Resenha: Paredes Vivas - Rosa Mattos @EditoraDracaena

Informações do livro:
Título: Paredes Vivas
Literatura Brasileira
Autor: Rosa Mattos
Editora: Dracaena
Páginas: 196



Sinopse: Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente.






Resenha:Paredes Vivas” de Rosa Mattos possui uma narrativa envolvente e surpreende por sua sutileza e apresentação de fatos complexos e intensos. O dinamismo acompanha a trama desde o início, fazendo com que o leitor percorra uma linha de análise interessante a respeito das vivencias da protagonista.

Mauren sofreu muito diante da perda do pai diante de um trágico acidente nas profundezas assustadoras da Lagoa dos Barros, local repleto de lendas assombradas. Causou muita comoção na pequena cidade de Santo Antônio e após isso ela e sua mãe precisam se manter cada vez mais unidas e fortes diante adversidades. Na época, a menina tinha oito anos e a partir disso é possível entender seus pensamentos e reflexões diante da vida.

A menina nunca mais se tornou a mesma e a partir deste acontecimento ela se tornou cada vez mais fechada, tímida e insegura. Sua mãe começou a ficar doente e os negócios da família já não iam muito bem e o tio dela, Vicente, acaba tomando conta de algumas coisas. Na escola ela conhece Tobias e Gregor que irão fazer com que ela se torne mais perceptiva. Tobias merece o destaque por ser tão enigmático, desafiador e por vezes arrogante. Já Gregor se mostra mais cativante e ameno.

Logo Mauren acaba sendo desafiada a comparecer em um cemitério e lá realiza um ato conhecido de uma antiga lenda. Esta mesma ação desencadeia sérias conseqüências e garante passagens arrepiantes. O tempo vai passando e é perceptível o amadurecimento dos personagens. É muito interessante poder acompanhar a trajetória de Mauren e Tobias, que começam a viver um romance e juntos passam por vários altos e baixos.

É uma trama que ultrapassa os limites do sobrenatural e ainda desvenda mistérios intrigantes e proporciona reviravoltas positivas aos leitores.




“ – Que vamos fazer, mamãe? – perguntei, perdida, confusa, retendo novas lágrimas.
 – Vamos cuidar do papai, filha.
– E depois...? Como viveremos sem ele?
– Colocaremos uma atadura no coração e seguiremos vivendo, um dia de cada vez” Pg.12




Classificação SEL: 4/5

Comentários

Anônimo disse…
Lindo já estou seguindo,beijinhos.
Unknown disse…
Oi, eu gostei muito da resenha :)

Gosto muito destes livros que falam que misturam coisas sobrenaturais, com suspense e etc.

Acho que vou gostar do livro.

Beijos.

http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Obrigada Nelma, também gostei muito do seu blog e já estou seguindo. Beijos.;*
Unknown disse…
adorei sua resenha!! quero me surpreender com este livro. Estou seguindo o seu blog se desejar pode seguir o meu http://leituracomamorecarinho.blogspot.com.br/ obrigada por tudo, meire :)
Nequéren Reis disse…
Olá!!!, Deus seja contigo, tenha um final de semana abençoado,
amiga ótima resenha SUCESSO AMIGA.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Oliveira disse…
Parece ser um livro que prende o leitor. E um tanto diferente, essa coisa de cemitério! Meio horripilante!
Rayme disse…
parece ser um livro ótimo, e eu adoro livros de mistério, mas quando passa para o lado sobrenatural, normalmente não me agrada muito :S
não sei se irei lê-lo tão logo, mas por ser uma autora brasileira, vou dar uma chance!!! :D
fabdosconvites disse…
Adorei o quote que vocês escolheu, fico pensando no restante da leitura.
Bjs, Rose.