Resenha: Olho por Olho - Jenny Han, Siobhan Vivian @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Olho por Olho
Título Original: Burn for Burn
Autor: Jenny Han, Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320



Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!



Resenha: Bom...eu já havia escrito esta resenha há um tempinho, porém meu HD resolveu me abandonar, então agora vou ter que refazê-la. Mas sabe que não é nenhum pouco difícil escrever sobre “Olho por Olho” das autoras Jenny Han e Siobhan Vivian. Possui uma trama intrigante, com personagens fortes e repletos de mistérios e segredos entre si. A narrativa se divide pelo ponto de vista de três personagens: Kat, Lillia e Mary. De início, não apresentam ter muitas coisas em comum, porém aos poucos as peças do passado se juntam e as três se unem para seguir em frente com uma vingança bem elaborada. Ambas poderiam ter o mesmo intuito, sendo que uma ainda era mais ambiciosa ou orgulhosa que a outra, mas é perceptível que nenhuma delas esperava que tais ações tomassem tamanha proporção.

Lilia é a mais popular entre elas, e mesmo assim também apresenta seus problemas recentemente. Passou por uns momentos difíceis e não quer que o que aconteceu com ela se repita com sua irmã Nadia. Sua amiga Reenie parece nem ligar mais para suas opiniões. 

Mary retornou da ilha Jar depois de um tempo afastada. Ela passou por muitos inconvenientes por causa de um garoto chamado Reevie, mas agora está obstinada a fazer com que ele pague por cada sofrimento que causou. Kat parece ser a mais complicada e também é a mais determinada a seguir com os planos. Ela tem uma história complicada com Reenie, que já fora sua amiga, mas agora não podem nem se encostar.

Parece algo improvável, mas a união destas três garotas não foi nenhum pouco por acaso, e depois as coisas meio que se descontrolaram, e o desejo por vingança falou mais alto. Não chega a ser algo relacionado com muita violência ou envolvendo dor, morte e/ou afins. Suas classificações são bem pensadas, porém ainda assim são mais infantis... claro que algumas ações podem causar sérios problemas.

Todos os personagens secundários tem a sua importância e se destacam na trama, principalmente Reenie, Reevie, Alex, PJ e Ashlin. E com referencia aos diálogos e a narrativa em si, o contexto é muito bem elaborado, cativante e dinâmico, introduzindo o leitor a conhecer profundamente a vida das protagonistas e consequentemente sua rotina, seu passado e seus planejamentos.

É uma leitura que flui com rapidez e ainda consegue focar bem seus pontos principais. Não é um thriller psicológico de arrepiar, porém determina com intensidade suas escolhas e ainda apresenta cenas que qualquer um – enquanto estava na época da escola – pôde ter pensado em se vingar daquela pessoa que te fez faz ou algo do tipo.

O próximo livro se chama Dente por Dente e será lançado em Novembro/2013 pela Editora Novo Conceito.



“Mary me lança um olhar intenso, impassível, e isso me atinge. Levo um segundo para me recuperar:
- Não preciso conhecê-la para saber que você está totalmente arrasada pelo que aconteceu, sei lá, anos atrás. E você não terá isso de graça. Terá de sujar as mãos também. Mas vamos estar nisso juntas. Nós três.” Pg.118



Classificação SEL: 4/5

Comentários