Resenha: Atormentada @JeannineGarsee @ed_pensamento

Informações do livro:                                 
Título: Atormentada
Título Original: The Unquiet
Autor: Jeannine Garsee
Editora: Jangada
Páginas: 368



Sinopse: Rinn é uma garota bipolar, que mantém o transtorno sob controle com a ajuda de medicação. Ela mora com a mãe e estuda no Colégio River Hills, onde dizem que a piscina é assombrada por Annaliese, uma adolescente que se afogou ali vinte anos antes. Quando coisas terríveis começam a acontecer aos seus colegas e não a ela, Rinn promete descobrir por que não pode ser “atingida” pelo espírito de Annaliese. Ela consegue fazer contato com o fantasma, que não se mostra nada pacífico. Ao descobrir o motivo, Rinn pede ajuda para seu namorado Nate, e elabora um perigoso plano para descobrir a verdade. Logo realidade e fantasia se confundem, até Rinn perceber que é quase impossível diferenciá-las. Diante de uma força malévola que ameaça a vida de todos de quem ela gosta, Rinn se pergunta se de fato pode confiar no que sente ou se está novamente perdendo o contato com a realidade.





Resenha:Atormentada” da autora Jeannine Garsee tem um estilo dramático, sério e instigante, que daria um ótimo filme de suspense ao qual eu adoraria assistir. Possui um enredo envolto de diálogos fortes e comprometedores, instigando o leitor a continuar a leitura em uma fluidez ágil e habilidosa. Aliando a este conjunto de fortes emoções, todos os personagens surgem para dar um complemento envolvente na trama misteriosa e ao mesmo tempo reveladora. A protagonista entra em cena para chamar mais ainda a atenção, e desde o inicio remete a uma incrível sensação de incompreensão, paranóia e por oras, até sarcasmo. Corinne Jacobs (ou simplesmente Rinn) é o próprio enigma em pessoa e se revela a cada página virada, através dos seus problemas, temores e loucuras tão sombrias.


“Eles me diagnosticam como bipolar quando eu tinha 14 anos. A principio a minha mãe achou que eu tinha distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade. Nada prendia a minha atenção, eu não conseguia me concentrar, mal conseguia me sentar para ver um filme.” Pg.51


As perguntas não param de surgir diante de conversas relacionadas a medicamentos e um passado conturbado. No começo, Rinn e sua mãe se mudam de cidade e aparentemente por causa de algo terrível que a menina causou na vida de seu padrasto, e que por sinal ele não conseguiu perdoar. 

Logo, descobre-se que ela tem vários problemas, como bipolaridade e diz ouvir vozes. O caso é que houve realmente um acidente a envolvendo e que infelizmente ocasionou na morte de sua avó – mãe do seu padrasto. Como se tudo isso não bastasse, e ainda tendo que se habituar a um novo local e em uma nova escola, sua nova casa possui uma história surreal e arrepiante envolvendo um enforcamento em seu quarto. Dizem também que na escola, em um túnel, existe um fantasma de uma garota chamada Annaliese Gibbons e coisas estranhas acontecem nesse local.
.

“Eu posso esconder minha culpa assim como escondo o meu passado. As pessoas não podem ler os meus pensamentos. Ninguém nessa cidade conhece as minhas lembranças.” Pg.58


A relação de Rinn com Nate Brenner parece ser surreal e as vezes bem confusa. A própria garota não consegue explicar essa atração incontrolável, mas no decorrer dos acontecimentos, ambos percebem que podem se completar de alguma maneira boa. O desenvolvimento deste relacionamento foi muito bem trabalhado pela autora – e confesso que despertou alguns sorrisos involuntários em mim. 

Em paralelo, os outros personagens secundários se fazem presentes em diversos momentos significativos e cada um parece complementar a vida de Rinn – seja de modo positivo ou negativo. Através de uma narrativa determinada e perspicaz, acompanhamos também alguns dilemas de seus amigos, (Tasha, Meg, Dino, Cecília e Lacy) seja por meio de algo mais assustador, por conta de uma morte inesperada, apenas um baile de colégio ou até uma gravidez conflituosa.


