Resenha: Irmã @Rosamundlupton @editorarecord

Informações do livro:
Título: Irmã
Você está desaparecida. E eu vou à sua procura...
Título Original: Sister
Autor: Rosamund Lupton
Editora: Record
Páginas: 322

Sinopse: Quando Beatrice recebe uma ligação informando que sua irmã mais nova, Tess, está desaparecida, embarca no primeiro voo para Londres. Porém, ao descobrir as circunstâncias do sumiço, percebe que não conhece detalhes da vida de sua irmã e não está preparada para os fatos terríveis que precisa enfrentar. Enquanto a polícia, o próprio noivo e a mãe aceitam a perda de Tess, Beatrice se recusa a desistir e parte numa perigosa jornada para descobrir a verdade, sem se preocupar com as consequências. “Extraordinário! Cativante e bem-construído, Irmã está no raro lugar em que ficção policial e qualidade literária se encontram.” – Jeffery Deaver Best seller do New York Times e do Sunday Times.



Resenha: Irmã” de Rosamund Lupton é um thriller psicológico que instiga até os leitores que podem não ser tão ávidos por este gênero de leitura. Chama a atenção por que é muito mais que um simples mistério e suspense, e a cada página há aquele misto de ansiedade e medo para desvendar a tão esperada verdade, através de uma escrita sincera, inteligente, cativante e intensa.

Arabela Beatrice Hemming – ou simplesmente Beatrice ou Bee – conta a história sobre sua irmã desaparecida. Tess está grávida e o pai é o professor em uma escola de arte que ela estuda. Detalhe que ele é casado é quinze anos mais velho e a renega por não querer que sua relação com uma aluna saia do seu controle.

As duas são o oposto uma da outra. Enquanto Bee se apresenta com uma personalidade mais compenetrada e decidida, Tess é revelada como uma pessoa mais tranquila, como se vivesse um dia de cada vez. Elas são muito diferentes e apesar da diferença de idade – Bee é cinco anos mais velha – elas se destacam por ter um relacionamento forte e muito unido. Mas no decorrer dos acontecimentos, Bee vai perceber que infelizmente não conhece de verdade a irmã. Todos questionavam se fora seqüestrada ou algo similar, porém através de uma pesquisa foi descoberto que ela estava em um hotel psiquiátrico, que havia perdido o bebê e consequentemente sofria de depressão pós-parto.

Claro que todos se sentiram aliviados por desvendarem seu paradeiro, mas Bee sabia que havia de fato, algo errado. Bee resolve passar um tempo no apartamento da irmã e tenta se concentrar para achar alguma pista de seu paradeiro. Ela se mostrou muito dedicada, bem mais que certas pessoas, inclusive a própria polícia. É perceptível o quanto ela ama a irmã e passa a certeza de que faria de tudo por ela.

A narrativa se destaca, pois Bee conta os fatos como se fosse uma carta/diário endereçado à Tess. E através das revelações, a personagem conta também a irmã que teve que mudar a sua própria personalidade para ir atrás de seus objetivos. Cada pensamento e ato revelado gera expectativas muito fortes, assim como emociona por surpreender e mostrar os sentimentos expostos de Bee.

É como se estivéssemos em sintonia com Bee e consequentemente seguimos seus passos avidamente. Todos podem ser suspeitos e podem esconder algum segredo. Repleto de reviravoltas, ainda apresenta um desfecho tocante, real e significante.



“No começo, fiquei estupefata com seu desaparecimento, mas depois, meus sentidos foram extraordinariamente aguçados. Vi detalhes demais, cores demais, como se o mundo fosse uma animação da Pixar. Outros sentidos também ficaram extremamente alertas. Ouvi o ruído do ponteiro do relógio, o pé de uma cadeira se arrastando no linóleo. Consegui sentir o cheiro de cigarro entranhado no paletó pendurado na porta. Havia um som ambiente a todo volume, como se meu cérebro não conseguisse desligar o que não interessava. Tudo interessava.” Pg.19



Classificação SEL: 4/5

Comentários