Resenha: A Agenda @joaovarella @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: A Agenda
O acaso tem suas próprias regras
Ficção Brasileira
Autor: João Varella
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Sinopse: Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...



Resenha: A Agenda” de João Varella possui uma narrativa muito simples e ágil, assim que o leitor começa a ler não consegue parar mais, devido a sua originalidade, diálogos dinâmicos e personagens reais. O conjunto da trama é complexo e a sinopse não revela nem a metade das ocorrências geradas na história. Portanto, é possível dizer que este livro é uma grande surpresa e revela um escritor com perspectivas fortes e analistas.

Sandra é diretora de marketing da empresa Germano Thomas S.A, e é uma personagem comum/contemporânea e bem verídica, é aquelas pessoas que a gente sempre lembra de alguém parecido. Ela está em uma fase de sua vida que não se deixa envolver por qualquer coisa, é distinta, pensa com cautela e já é bem vivida. E claro... ela prefere livros que tenham utilidade, e sua agenda é sempre cheia de compromissos.

O enredo é sutil e busca o discernimento de mensagens sobre relações em toda sua compreensão. Todos os personagens são animados e conferem um incremento maior na trama, recheada de mensagens importantes, anseios reflexivos e planos nem um pouco banais.

O leitor conhece a relação de Sandra com um surfista e o estagiário Felipe. De outro lado, há também o personagem Carrano, um mendigo que antes de mais nada é um poeta. E é ele que vai apresentar a poesia para Sandra. Aos poucos, é possível perceber que Sandra não é tão forte como representa: ela também sofre por amor e tem vários desentendimentos com a filha. No decorrer das cenas, a relação dela com Felipe ainda ganha um destaque maior ainda e surpreende por sua improbabilidade.

Quanto à Carrano, há uma abrangência de sua vida, da relação com seu sobrinho Binho, além de todas as suas dificuldades e sonhos. Apesar de estar num momento de sua vida, ele não desiste e busca apoio em versos. Os caminhos desses personagens se intercalam a partir do momento que Sandra perde sua agenda, ao qual mantém anotações de sua vida pessoal e profissional. Ela ficou desesperada, mas não demorou muito para que a encontrasse novamente. Carrano devolveu a agenda encontrada, e Sandra teve uma grande surpresa ao virar as páginas que se encontravam rabiscadas com diversas frases. No começo nenhuma delas fez sentido e Sandra tentou ignorar, porém com o tempo começou a entender o significado das palavras e foi então, absorvendo as emoções.

Por fim, Sandra realmente acabou se identificando com tudo e consequentemente mudou bastante seu jeito de pensar e de levar a vida. “A Agenda” cria expectativas e redireciona para um ambiente perplexo e ao mesmo tempo normal demais. O destaque está no inacreditável e nas reviravoltas. Impossível parar de ler justamente por isso e claro, a diagramação da Editora Novo Conceito ajudou bastante neste processo.



"O poema da agenda, contudo, foi como um persistente vinho de má qualidade, que deixa seu gosto na boca por mais tempo que o desejado." - Pg. 113



Classificação SEL: 3/5

Comentários

Unknown disse…
Vi o booktrailer desse livro e fiquei com vontade de ler!
Sua resenha reforçou isso!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Unknown disse…
Gosto de tramas com reviravoltas, =D

http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Unknown disse…
fiquei com vontade de ler esse livro... é um dos que pretendo adquirir logo logo :D
http://torporniilista.blogspot.com.br/