“O que minha mãe ainda não percebeu, depois de todos esses anos, é que eu posso surtar sem a ajuda de ninguém. Afinal, nada ‘causou’ meu transtorno bipolar. Nenhuma mudança drástica na minha vida. Nenhum evento traumático. A psicose pode surgir do nada, na vida de qualquer pessoa, e ninguém sabe por quê. Nem mesmo os melhores médicos do planeta.” Pg.60


Com uma tensão empolgante, “Atormentada” cria expectativas sobre as sequências das cenas e do que pode ser real ou não. O melhor foi analisar e se surpreender com as reviravoltas apresentadas no desfecho – arrepiante. A autora reúne certa afinidade num ambiente confortável, até que novos acontecimentos surgem para arrebatar qualquer tipo de emoção. E até este ponto consegue nos deixar desconcertados e pensativos – diria inquietante.


Nenhum evento traumático. A psicose pode surgir do nada, na vida de qualquer pessoa, e ninguém sabe por quê. Nem mesmo os melhores médicos do planeta.” Pg.60


Ainda gostaria de frisar que seria muito interessante MESMO ver um filme baseado nesta história. Como fã que sou – de suspense e terror – este thriller mexe com as emoções do leitor e garante uma sensação de intensidade psicológica aterrorizante. 

Pensei que em algum momento a narrativa fosse ficar sobrecarregada por trazer tantos temas fortes, porém Jeannine Garsee soube elaborar com maestria os fatos, apresentando clareza e desenvolvimento intencional. O único ponto negativo foi mesmo o final que ficou com uma sensação corriqueira. Fora isso, a leitura flui com rapidez e instiga o leitor a querer continuar a saber mais sobre a história, bem como o rumo dos personagens.


É engraçado como algo pode nos deixar de cabelo em pé quando você está lá, no calor do momento, e todo mundo está tão assustado quanto você.” Pg.67


Enredo fantástico, e que capa maravilhosa!


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Ana Pascuim disse…
Eu confesso que não leio muito livros de suspense, mas sou apaixonada pelo tema, e Atormentada parece trazer perfeitamente o mistério e o friozinho na barriga tão bom que esse gênero traz!
Espero ter a oportunidade de ter logo esse livro em mãos pra me envolver nessa história que parece ser tão boa!
Ótima resenha, muito bem escrita, parabéns!
Beijooos
Anônimo disse…
Com uma temática bem diferente, Atormentada em sua linha jovem/adulto nos faz viajar em muito mistério e suspense.Confesso que estou bastante ansiosa para ler e espero ser a sortuda. Parabéns ao blog pela promoção!
Unknown disse…
Oi Fê!
Me diz uma coisinha, por acaso esse livro é o primeiro de muitos?...rs. É porque gostei muito da sinopse e da sua resenha e queria saber se terei que me preparar para ter que comprar e esperar pelo próximo...rs.

Bem, como eu já deixei claro ai em cima, gostei muito do que li. É a primeira vez que leio uma resenha do livro, para falar a verdade é a primeira vez que vi o livro e assim como você acredito que seria um bom filme de suspense, daqueles com muitas reviravoltas. Além disso, eu nunca li nada que tivesse como foco principal a bipolaridade e acho qualquer livro que leve em consideração o psicológico de seus personagens, digno da minha leitura e esse é um deles, ainda mais com tantas narrativas parecidas ultimamente, Atormentada seria uma boa oportunidade de sair do mais do mesmo.

Obrigada pela dica!
Um beijo.
Vanessa.
Unknown disse…
Oi Fê!
Me diz uma coisinha, por acaso esse livro é o primeiro de muitos?...rs. É porque gostei muito da sinopse e da sua resenha e queria saber se terei que me preparar para ter que comprar e esperar pelo próximo...rs.

Bem, como eu já deixei claro ai em cima, gostei muito do que li. É a primeira vez que leio uma resenha do livro, para falar a verdade é a primeira vez que vi o livro e assim como você acredito que seria um bom filme de suspense, daqueles com muitas reviravoltas. Além disso, eu nunca li nada que tivesse como foco principal a bipolaridade e acho qualquer livro que leve em consideração o psicológico de seus personagens, digno da minha leitura e esse é um deles, ainda mais com tantas narrativas parecidas ultimamente, Atormentada seria uma boa oportunidade de sair do mais do mesmo.

