Resenha: Rose na tempestade - Jon Katz @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Rose na tempestade
Título Original: Rose in a Storm
Autor: Jon Katz
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240





Sinopse: No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...



Resenha: Rose na tempestade” de Jon Katz revela uma obra impressiona sobre o companheirismo, amor e lealdade. É intrigante como a narração segue de modo envolvente e ainda motiva o leitor a querer continuar a leitura e consequentemente acompanhar a trajetória e o desenvolvimento de cada um dos personagens.

Rose veio de uma ninhada de filhotes resultantes do cruzamento de um cão pastor com border collie. Sam, o fazendeiro, sabia que era um risco ficar com um cachorro para pastoreio, porém Rose a surpreendeu desde o início, como se já estivesse preparada para esta função e soubesse exatamente o que fazia. Instinto ou não, os dois se juntaram e assim fazem uma ótima equipe, trabalhando com todos os outros animais da fazenda.

Sam nem consegue explicar o quanto Rose significa para ele, e sua esposa Katie – que veio a falecer há pouco tempo – percebia com clareza este sentimento. Muitas coisas mudaram e tiveram de ser repensadas por causa deste fato. O mais interessante é que Rosie sentia a sua falta e não entendia como Katie desaparecera, sendo que ele conseguia farejar seu cheiro e sentir a sua presença. No começo, Rose tinha certo ciúmes de Katie, porém com o tempo aprendeu a entendê-la e habituar-se com sua presença..

Rose é uma cachorra muito especial, e entende perfeitamente todos os sinais que estão ao seu redor. Ela é decidida, inteligente, ágil, alerta, desconfiada e muito perspectiva. Sob seus ângulos, é possível analisar as cenas como se estivéssemos vivenciando cada ação ou simplesmente tentando entender seus atos.

Com a aproximação de um tempestade, Rose não podia estar mais preocupada, porque independente do que viesse a acontecer, ela sabia que a fazenda e todos os seus integrantes dependiam de sua proteção, sendo que ela era como um, líder para eles. A neve só aumentava e caia cada vez mais espessa. A cachorra tinha consciência dos próximos acontecimentos, e ela só queria estar preparada, com seu poderoso e aguçado instinto protetor, já que os animais não estavam acostumados com a situação e poderiam estar assustados e alarmados.

Outro cão também entra em cena e merece seu destaque: Flash era conhecido por Sam e Rose como um cachorro selvagem, mas acabou encontro um improvável – e verdadeiro – amigo. Os próximos capítulos seguem Rose e sua desorientação, insegurança e medo à procura de seu dono, em um ambiente cercado por perigos diante de uma nevasca violenta.

Esta é uma história que reflete toda a coragem de um cão ao enfrentar os perigos da natureza, em busca da verdade e compreensão para com seu dono. Persistente e reveladora garante ainda boas reflexões sobre sentimentos vividos de união, afeto e dedicação.



“O relacionamento aprofundara-se muito além de qualquer coisa que ele entendia a princípio, ou sequer imaginava. Era mais como uma parceria, dissera a Katie, um entendimento mais sutil que palavras. Alguma coisa que ele vivenciava e na qual não pensava muito.” Pg.11


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Unknown disse…
aim meu deus ameiiiiii
preciso demaissssss
bezo
http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/