A importância dos livros para casais

Confira algumas dicas de livros para casais que abordam assuntos relevantes sobre a complexidade de um relacionamento e suas proporções. Este post é uma contribuição da equipe do Bondfaro ao blog Segredos em Livros.

Ouvimos muito falar em relacionamento, seja entre amigos ou na família. Mas o que dá pano pra manga mesmo é a relação entre homem e mulher. A vida a dois é muito proveitosa, feita de trocas e aprendizado, porém, pode ser uma estrada de pedras muito tortuosa.


Deve haver muita confiança, muito respeito e, sobretudo, muito diálogo. Não que todos os casais vivenciem a mesma coisa, tem aqueles que nunca discutem e continuam num love só. Mas na maioria dos casos deve haver todo um planejamento, como numa empresa, para que o negócio não vá por água abaixo.

Bem, assim como poderíamos ficar falando desse tema aqui por dias e noites, alguns autores aproveitaram as várias nuances do relacionamento conjugal, digamos assim, para orientar alguns casais que precisem conhecer mais um do outro.

São várias vertentes, alguns preferiram abordar o episódio com muito bom-humor, outros detectaram as crises que acontecem num relacionamento devido à má administração financeira. E acredite: isso dá até divórcio!

Vamos indicar alguns dos livros que mais se destacam quando o assunto é relação. Calma, não vamos ter uma DR agora, somente comentar sobre títulos famosos que podem te ajudar a resolver essa crise... Não, não que seu relacionamento esteja ruim! Ah, mas enfim...


Por que os Homens Mentem e as Mulheres Choram?

Esta é uma obra que trata de forma leve e divertida os temperamentos e os diferentes arquétipos entre homens e mulheres. O livro é dos autores Allan e Barbara Pease, famosos pelo best seller “Porque os Homens fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor” – que vendeu mais de 6 milhões de exemplares por todo o mundo.

Eles contam a insatisfação do homem com a mulher, e vice-versa. Enquanto o público masculino poderia ser mais sensível, o feminino poderia ser mais racional. Entender as diferenças e como o outro se sente é complicado, principalmente quando temos nossas próprias necessidades, nosso ego!

Vale a pena a leitura, ainda mais se quiser saber sobre relacionamento com humor. Parece que a convivência é complicada, às vezes ruim, mas no fundo é divertida, ainda mais se o casal compartilha seus defeitos e decidem crescer juntos.

Por falar em crescer juntos, vamos para nossa próxima dica de leitura. Esse livro é um dos mais proveitosos, sabe por quê? Quem nunca sofreu por amor? Sei que são muitos, mas e quem nunca sofreu por falta de grana? Aí são quase todos!


Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Gustavo Cerbasi, autor da obra, é administrador e consultor financeiro. No livro, ele orienta casais que resolveram construir suas vidas juntos e não sabem como conservar o dinheiro, de modo a manter a relação mais segura.

É preciso fazer um planejamento de tudo o que entra na conta e o que sai. Um dos erros mais comuns entre os recém-casados é não controlar o salário e gastar mais do que o orçamento permite.

Tudo bem, são várias dívidas que surgem nessa nova fase da vida, mas que devem ser controladas. No livro, Gustavo mostra o passo a passo para economizar e gastar no momento certo. Alguns investimentos valem muito a pena, como uma casa, um automóvel, o estudo e alguns tipos de lazer.

Logo, o problema pode não estar na falta de romantismo ou de diálogo, pode ser que a parte financeira esteja afetando o clima do casal. Gaste com cuidado, salve seu dinheiro e aproveite a vida de uma maneira mais leve e menos dolorosa.

Mas, se o seu lado financeiro não é o seu pior inimigo e você ainda sofre com desentendimentos debaixo do seu teto, está na hora de rever seu relacionamento. Agora é necessária uma DR!

Tem resenha desse livro aqui no blog. CONFIRA


Casamento Blindado

Esse livro aborda muito a questão do afeto e de tudo aquilo que pode aproximar e distanciar um casal, mesmo aqueles que se amam demais. Fala, ainda, das armadilhas da relação e como se livrar da rotina.

Muitas pessoas pensam no divórcio, depois de terem a experiência de um convívio mal sucedido, como a solução de um dado momento. Porém, ao se encontrarem num novo relacionamento acabam cometendo os mesmos erros.

Renato e Cristiane Cardoso, autores da obra, são casados há mais de 20 anos e acreditam que a única maneira de manter um relacionamento duradouro é se estiver “blindado”. Logo, dão várias dicas para fortalecer a relação, que deve ser baseada no carinho, no cuidado, na inteligência conjugal e no amor.


E então, acha que precisa rever seu casamento? Não se preocupe, crises na vida a dois são normais. Talvez, mudando alguns hábitos o casal consiga encontrar a harmonia desejada e aprenda a ser feliz com um recomeço. Acompanhe o blog para mais dicas. Até lá!

Comentários