Resenha: Os escolhidos - Kass Morgan @galerarecord

Informações do livro:
Título: Os escolhidos
The 100 #1
Título original: The 100 (The Hundred #1)
Autor: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 288





Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


Resenha: Comecei a assistir a série “The 100”, exibida pela emissora CW, e me surpreendi por ter gostado tanto dos episódios. Confesso que ainda estou com certos receios e que também gostaria de ter lido o livro antes para não ter tantas expectativas. Ainda assim é fato que há muitas diferenças visíveis entre a série e o livro. “Os escolhidos”, publicado pela Galera Record, inspirou a série homônima e apresenta uma distopia muito empolgante, repleta de momentos de tensão e medo.


Os capítulos são alternados entre os personagens Clarke, Wells, Bellamy e Glass, o que facilita ainda mais o entendimento sobre o que se passa nos ambientes retratados, principalmente referente às atitudes e pensamentos de cada um. A narrativa segue uma linha tortuosa de descobertas e muitos segredos a serem revelados. É o tipo de enredo que influencia o leitor a querer saber mais e mais sobre tudo que acontece – e me fez refletir em várias coisas que poderiam de fato ter acontecido.

No futuro, após ocorrer a guerra nuclear, os sobreviventes que habitavam a terra, precisaram encontrar outro lugar para habitar, já que o antigo lugar estava sem condições. Nesta nova realidade as pessoas vivem em espaçonaves e seguem as determinações e controles do Chanceler. Apesar de ocorrerem poucas alterações, o problema principal é o oxigênio, que está acabando aos poucos. Para isso foi elaborado uma estratégia onde 100 jovens seriam encaminhados à terra com o objetivo de pesquisar as condições de vivência atuais.

Estas 100 pessoas se encontravam presas por diversos delitos e o acordo foi que caso sobrevivessem estariam perdoados de seus crimes. Claro que a organização dessa tática não tinha nada a perder já que não faria muita diferença se alguns morressem ou não – e isso parece mesmo apavorante. Acontecem vários flashbacks ao longo da trama, expondo as características centrais dos personagens e as informações sobre seus passados.

As passagens abordam as peculiaridades de cada integrante do grupo, desde o modo de utilizar a inteligência até alguém que é mais ambicioso ou destemido. Explora esses lados com intensidade para que haja maior conhecimento entre eles e distinção quanto às suas escolhas iniciais.

Este livro faz diversas analises da situação e introduz o leitor a se interessar pelos próximos capítulos. Por isso o desfecho se torna tão inconclusivo e ao terminar dá aquela vontade de ter o próximo livro urgentemente em mãos.



“ – Estamos esvaziando o centro de detenção hoje. Uma centena de criminosos sortudos vai ter a chance de fazer história. – Os cantos de sua boca se contorceram num sorriso malicioso. – Você vai para a Terra.” Pg.13


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Rayme disse…
estou vendo muita gente falando bem tanto da série como do livro, mas a mim não interessa tanto não. este gênero dificilmente me agrada :S
e essa coisa também de a narrativa ser dividida em vários personagens normalmente me atrapalha... fico meio perdida :S
ele vai ter continuações??
Unknown disse…
Oi Rayme, vai ter continuação sim =D
Aline Coelho disse…
Fê já tinha visto o anúncio dessa série e fiquei curiosa. Agora lendo sua resenha e sendo informada que esse livro faz parte de uma série, estou ansiosa, curiosa por causa do enredo mas ainda prefiro esperar estar toda lançada. Estou me precavendo pq algumas séries começam mas não tem continuidade =\

Leituras, vida e paixões!!!