Resenha: O Último Ponto - Edson Monteiro @NovoSeculo

Informações do livro:
Título: O Último Ponto
Ficção Brasileira
Autor: Edson Monteiro
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 144



Sinopse: UMA SÁBIA COMPETIÇÃO, MUITO ALÉM DAS CARTAS Orquestras, bailes, danças, jogos. Este ciclo já faz parte da incrível jornada do brasileiro Juan Carlo, e da do argentino Jean Lucka. Ainda mais quando os dois, após terem ganhado um bom dinheiro em um cassino de Buenos Aires, acabam parando em um transatlântico que parte da capital portenha em direção à Barcelona. Porém, durante esta tumultuada viagem, que parece ter surgido por força do destino, acabam descobrindo que amam a mesma mulher. É o que faltava para protagonizarem um duelo entre razão (Jean) e a emoção (Juan)! E eis que essas duas naturezas opostas resolvem travar uma disputa inteligente, que poderá marcar a vida deles para sempre. Quem sairá vencedor deste triângulo amoroso? E a quem Katharine entregará seu legítimo amor?




Resenha: O Último Ponto” é o romance de estreia do autor Edson Monteiro. A história é composta por diversas características emocionais e descrições completas. A empolgação diante das cenas de competições e conquistas é um dos aspectos que merece destaque na trama, assim como episódios dinâmicos e irreverentes.

Juan Carlo Vicenzo e Jean Lucka Barthollo possuem personalidades distintas, mas ao mesmo tempo tem várias semelhanças de personalidade. O primeiro é alegre, galanteador, elegante, sabe observar bem as oportunidades e tenta se divertir sempre que pode. Jean parece ser mais ousado, corajoso e determinado a conquistar seus objetivos.

Os dois se conheceram durante um curso de especialização, começaram a dividir um apartamento e logo se tornaram bons amigos. Jean aprendeu com o pai todos os truques de jogos e por isso ficou muito satisfeito após ganhar bastante dinheiro. Eles dividiram o dinheiro porém após um desentendimento cada um foi para um lado e a amizade ficou extremamente balançada e chegou ao fim.

Por destino ou não, houve algumas mudanças no percurso e Carlo embarcou no luxuoso cruzeiro “Les Imortales” rumo a Barcelona. Carlo não poderia estar mais ansioso, ainda mais quando, por surpresa, reencontra uma pessoa que vinha tomando conta de seus pensamentos. Katharine Manzon também ficou muito emocionada e a relação do casal se mostrou harmoniosa, especial e sincera.

Porém algo inesperado acontece. Mais surpresas e reviravoltas surgem aos poucos para assustar os leitores e garantir episódios incontroláveis, conturbados e enérgicos. Jean aparece novamente, e com todo o seu talento, persuasão e oportunismo, oferece os serviços para uma pessoa conhecida e acaba indo também ao cruzeiro. Como se não bastasse, acaba se interessando justamente por Katharine. É confusão na certa...

Com muita perplexidade e atenção, entra em cena um ancião que surge em meio a alguns devaneios e incrementa ainda mais as falas otimistas, sinceras e principalmente realistas. Outro personagem que precisa ser citado é o pai de Katharine – Capriatti Manzon –  e suas atitudes agressivas e desmedidas.

A história é bem agitada, expõe mensagens muito bem escritas, envolventes e segue linhas de raciocino inteligentes e pensamentos reflexivos sobre a vida, escolhas, amizades, oportunidades, virtudes, raiva e amor. É um romance sensível e completo de interpretações simples e ao mesmo tempo intensas.



“A ordem dos fatores não altera o resultado. Nós nos completamos, parceiro. Eu armo o palco, trago o público e você faz o show...” Pg.12



Classificação SEL: 4/5

Comentários

Olá, minha flor!
Adorei a sua resenha. Acessei por estar curiosa sobre este livro. Adoro cartas e a capa atraiu a minha atenção. Não me arrependi de conhecer a história! (rs) Espero ter a oportunidad ede ler O Último Ponto e me encantar com esse divertido triângulo amoroso, com personagens tão diferentes entre si. <3 Com certeza, o autor Edson teve uma ótima estréia. Parabéns a ele!
Desejo sucesso a você, flor, e ao autor.
Beijo carinhoso!

Conheça meu blog literário: My Queen Side
Rayme disse…
não conhecia nem o livro nem o autor ainda, mas gostei da trama do livro, parece ser bem interessante...
só fiquei meio chateada pelo fato de o autor ser brasileiro, e o nome dos personagens não serem tão abrasileirados assim =/