Resenha: O Livro do amanhã - Cecelia Ahern @novo_Conceito

Informações do livro:
Título: O Livro do amanhã
Título original: The Book of Tomorrow
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
SKOOB | GOODREADS 





Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.



Resenha: Sempre li muitos comentários positivos a respeito das obras de Cecelia Ahern, e por nunca ter lido nenhum livro da autora, estava muito curiosa sobre esse lançamento. O Livro do amanhã me surpreendeu bastante e eu fiquei pensando como nunca havia lido nada dela.

Na trama conhecemos a personagem central, Tamara Goodwin e aos poucos iremos conhecer mais sobre sua história, assim como de tudo que acontece ao seu redor. É muito interessante o modo como a autora abordou os vários aspectos da vida dela, de modo que o leitor conseguiu se focar na história e acompanhá-la em um ritmo ágil e natural. Tamara é uma garota complicada, com seus altos e baixos. As vezes você pode não suportá-la, talvez sentir pena ou comoção e por aí vai...

Ela tem 16 anos e tem um jeito mimado e grosseiro, até que uma tragédia acontece e sua vida muda completamente...assim como seus pensamentos. Ela era o tipo de garota que adorava viver intensamente sem se preocupar com o amanhã, porém quando encontra seu pai morto, Tamara descobre que há coisas mais importantes com o que se preocupar. 

Em todas as páginas, podemos encontrar uma boa dose de reflexão e acredito que isso foi o ponto alto do enredo. Não é aquela história tediosa em que o leitor se foca apenas em uma mensagem, é aquele tipo de livro recheado de descobertas, escolhas, atitudes e concretizações.

A vida de Tamara muda completamente e aos poucos novas pessoas irão entrar em sua vida. Destaque para seus tios Arthur e Rosaleen, aos quais tiveram grande importância na trama. No decorrer dos acontecimentos, somos apresentados a segredos, reviravoltas e muitas surpresas. Marcus, também pode ser classificado como um personagem super interessante. 

Ele passeia pela cidade com um ônibus repleto de livros, e é a partir disso que Tamara irá encontrar um livro diferente, único e...mágico.  A moça descobre então, que o mesmo se trata de um diário e resolve escrever nele. Mas a surpresa é maior ao perceber que algumas páginas já estão escritas...por ela mesma. E mais...as coisas realmente vêm acontecendo como as descrições do diário.

É notável o amadurecimento da personagem principal diante das cenas detalhadas e no final do livro percebe-se sua evolução como pessoa, além de adquirir uma experiência única e sensacional. Sem falar que o livro não deixa nenhuma ponta solta na história, já que é super detalhado, com cenas bem descritas e cenários envolventes.  È um misto de suspense, descobertas e romance, fazendo com que a leitura se torne cada vez mais emocionante.



“Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante das pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão.” Pg. 202


Classificação SEL: 5/5

Book Trailer:


Comentários

Duqueza disse…
Já ouvi falar muito desse livro, primeira vez que eu leio uma resenha dele... Achei demais, acho que vai ser aquele tipo de livro que eu xingo a personagem em voz alta e depois choro junto com ela rsrs. Beijo
Aline Coelho disse…
Adorei saber que vc gostou tanto desse livro, tô mega anciosa para ler ele, mas tenho dois outros da autora aqui em casa então os lerei antes desse lançamento. Parabéns pela resenha.