Resenha: S.E.G.R.E.D.O - L. Marie Adeline @GloboLivros

Informações do livro:                                 
Título: S.E.G.R.E.D.O
Sem julgamentos. Sem limites. Sem vergonha.
Secret - Livro 01
Título original: S.E.C.R.E.T(Secret #1)
Autor: L. Marie Adeline
Editora: Globo livros
Páginas: 224


Sinopse: Sem Julgamentos. Sem Limites. Sem Vergonha. Na esteira dos livros eróticos que ganham cada vez mais leitores, sobretudo os do universo feminino, "S.E.G.R.E.D.O. – Sem Julgamentos. Sem Limites. Sem Vergonha" foi a obra mais disputada de temática sexual na última feira de Frankfurt, em outubro de 2012. Ao contrário de outros romances que retratam situações e pessoas quase irreais, S.E.G.R.E.D.O. traz como protagonista uma mulher como muitas que deixou sua sexualidade de lado – e que não vê a hora de retomá-la. Obra de L. Marie Adeline, pseudônimo de uma autora canadensa, produtora de TV, S.E.G.R.E.D.O. apresenta um tipo de literatura erótica que traz à tona, pouco a pouco, a força feminina. Ela se desenvolve com autonomia e segurança dentro da protagonista ao longo de suas provações. Cassie, uma viúva de 35 anos que vive sem nenhum luxo em um quarto alugado, trabalha como garçonete em Nova Orleans e tem uma vida amorosa nula, deixa para trás as incertezas que a marcaram durante seu casamento com um marido alcoólatra e egoísta para descobrir seu potencial como mulher. Cassie é chamada a participar de uma sociedade secreta essencialmente feminina, que tem por objetivo “ajudar mulheres a entrar em contato com seu lado sexual. E, assim fazendo, elas tornam a ter contato com a parte mais poderosa de si mesmas. Um passo de cada vez”, e 10 Passos no total. Dentro de S.E.G.R.E.D.O., as integrantes são convidadas a redescobrir sua feminilidade e sensualidade a partir das fantasias que elas mesmas escolhem (mesmo sem saber ao certo como ou quando elas se realizarão). Os homens, neste contexto, apenas ajudam a organização a realizar os desejos mais íntimos das participantes em cada um de seus 10 Passos. Ao longo dessas etapas, elas ganham a confiança para buscar novos amores: o seu amor próprio e o de uma nova paixão. Para identificá-la como membro da organização, Cassie ganha um bracelete no qual vai adicionando talismãs, que recebe a cada etapa completada. Os 10 Passos começam pela Rendição e testam sua Coragem, Fé, Generosidade, Destemor, Confiança, Curiosidade, Bravura, Exuberância e, por fim, dão a Cassie uma Escolha: a chance de continuar como parte de S.E.G.R.E.D.O. ou optar por uma vida fora da sociedade. E você, aceitaria o convite?




Resenha: S.E.G.R.E.D.O me deixou intrigada e surpresa, pois me despertou várias emoções aleatórias. Primeiro pensei que fosse um tipo de história erótica comum, mas no decorrer das páginas fui percebendo que o enredo se tratava de algo bem mais profundo, intenso, original e nem um pouco casual. 

Ao contrário de outros livros hot que já li onde a protagonista se vê envolvida com um parceiro e os dois juntos, acabam se envolvendo em uma relação forte e sexy, neste livro as coisas não funcionam deste jeito. Ainda há, é claro, uma protagonista que não tem auto estima e confiança suficiente em si mesma. Mas o foco principal está, justamente em se redescobrir e decidir por um caminho onde possa ser feliz.


“A cada Passo que completar, Cassie, você receberá de mim um talismã de ouro, para celebrar sua conclusão. Isso vai acontecer até que tenha recebido todos os nove talismãs. O décimo talismã vem depois de você fazer sua escolha entre permanecer no S.E.G.R.E.D.O. ou sair. Você está pronta para começar sua aventura?”Pg.57


Cassie Robichaud mantinha uma vida simples e monótona. Trabalhando como garçonete, ela se vê em uma rotina implacável, e é daquelas pessoas que tem pena de si mesmos, ou na pior das hipóteses, não tem força de vontade para querer fazer mudanças. A moça já fora casada, mas foi uma relação que não lhe ajudou em nada, definitivamente. 

Assim que ficou viúva, não se viu perdida, até se sentiu um tanto livre, mas isso não altera o fato de que ela está cinco anos sem entrar em um relacionamento, ou melhor dizendo: sem fazer sexo. É isso mesmo, cinco anos! Ela até sente alguma atração por seu chefe Will, que preciso confessar: me chamou a atenção desde o começo, mas parece que ela se sente impelida a dar o próximo passo. E as pessoas não podem esperar uma eternidade até que alguém se decida.


“Olhei para a palavra gravada no talismã: Fé. Sim. Mas será que eu acreditava que fizera a escolha certa?” Pg.99


Essa é a vida de Cassie: uma solteirona que vive pensando nos casais que passam pelo restaurante, querendo passar por tais emoções. Até que...algo acontece e ela se vê frente a frente com um desafio. Na verdade, é um tipo de irmandade onde as mulheres que dão o jogo e decidem viver suas próprias fantasias sexuais. 

Funciona da seguinte maneira: No S.E.G.R.E.D.O ela precisa passar por passos que se destinam a melhorar a vida dela, de forma mais liberal e confiante, e é como se fosse um treinamento. Cassie recebe uma pulseira de ouro e a cada passo cumprido recebe um talismã para representar a finalização da etapa. Quando chegar no décimo, Cassie deverá fazer uma escolha se irá ficar ali ou não.


“Mas um dos muitos presentes que o S.E.G.R.E.D.O me dera foi que minhas experiências estavam me ensinando a parar de mentir para mim mesma.” Pg.145


Gostei bastante da escrita da autora, pois faz com que a narrativa se torne envolvente a cada etapa concluída e o leitor se sente curioso para saber quais as decisões futuras da personagem. Será que no mundo real existe um tipo de organização que se destina a esses fins? Não sei dizer ao certo, mas creio que umas das coisas que mais me incomodou foi o fato de que não houve uma exploração maior pela parte de como funcionava o interno do programa S.E.G.R.E.D.O, ou pelo menos como os homens eram contratados e destinados aos seus encontros. Já um dos fatos interessantes é que nas últimas páginas há algumas questões para discutir sobre o livro, e que realmente faz o leitor repensar a história lida.


“Como se chama isto, quando você anseia por alguém e ele está bem ali com você, dando-lhe exatamente o que você quer? Como se chama algo que mexe com seu coração, com a sua cabeça e com o seu corpo ao mesmo tempo?” Pg.207


Sinto informar que fiquei angustiada pelo final. Estava esperando uma situação e me surpreendi bastante pelo que aconteceu. Sinto informar ainda, que odiei esse final e critiquei a autora por um bom tempo, por ter me iludido e me deixado com um gostinho de quero mais. 

Será que só eu que acho que poderia ter uma continuação? Olha, eu acho que vai ter mesmo... Ou, sei lá, algum conto, que mostre o que aconteceu depois...ahhh, ainda estou me sentindo reprimida e triste. No geral foi uma leitura rápida, instigante e ágil. As recomendações seguem a todos que curtem uma leitura mais erótica, e para os que queiram se aventurar em uma leitura agradável e inovadora.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Dany disse…
Não fiquei com vontade de ler esse livro, ele não me chamou tanta atenção assim.
Mesmo assim gostei da resenha.
Beijos...