilidades da edição 2013 da Oficina do Texto, atividade que o Portal Educacional (www.educacional.com.br) oferece para as escolas plugadas e em que cada aluno cria sua obra pela internet, com base em uma sequência de imagens e/ou textos produzidos por escritores e artistas de renome, e depois recebe em sua escola, seu livro ou jornal impresso.

A Oficina do Texto existe desde 2000 e já gerou mais de um milhão de livros e jornais. Criada para estimular alunos de todas as idades a trabalhar a produção de textos de uma forma absolutamente original, cada ano a Oficina do Texto trabalha com temas e convidados diferentes.  Em 2013, por exemplo, estão disponíveis quatro propostas: “Caixalote, uma Baleia em Perigo”, “A Longa Viagem do Rio”, “Uma Viagem no Tempo” e “Conta aí, parceiro!”, baseadas em sustentabilidade e formação de identidade, temas eleitos pelo Portal para esse ano.  “As Oficinas do Texto representam uma ferramenta importante e divertida para trabalhar não só a escrita, mas também vários conteúdos curriculares e transversais que fazem parte da rotina de todas as escolas,” diz Luca Rischbieter, consultor pedagógico do Portal Educacional, um dos portais de educação criados e mantidos pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.   


Sintonizadas com o Ano Internacional de Cooperação pela Água, tanto na Oficina do Texto “Caixalote, uma baleia em perigo!” como em “A Longa Viagem do Rio”, os alunos partem de ilustrações sobre os temas, de pesquisas no próprio Portal Educacional e de discussões em sala de aula para criarem os textos de seus livros. “Caixalote, uma baleia em perigo!” é a história de uma baleia criada com caixa de papelão pelo artista Daniel Cabral, especialista em usar sucata para compor cenários e personagens. Já em “A Longa Viagem do Rio”, o cartunista e  escritor Ziraldo propõe aos alunos uma viagem por um rio – real ou imaginário – que permita conhecer e refletir sobre as diversas paisagens que envolvem os rios de nosso país e as ações do homem sobre a natureza. Na Oficina do Texto Uma Viagem no Tempo, a proposta é que alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, produzam textos jornalísticos narrando os acontecimentos como se estivessem presentes nos mais variados locais e épocas. Podem reescrever fatos históricos, reinventar a vida de personalidades e mudar a história da humanidade, tudo com apoio do vasto conteúdo  e acervo de imagens do Portal Educacional. “Essa proposta é riquíssima e provoca muitas reflexões. Graças ao desenvolvimento científico dos últimos anos e à internet, que leva a informação a um número cada vez maior de pessoas, é  importante instigar os jovens com esse tema, clássico da sci-fi (science fiction)”, justifica Rischbieter.

Sobre a Positivo Informática - A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3),  maior fabricante brasileira de computadores, é líder de mercado há oito anos consecutivos e tem destacada presença na Argentina. Emprega mais de 4,8 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Também investe em serviços e conteúdos – prioritariamente em língua portuguesa – para agregar valor aos equipamentos da marca. Presença em cerca de 9,4 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, com soluções  em cerca de 8,8 mil escolas públicas, 2,3 mil escolas particulares, mais de 2 mil pontos de venda no varejo em todo o Brasil e exportação para mais de 40 países. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br

Acompanhe a Positivo Informática nas redes sociais:

Comentários

Irreparável disse…
Ainnn... Eu acho esses tipos de projetos muito bons!!
Sempre fui uma incentivadora da leitura, principalmente para crianças. Imagine crianças escrevendo!!!! Sonho!!!!

bjus
terradecarol.blogspot.com
Aline Coelho disse…
Amiga que projeto fascinante, com certeza se todos forem estimulados a escrever de forma prazerosa desde cedo, com certeza teremos mais leitores e escritores cada vez melhor no futuro. Linda iniciativa!!!!