Resenha: Starters - Lissa Price @Novo_Conceito


Informações do livro:
Título: Starters
Livro #1
Título Original: Starters (Starters #1)
Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368



Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...




Resenha: "Starters" é aquele tipo de livro que te prende do início ao fim. Quando li a sinopse fiquei muito curiosa sobre como seria conduzida a história e se não seria apenas mais uma distopia com os mesmos princípios narrados. Mas no decorrer da história, muitos fatos acabam se mostrando intrigantes e intensos.  

Já estou habituada a ler várias distopias, e claro que essa não seria diferente. Apresenta as mesmas críticas em relação ao governo, guerras e afins, porém acredito que Starters foi o livro que mais me motivou a querer manter a leitura, por sua narração leve e ao mesmo tempo envolvente. Minha paixão por esse livro começou pela capa. E depois pelos detalhes e consequentemente com a sincronia apresentada entre os personagens.



“Estava louca para saber por onde meu corpo tinha andado. Que esportes eu praticara? Meus braços não estavam doloridos, nem minhas pernas. Era muito esquisito não saber onde seu corpo estivera ou o que fizera durante um dia inteiro. Com quem você conversou, de quem você gostou e de quem não gostou. E se minha inquilina houvesse irritado alguém? Eu teria um novo inimigo?
Olhei para meu corpo. Todas as partes pareciam estar inteiras. Um aluguel estava terminado, ainda faltavam dois.” Pg. 61



O mais instigante nesta trama é que a capa página virada, a situação poderia ser invertida a qualquer momento. E é exatamente isso que motiva ainda mais a leitura: o modo surpreendente como Lissa Price conduziu a narrativa de modo que o leitor fique em estado de suspense e medo diante dos acontecimentos. Quando você acha que as coisas estão seguindo pelo rumo certo, acontece algo que muda tudo e piora ainda mais. E você pensa que não pode ficar pior desta vez. Mas fica.



“Era muito estranho perceber que as pessoas sabiam mais sobre o seu corpo do que você.” Pg.66



É neste cenário que conhecemos Callie, uma garota que assim como tantos outros adolescentes, perdeu muitas coisas em seus poucos dezesseis anos de vida. Seus pais estão mortos e agora ela precisa cuidar de seu irmão, de apenas sete anos, que se encontra muito fragilizado e doente. 

Ela conta com a ajuda de Michael, que antes fora seu vizinho e agora está cada vez mais próximo deles. Eles perderam muito diante de uma guerra sem controle e que conseguiu dividir toda a população. No decorrer de minha leitura, ficava imaginando se tudo isso realmente acontecesse. 

As pessoas idosas devem sentir falta de sua juventude com certeza, mas será que seriam capazes de sacrificar adolescentes com uma vida inteira pela frente? Em Starters sem dúvidas nenhuma, eles seriam. Essas pessoas mais velhas são agora chamadas de Enders, enquanto os mais novos são denominados como Startes.



“Eu queria gritar por esses garotos, mandar que corressem o mais rápido que pudessem ou que se escondessem em algum armário, debaixo de suas camas ou qualquer outro lugar. Eles não sabiam o que isso realmente significava: a vida deles estava chegando ao fim. Eles nunca teriam a possibilidade de desfrutar da vida adulta. Foi então que percebi: por que eu não seguia meu próprio conselho? Por que motivo eu estava ali, parada, esperando para ser levada embora?” Pg.298



Não sei dizer se posso fazer alguma comparação, mas me atrevo a dizer que Starters lembra muito Jogos Vorazes, a série Feios e até mesmo por que não A hospedeira? Pode ter certeza que, se você leu algum desses livros poderá encontrar algumas semelhanças entre si. Estou ansiosa pelo segundo volume, que acredito ser eletrizante assim como este.



Classificação SEL: 5/5


Book Trailer:



Comentários

Aline Coelho disse…
Amiga amei sua resenha e estou muito curiosa para ler esse livro. Ganhei ele numa promoção na blogsfera. E adorei saber que quem gostou de Jogos vorazes e A hospedeira provavelmente gostara dele. Amei esse livro e vou me organizar para lerele logo logo.