Obrigada pela dica!
Um beijo.
Vanessa.
Adriana disse…
Meu Deus, que historia...adoro quando a historia nos prende, nos envolve, nos causa aquela tensão toda, e aquela vontade de não parar de ler o livro até o fim, pra descobrir os mistérios que envolvem os personagens! Fiquei muito curiosa pra saber que tipo de acidente ocasionou a morte da mãe do padrasto de Rinn! Resenha maravilhosa, impossível não ficar intrigada com essa historia, espero poder ler esse livro o quanto antes! Bjão! :)
Unknown disse…
Obrigada Jakeline. Essa temática é super empolgante! Recomendo a leitura. Beijos
Unknown disse…
Oi Vanessa, então eu não sei se tem continuação, mas bem que poderia, eu iria adorar. Esse livro é maravilhoso. Beijos
Unknown disse…
Oi Adriana, legal né?! Obrigada pelo comentário. Beijos
Gabriel Lima disse…
Oi.
Amei a resenha.
Quero muito ler o livro.
Beijos.
http://livroslidoserevirados.blogspot.com.br/
Andreza Hoffmann disse…
Que livro legal! Amei a dica de leitura.. adoro histórias com suspenses e mistérios, ainda mais com espíritos e coisas sobrenaturais *-* Ja estou querendo ler e saber o final disso tudo, aiai s2 beijos flor..
Unknown disse…
Já conhecia o livro mas nunca tive a oportunidade de lê-lo, e ele já se encontra nos meus desejados. Acho a capa dele lindíssima, e sou apaixonada por livros de suspense beirando o terror, e foi isso que lendo sua resenha o tema do livro me passou, portanto estou completamente louca para lê-lo. O mistério que ronda o livro também me deixou bem instigada, e adorei os quotes que você deixou na resenha. Enfim, espero lê-lo em breve, adorei a resenha :)
Ingrid Beatriz disse…
Amo livros de suspense/terror, são perfeitos e esse parece ser ótimo. Vou comprar o mais rápido possível, fiquei muito curiosa depois de ler a resenha.
Elizabeth disse…
Adorei a sinopse do livro. Com um tema forte e cheio de mistérios e assombrações. É de livro assim que preciso pra ler nesse momento. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Estou doida pra saber qual o fim da história. Beijos.
Anônimo disse…
A primeira vez que vi esse livro já disse: Meu Deus....eu preciso!!!! Essa capa é maravilhosa.....só por ela já me conquistou. Adorei o enredo, nunca li nada sobre bipolaridade, e enquanto lia sua sinopse minha curiosidade só aumentou. Outro detalhe essa capa é muito linda *-* Fiquei muito curiosa para ler .
Unknown disse…
Muito curiosa pra ler *-*
Unknown disse…
Anciosa para ler *-*
letícia dantas disse…
Gostei da história e a capa é bem legal, só que eu sou mó medrosa pra essas coisas. :-(
Anônimo disse…
Muito obrigado por esse comentário maravilhoso! :) Jeannine Garsee
Unknown disse…
Eu que lhe agradeço por seu comentário! Fiquei muito feliz :)
Willian disse…
Resenha bem escrita, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.
Tânia Regina disse…
Já conheci algumas pessoas bipolares. Quando elas não usam o medicamento, ficam impossíveis, destroem a própria vida e a vida dos familiares. Quando se medicam direitinho, parecem as melhores pessoas do mundo.
Unknown disse…
Adoro livros de suspenses eu gostei da história. Quero muito ler. Tomara que eu ganhe a promoção rsrsrs.

Bjus.

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Moniiqueta disse…
Oi, sua resenha me deu a oportunidade de saber um pouco mais do livro e confesso que me instigou ainda mais a ler o mesmo..
Parece ser comum livros com temas cada vez mais intensos , nesse temos bipolaridade e a forma que a protagonista Rinn lida com ela , ela até um relacionamento o QUE ME DEIXA bem feliz em ver que não é mais um caso de amor entre dois adolescentes somente o que trata o livro.
Louca para ler.
Unknown disse…
A sinopse despertou-me o interesse em ler. Só a capa que me causa um certo desconforto.
Andressa Nunes disse…
Gostei muito da resenha, trazendo os pontos interessantes do livro, convidando todos à leitura dessa obra que parece ser bem cativante com uma trama bem amarrada.
Nardonio disse…
Eu adoro livros de suspense/terror. Só pela capa, já dá pra imaginar o que devemos esperar dessa história. Não tem coisa melhor do que nos surpreender com reviravoltas em tramas de suspense/terror. Estou bastante curioso pra ler.

@_Dom_Dom